Negócios em Pauta 14 a 16/11/2020

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 13 de novembro de 2020

A – Direitos dos Animais

O GPA anunciou o compromisso pelo fim da comercialização de ovos de galinhas submetidas a confinamento em gaiolas em todas as suas operações no Brasil. Até 2028, todas as bandeiras do grupo (Pão de Açúcar e Extra) completarão a transição e passarão a vender somente ovos de galinhas criadas em sistemas livres de gaiolas, tanto de marcas próprias quanto de fornecedores terceirizados. É um marco para o varejo brasileiro – o GPA é o último dos três maiores grupos varejistas do país a se comprometer publicamente com a mudança na comercialização de ovos – o Grupo Carrefour e o Grupo Big (ex-Walmart) anunciaram compromissos semelhantes em 2018.

B – Campanhas de Mobilização

A Plataforma de Educação Para a Gentileza e a Generosidade ‘Dia de Doar Kids’ acredita que educar para a cidadania, diversidade, respeito, sustentabilidade, solidariedade, gentileza e generosidade é fundamental não só ao bom convívio como ao desenvolvimento econômico de uma sociedade. Inspirada nestes 7 princípios lançou o Prêmio Dia de Doar Kids 2020 Escolas, que visa aproximar as escolas de iniciativas que promovam a gentileza e a generosidade criando uma vivência concreta e prática em tempos de pandemia. O objetivo é reconhecer e premiar campanhas de mobilização generosas e solidárias envolvendo as escolas de todo o País, gerando integração entre professores, alunos e suas famílias e a comunidade; essa mobilização social culminará no Dia de Doar, 1º de dezembro de 2020. Mais informações e inscrições: (https://www.diadedoarkids.org.br/).

C – Nova Era Contábil

Fábio Cajazeira, líder da área de Assurance da PwC Brasil, vai abordar a ressignificação da profissão contábil, destacando as novas competências que precisam ser desenvolvidas, no congresso ‘A Nova Era Contábil’, maior evento on-line gratuito de inovação para a área contábil, entre os próximos dias 17 e 18. Com o tema “Transformação contábil digital: você está preparado?”, uma imersão com palestrantes que apresentarão diversos conteúdos sobre empreendedorismo e carreira, além de comandarem palestras técnicas ligadas às múltiplas possibilidades de atuação para o profissional da contabilidade, de perícia a auditoria. Voltado a profissionais de contabilidade, empresários, empreendedores, estudantes e público em geral, com inscrições no site (https://nova.era.contabil.atmodigital.com).

D – Evento Náutico

Entre os próximos dias 19 e 24, acontece a 23ª edição do São Paulo Boat Show. Realizado pela primeira vez na Raia Olímpica da USP, o maior evento náutico da América Latina se transforma em uma nova opção de lazer a céu aberto na capital paulista. A feira apresenta uma série de atrações que vão permitir ao público interagir com a raia, incluindo atividades aquáticas, oferecendo entretenimento para toda a família. Seja presencial ou virtualmente, turistas e paulistanos vão conhecer mais de 70 diferentes embarcações e participar de atividades que envolvem o mundo náutico.
Um dos grandes destaques é a lancha A.S. Atalanta, de 42 pés, projetada pelo ícone Ayrton Senna. O piloto desenhou o modelo, contudo faleceu antes do barco ficar pronto e não chegou a conhecer a embarcação, que posteriormente ganhou uma série com a assinatura do ídolo. Mais informações: (https://saopauloboatshow.com.br/).

E – Congresso de Empreendedorismo

Líderes do mercado confirmam presença no Summit Êxito de Empreendedorismo. Online e gratuito. Entyre eles, o fundador do BTG Pactual, André Esteves; do presidente da XP Investimentos, Guilherme Benchimol; do vice-presidente comercial da Hapvida, Candido Pinheiro Junior; do presidente do grupo SEB, Chaim Zaher; e do fundador e presidente do grupo Ser Educacional e presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, Janguiê Diniz. Terá como tema “Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação em uma sociedade disruptiva”. Os conteúdos serão apresentados em formato de palestras e painéis, com objetivo de ajudar os participantes a trilharem um caminho de autoconhecimento pessoal e profissional. Acontece entre os próximos dias 24 e 29 e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente em: (www.summitexito.com.br).

F – Programa de Estágio

O GPA – maior varejista alimentar da América do Sul e maior empregador do varejo no Brasil – abre inscrições para seu Programa de Estágio 2021. O programa contempla vagas disponíveis para estudantes que residam em São Paulo. As oportunidades são destinadas para graduandos com período de formação entre dezembro de 2021 e julho de 2023 nas áreas de Comunicação e Marketing, Comercial, Finanças, Inovação, Logística, Recursos Humanos, Sustentabilidade e TI. Além do varejo ser um ambiente extremamente dinâmico, é também uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho. As entrevistas serão feitas online e as inscrições no link: (https://oportunidades.eureca.me/oportunidade/estagio-gpa-2021).

G – Black Friday Legal

A Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) está com as inscrições abertas para empresas interessas em participarem da campanha Black Friday Legal 2020. Os lojistas interessados passarão por uma avaliação da entidade. Entre os requisitos obrigatórios, as empresas participantes devem aderir ao Código de Ética da iniciativa, comprometer-se com as boas práticas do e-commerce e disponibilizar aos consumidores informações como CNPJ, Razão Social, endereço completo e as formas de contato. A Black Friday Legal acontece durante os dias 27, 28 e 29 de novembro e os interessados precisam ser associados benemérito da camara-e.net ou participar através do Movimento e-MPE, iniciativa focada nas micro, pequenas e médias empresas. Mais informações no site: (https://bflegal.com.br/mpe).

H – Cidades Inteligentes

A primeira edição global inteiramente online sobre smart cities, chancelada pela Fira Barcelona, será realizada no Brasil nos dias 8 e 9 de dezembro. O Smart City Session inaugura uma experiência totalmente nova no segmento. Além das palestras de especialistas em temas que brotaram da crise da pandemia e permitirão planejar o ano de 2021, o evento terá salas de discussão com os convidados, em que o público poderá seguir o debate e interagir com os speakers e demais participantes em ações de networking de negócios, matchmaking e reuniões. O eventoestá baseado em quatro pilares temáticos relacionados ao cenário das cidades e soluções pós-pandemia: Felicidade e Bem Estar; Legado da Pandemia; Resiliência do Espaço Urbano; e Governança e Economia. Inscrições e mais informações, pelo site: (www.smartcitysession.com).

I – McDonald’s Contrata

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, anuncia a abertura de mais de 3 mil vagas de trabalho, distribuídas por todas as regiões do Brasil. As vagas são para o cargo de Atendente de Restaurante. Não há exigência de experiência anterior ou graduação superior, pois os contratados passam por um programa de capacitação que contempla todas as posições de trabalho no restaurante, criando oportunidades de desenvolvimento para todos. As vagas também estão abertas a pessoas com deficiência, público que o Méqui recebe com grande acolhimento e inclusão genuína há muitos anos, oferecendo treinamentos adaptados e priorizando sua segurança, com foco nas estações consideradas aptas para sua condição e sem limite de tempo para aprendizagem. Para se candidatar às vagas, é possível se inscrever pelo site (https://www.mcdonalds.com.br/trabalhe-conosco).

J – Encontro da Indústria

Como a indústria pode impulsionar o crescimento do Brasil é o tema do 12º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Sebrae, nos próximos dias 17 e 18. A programação discutirá temas caros para o desenvolvimento do setor e, consequentemente, da economia nacional. Entre eles, a urgência da reforma tributária, a importância da inserção internacional e de uma nova estratégia de política industrial. O evento também vai explorar as oportunidades da economia circular, a busca da eficiência do Estado e a trilha rumo à indústria 4.0. Inscrições gratuitas em (http://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/enai/).

K – Como Abrir uma Startup

Quem está pensando em iniciar uma startup, tirando do campo das ideias para torná-la realidade, mas esbarra em diversas dúvidas jurídicas, pode encontrar elementos básicos para dar o pontapé inicial. O amparo está na cartilha “Direito Básico para Startups”, elaborada pela SanFran Jr., empresa júnior da Faculdade de Direito da USP. Com linguagem acessível para empreendedores iniciantes, destacando diversos temas, o documento traz elementos de estruturação da empresa, passando por propriedade intelectual e industrial, participação societária e demais instruções.
Conceitos sobre o que define a startup e perfil do empreendedor permeiam as mais de cem páginas da publicação. É possível encontrar, por exemplo, dicas de como trabalhar a relação com investidores, com terceiros e contratos. Confira conteúdo completo em: (https://bit.ly/2InXovY).