Negócios em Pauta 07 a 09/12/2019

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

A – Camisa do Clube

A partir do dia 1º de janeiro, o Genoa dará para todos os recém-nascidos no Hospital Gaslini, em Gênova, uma camisa do clube. Sob o lema “com você desde o primeiro dia”, a iniciativa mira aumentar o número de torcedores e o movimento do hospital genovês. Anteriormente, o Genoa já havia inaugurado a Casa do Grifone, um local onde é oferecido atendimento às famílias mais necessitadas. Com 126 anos de história e detentor de nove Campeonatos Italianos, o Genoa é um dos clubes mais tradicionais do futebol italiano. Nesta temporada, a equipe rossoblù vem passando por um momento delicado e está em 18º na Série A (ANSA).

B – Vigilância Aérea

O governador João Doria anunciou um sistema inédito de combate a drones para barrar tentativas de acesso ao espaço aéreo dos presídios de São Paulo. É a primeira vez que a solução é instalada num presídio na América Latina – no mundo todo, cerca de 40 unidades prisionais têm o sistema em funcionamento. A inovação conta com um sistema de detecção da Techshield/Dedrone, que combina detecção de frequências e ondas de rádios, áudio e sensor óptico. Após a localização e confirmação do drone invasor, entra em ação o sistema do antidrone, que embaralha a comunicação entre o equipamento clandestino e seu operador.

C – Monitorar a Concorrência

O uso da tecnologia é onipresente. Cada vez mais, diferentes setores estão apostando em seus benefícios – e o mercado financeiro não tem ficado de fora. Ao apostar em inteligência artificial e machine learning para mapear e reunir dados, é possível transformá-los em inteligência corporativa, capaz de monitorar a concorrência. Esse processo é feito com o auxílio de startups como a Klooks (www.klooks.com.br) – plataforma de big data especializada em inteligência financeira corporativa. Em linhas gerais, a marca cria relatórios inteligentes a partir de demonstrativos financeiros de empresas de capital fechado que estão disponíveis em fontes públicas na internet.

D – Comando de Voz

Os clientes do Banco do Brasil já podem realizar consultas e pagamentos por meio de comando de voz, utilizando o Google Assistente. A solução está disponível para usuários de smartphones com o sistema Android e permite consultar extrato e fatura do cartão de crédito, bem como fazer pagamento de boletos e transferências. Basta dizer “Ok Google” e informar a transação que deseja realizar, por exemplo: “OK Google” – “Transferir dinheiro no Banco do Brasil”. O app é aberto e, após a digitação da senha, o cliente é encaminhado para a transação solicitada.

E – Novo Hospital

Anunciada em 2018, a chegada do Hospital IGESP à Praia Grande atinge uma nova etapa do projeto. O Grupo Trasmontano, responsável pelo empreendimento, já deu início às obras da segunda unidade hospitalar da rede. Com investimento acima de R$ 210 milhões a estimativa é gerar mais de 4.500 empregos diretos e indiretos na Baixada Santista. Construído pela Athié Wohnrath, vencedora da licitação, serão 31.500 m2 de área construída no bairro da Aviação, contando com 190 leitos, contemplando unidades de internação geral, obstétrica e pediátrica, UTI adulto, pediátrica e neonatal, entre outros. Mais informações: (www.trasmontano.com.br).

F – Vanguarda de Tecnologia

A noomis é um ponto de conexão entre pessoas e empresas do setor financeiro com interesse na evolução tecnológica; um ambiente inovador com notícias e análises aprofundadas. É a plataforma digital com informações analíticas e imparciais, por meio de reportagens, blogs, vídeos, podcasts e newsletter, para estar sempre atualizado e envolvido com as novidades nesse mercado. Uma iniciativa Ciab/Febraban, tem, na sua essência, o conceito de “conectar para expandir”. A noomis reune os profissionais e especialistas mais relevantes da área, e oferece espaço de trocas e conexões ligadas à vanguarda de tecnologia do setor. Saiba mais: (www.noomis.febraban.org.br).

G – Rui e a República

A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) promove na quarta-feira (11), a partir das 9h, na Unidade Jardim Paulista (Al.Santos, 2.159), o seminário ‘Os 170 anos de Rui Barbosa e os 130 da República brasileira’. Serão expositores o escritor, sociólogo e jornalista Jorge Caldeira e o doutor e mestre Paulo Emilio Borges de Macedo. A inscrição para o seminário é gratuita e pode ser feita em (www.aasp.org.br).

H – Arquitetos e Paisagistas

O grupo Ramboll, consultoria multinacional especializada em engenharia e projetos multidisciplinares, com 300 escritórios instalados em mais de 35 países, anuncia a aquisição da empresa de arquitetura Henning Larsen. O negócio permitirá ao grupo ampliar sua atuação na área de arquitetura voltada a projetar cidades e edifícios sustentáveis que respondam aos desafios globais. A aquisição, que será efetivada a partir de 2 de janeiro, é um passo estratégico e significativo para a Ramboll, que ambiciona estabelecer, em 2020, uma unidade de negócios de arquitetura global com aproximadamente 800 arquitetos e paisagistas. Mais informações: (www.ramboll.com).

I – Entrega por Drone

A Novartis, em parceria com a RaiaDrogasil, realizou teste de entrega de fármacos utilizando drones. O modelo de drone selecionado foi DJI Matrice 200 e o local escolhido foi a cidade de Embu das Artes. Após autorização do Decea, o voo ocorreu em área de mata, sem residentes, conforme a legislação atual. O drone percorreu uma distância de quase 2 km, a uma velocidade de 30 km/h em quase 5 minutos, tendo seu trajeto monitorado em tempo real, com alterações de rotas ou cancelamento da operação sendo possíveis de serem realizadas a qualquer momento, assegurando a segurança e o sucesso do teste.

J – Certificação Global

O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, acaba de receber da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a certificação global CEIV Pharma (Centre of Excellence for Independent Validators), que atesta os mais altos índices de segurança, conformidade e eficiência em instalações, equipamentos, operações e profissionais relacionados ao setor farmacêutico mundial. Com o certificado endossado pela IATA, o terminal está de acordo com as melhores práticas internacionais do setor aéreo.