Negócios em pauta 11/06/2015

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 10 de junho de 2015

A – Caçador de Tendências

Coolhunter é uma profissão ainda pouco conhecida. O que faz exatamente este profissional? E qual seu mercado de trabalho? Quais as técnicas que emprega e seus métodos de trabalho? Essas e outras questões serão apresentadas e respondidas no curso de férias Coolhunting, que está sendo lançado pela Faculdade Santa Marcelina. Entre os dias 20 e 31 de julho, a doutora em artes Patrícia Sant’Anna e a coolhunter e mestre em design de Moda Layla Mendes, apresentam aos participantes, de forma prática, a arte de descobrir e ditar novas tendências de estilo e comportamento, através da observação. Mais informações tel. 3824-5800 ou (www.fasm.edu.br).

B – Música e Negócios

Espelho do mercado de instrumentos musicais, que movimenta anualmente acima de R$ 1 bilhão em negócios, 32ª Expomusic – Feira Internacional da Música acontece entre 16 a 20 de setembro, no Expo Center Norte, com os três primeiros dias exclusivamente dedicados ao encontro de expositores com lojistas e compradores. Cerca de 300 marcas preparam suas ações de marketing e vendas para encantar lojistas, compradores corporativos, músicos amadores e profissionais, artistas e público, além de escolas e professores. Mais informações tel. 2226-3100 (www.expomusic.com.br).

C – Bancos Internacionais

Durante a 25ª edição do Ciab Febraban – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, a trilha técnica ‘Bancos internacionais, de investimento, comerciais e financeiras’ discutirá a interação das instituições brasileiras com o mercado global e a padronização internacional das mensagens bancárias. O debate contará com a participação do executivo Daso Maranhão Coimbra, chefe do Banco Central, François Laurent, vice-diretor Global do Banco Central Europeu, e Liliane Dutra, CEO da IPMF Global. O evento acontece entre os próximos dias 16 e 18, no Transamérica Expo Center e contará ainda com outras quatro trilhas focadas em Segurança da Informação, TI e Telecom; Meios de Pagamentos; e Seguros. Saiba mais em (www.ciab.org.br).

D – Noções de Direito

Profissionais que trabalham em administradoras de condomínios enfrentam muitas situações que exigem algum grau de conhecimento sobre leis e normas. Atento a essa necessidade, a Universidade Secovi elaborou o curso Noções de Direito para Administradores de Condomínios sem Formação Jurídica. Com aulas programadas para os dias 16 e 18, das 9h00 às 12h00, oportunidade de conhecer as estruturas básicas do Poder Judiciário e da estrutura das leis, compreender as questões básicas de Direito Civil e Processual Civil e as jurídicas que envolvem o dia a dia dos condomínios, dentre outras. Matrículas pelo tel. 5591-1304 a 1308 ou pelo e-mail ([email protected]).

E – Pão de Queijo no Peru

Mais um passo foi dado para tornar o pão de queijo um produto global. A Forno de Minas, indústria de alimentos congelados e líder de mercado na comercialização de pães de queijo, comemora o envio do primeiro contêiner da iguaria mineira para o Peru. Foram enviadas cerca de 25 toneladas de pão de queijo, que serão comercializados por meio de um distribuidor parceiro. Além do Peru, a Forno de Minas já exporta pães de queijo para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Uruguai e Emirados Árabes. Ainda para este ano, estão previstas parcerias com Itália e Suíça, além de Japão. Na América do Sul, os destinos mais visados são Colômbia e Equador. O intuito é fechar 2020 exportando 25% da produção de pão de queijo. Saiba mais em (www.fornodeminas.com.br).

F – Comunicação Simples

Setores como o de hotelaria, varejo e eventos passam a contar com um aliado em sua comunicação para pequenas distâncias: o rádio Hytera PD356, que se destaca por ser leve, pequeno e com design moderno. Para os que possuem parques de rádios analógicos, o produto é a opção ideal, pois facilita a migração para digital, obedecendo às novas normas da Anatel. No modo digital, opera por pelo menos 12 horas em ciclo operacional de 5-5-90. A comunicação por voz inclui chamadas privadas e em grupo. Oferece alto-falante de alta qualidade, suporte a mensagens com até 64 caracteres, recurso de um toque em mensagens de texto e chamadas de voz programadas. Outras informações em (www.hytera.com.br).

G – Questão Climática

Entre os próximos dias 25 e 26, acontece em Foz do iguaçu a sexta edição do Fórum Mundial de Meio Ambiente. Segundo pesquisa do Datafolha encomendada pelo Observatório do Clima e pelo Greenpeace, 85% dos brasileiros estão muito preocupados com a questão das mudanças climáticas e, para 90%, essas mudanças têm relação direta com a crise hídrica e energética no Brasil. Os dados reforçam a importância do evento, que reunirá autoridades no assunto, como ambientalistas e pesquisadores, e também cerca de 350 empresários filiados ao Grupo. “Mudanças climáticas e o impacto na vida das pessoas” será o tema central do Fórum que tem como objetivo prestar um serviço à sociedade. Outras informações em (www.forummundialmeioambiente.com.br).

H – Portunhol nos Negócios

Diante da perspectiva desfavorável para a economia este ano, empreendedores brasileiros têm olhado com bons olhos para a América Latina. No entanto, é preciso superar a barreira do idioma: o “portunhol” até resolve na hora de falar sobre futebol com os “hermanos”, mas quando o assunto são negócios, é preciso dominar a língua. A ¡Hola! ¿Qué Tal? (www.holaquetal.com.br) é uma escola de espanhol com mais de 20 anos de experiência que lançou o curso Hablando (www.hablando.com.br) para solucionar os erros e dúvidas mais frequentes dos brasileiros.

I – Eletrônicos Embarcados

O Instituto Mauá de Tecnologia, a UFMG, a Ecole Nationale Supérieure des Mines de Saint-Etienne e a empresa brasileira Omnisys uniram forças para pôr em prática o programa de cooperação acadêmica entre França e Brasil no campo da educação em engenharia: o Sistemas Eletrônicos Embarcados para Aplicações Críticas: uma experiência para o desenvolvimento de hardware e software. O programa consiste no intercâmbio de estudantes brasileiros para a França e vice-versa e terá um ano de duração, de setembro de 2015 a setembro de 2016. A ação dará dupla diplomação, além da grande experiência profissional com um estágio na sede da Omnisys, em São Bernardo, ou em uma das unidades francesas do Grupo Thales. Mais informações (www.omnisys.com.br).

J – Educação Executiva

A FIA (Fundação Instituto de Administração) está classificada pelo Financial Times de Londres como uma das 75 melhores escolas de educação executiva do mundo, e marca presença nos rankings da publicação sobre Executive MBAs e Executive Education. A instituição é uma das melhores escolas de negócios do país, e este ano, subiu três posições em relação a 2014. Está em 66º lugar na classificação geral e em 3º lugar no Brasil. Neste mês, a fundação abriu inscrições para 11 cursos de MBAs no segundo semestre para áreas de gestão da tecnologia de informação, executivo internacional, finanças, recursos humanos, entre outros. Mais informações no tel. 3732-3500 ou (www.fia.com.br).

K – O Novo CPC

O Forum Cebefi realiza no próximo dia 22 (sábado), das 09h30 às 13h00, o Seminário sobre Dissolução Parcial de Sociedade no Novo Código de Processo Civil , e será apresentado pelo Prof. Armando Luiz Rovai, ex-presidente da Junta Comercial do Estado por quatro mandatos. Objetiva transmitir os procedimentos estabelecidos no Novo Código de Processo Civil sobre Dissolução Parcial de Sociedade. Tópicos que serão apresentados: (i) Do objeto; (ii) Da legitimidade das partes; (iii) Da resposta do réu; (iv) Do objeto; (v) Da apuração dos haveres; (vi) Da data da resolução da sociedade e o critério de apuração de haveres; (vii) Da forma de pagamento do haveres do sócio retirante. Mais informações e inscrições através dos telefones: 2507-3538/99231-3768 ou (www.forumcebefi.com.br).

L – Brasil em Cartaz

As inscrições para o concurso Brasil em Cartaz terminam na próxima segunda-feira (15) e os interessados em participar têm uma semana para inscreverem um curta-metragem, com no máximo um minuto, que fale sobre água. A Rede Cinemark em parceria com o Portal Tela BR promove o concurso e vai premiar com um kit cineasta (Câmera Canon 60D 18MP + Lente 18-135mm + Cartão de memória de 16GB + Bolsa) e a exibição do curta-metragem para um milhão de espectadores. Vídeos de qualquer gênero (animação, documentário ou ficção) com duração mínima de 30 segundos e máxima de 1 minuto, a partir do tema “Água, me dá um balde aí!”. Além de preencher a ficha de inscrição com dados pessoais disponíveis no Portal (http://www.telabr.com.br/concursos), o interessado deverá enviar o curta por email ou pelos correios até a data limite.

M – Transporte e Logística

A 17ª Feira e Congresso de Transporte e Logística (TranspoSul) acontece entre os próximos dias 23 e 25, no Centro de Eventos da Fiergs. O segundo maior evento na área de logística do Brasil é promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs) e terá a presença de 29 palestrantes nacionais e internacionais, além de mais de 50 expositores. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site (www.transposul.com). Na última edição, o evento movimentou R$ 192 milhões em negócios gerados. Em apenas três dias, 15 mil pessoas circularam pela TranspoSul e foram vendidos 759 caminhões

N – Festa Vegana

A Surya Brasil participa da Festa Junina Vegana, que acontece neste domingo (14), no Studio Verona (Rua Voluntários da Pátria, 498, Santana). A festa tem como objetivo, além de levar diversão, mostrar na prática como é possível viver sem explorar os animais e o meio ambiente. Por isso, a programação conta com palestras e workshops, além de atrações culturais, deliciosa gastronomia vegana com pratos juninos típicos e uma feira de adoção de cães e gatos promovida pela ONG Bendita Adoção. A Surya Brasil apresentará seus produtos de beleza, todos sem ingredientes de origem animal e livres de testes em animais. O evento é aberto ao público, mas vale a doação de um pacote de ração como entrada ou a contribuição de R$ 5,00. Mais informações no facebook do Evento (https://www.facebook.com/profile.php?id=100004285846425)