Negócios em Pauta 05/01/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 04 de janeiro de 2021

A – Usina Solar

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, por meio da EDP Smart, concluiu a construção de uma usina solar para a Smart Fit, maior rede de academias da América Latina, em Minas Gerais, no município de Sacramento. A instalação vai gerar 1.699 MWh por ano, energia capaz de atender cerca de 707 residências anualmente. A energia solar produzida abastecerá sete unidades da Smart Fit. O investimento foi de R$ 2,2 milhões. Além do benefício ambiental, as academias terão uma economia de 24,3% na conta de energia. Mais informações: (www.edp.com.br).

B – Pronunciamentos Contábeis

A Academia Paulista de Contabilidade (APC) lançou o livro “Pronunciamentos Contábeis aplicados aos Negócios”. É uma coletânea de artigos técnicos produzidos pelos Acadêmicos da APC, sobre os CPCs e sua aplicação no ambiente de negócios. São ao todo 18 artigos dos quais 14 tratam dos Pronunciamentos Contábeis e quatro abordam um rápido histórico da profissão, o perfil do profissional do futuro e a importância do contador para os negócios. Apresentada em uma linguagem simples, direta e didática, com exemplos e tabelas, o livro é enriquecido com uma diagramação leve e moderna, que torna a leitura estimulante, de maneira que os profissionais, estudantes e empresários da Contabilidade podem assimilar facilmente as lições práticas ali contidas. O livro está disponível para download gratuito no site da Academia: (www.apcsp.org.br).

C – Robô Da Vinci

O Hospital e Maternidade Santa Joana, na Rua do Paraíso, Liberdade/SP, instituição que investe continuamente em tecnologia hospitalar e infraestrutura, acaba de firmar contrato com a representante nacional da empresa americana Intuitive para aquisição de um robô cirurgião Da Vinci Xi, modelo de útima geração. O início da operação, prevista para o primeiro trimestre de 2021, representa um grande avanço para os procedimentos cirúrgicos na instituição. Com isso, contará tanto com o simulador externo quanto com o simulador interno que vem acoplado ao robô. Essa tecnologia ficará disponível no Centro de Simulação Realística, espaço de treinamento que o Hospital já possui, onde os colaboradores e médicos aprendem como reagir de maneira coordenada no dia a dia e também em situações extremas. Outras informações: (www.santajoana.com.br).

D – Suspensão do ICMS

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e demais entidades representativas do empreendedorismo encaminharam ofício ao governador de São Paulo, João Doria, no qual solicitam que o aumento do ICMS seja suspenso. O reajuste do imposto está previsto para ocorrer no próximo dia 15. No documento, assinado pelo presidente da da ACSP, Alfredo Cotait Neto, e por mais 22 entidades, destaca que a retomada das atividades, indispensável para a volta dos empregos e criação de renda, depende de estímulos por parte do governo. “O aumento da arrecadação fiscal, por sua vez, depende do crescimento das vendas das empresas, o que será prejudicado pelo aumento dos preços resultante da maior tributação e pode anular o objetivo visado pelos decretos que elevam as alíquotas do ICMS”. A íntegra do ofício enviado ao governador pode ser conferida no link (https://cutt.ly/bjrTADg).

E – Consumo de Chocolate

Entre janeiro e setembro de 2020, a taxa de penetração da categoria de chocolates nos lares brasileiros foi de 90,1%, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Kantar encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB). Quando se trata do consumo fora de casa, o produto teve um crescimento de 3,1% e chegou à 65,9% de penetração. Os dados também mostram que a média mensal de brasileiros que compram chocolate é de 55,4%. O faturamento da categoria de chocolate apresentou um incremento de 9% no comparativo com o mesmo período de 2019, atingindo o valor de R? 5,4 bilhões até setembro, estimulado pelo consumo doméstico.

F – Desenvolvimento de Fintechs

Curitiba é um dos 13 polos mundiais mais promissores para fintechs, ao lado de cidades como Frankfurt, Manila e Cairo. É o que aponta o relatório Global Fintech Ecosystem Report 2020, realizado pela Startup Genome, Global Entrepreneurship Network e Crunchbase, reconhecidos do cenário de inovação mundial. A capital paranaense integra o seleto ranking Ecosystems to Watch, que reúne cidades com potencial para o desenvolvimento de fintechs. Entre os pontos fortes de Curitiba citados pelo estudo estão a realização, desde 2018, do Smart City Expo Curitiba, evento anual sobre cidades inteligentes organizado pelo iCities com a chancela da Fira Barcelona, que atraiu 7 mil pessoas na edição do ano passado.

G – Malha Aérea

A GOL tem quatro novos destinos em sua malha com uma nova parceira, a Asta Linhas Aéreas. Os novos destinos são Juína (JIA), Tangará da Serra (TGQ), Lucas do Rio Verde (LVR) e Nova Mutum (DNM). Estas cidades do Mato Grosso já estão com as vendas disponíveis para voos a partir do dia 15 de fevereiro – com exceção de Nova Mutum, cujas vendas devem se iniciar nos próximos dias-, e estão conectadas à malha da Companhia via Cuiabá, adicionando assim novas rotas regionais e aumentando as opções para os Clientes da GOL. A empresa acredita na expansão regional e sub-regional e no processo de democratização do acesso ao transporte aéreo no País. Outras informações: (https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/voos-gol).

H – Engenharia Civil

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSCar recebe inscrições no processo seletivo para seu doutorado – com início até julho de 2021 – até o próximo dia 18. Para pessoas com bolsa já aprovada por agência de fomento, o fluxo de inscrição é contínuo. O processo seletivo tem uma primeira fase de habilitação (diante de requisitos exigidos no edital), eliminatória, e uma fase de análise curricular, classificatória. São duas áreas de concentração: Construção Civil e Estruturas e Geotecnia. Os docentes vinculados a cada linha de pesquisa, bem como outras informações sobre o Programa e o processo seletivo, estão no site do programa: (www.ppgeciv.ufscar.br).

I – Hora da Vindima

A Cooperativa Vinícola Garibaldi celebra o momento mais simbólico da temporada: a vindima. As primeiras uvas da colheita estimada em 25 milhões de quilos começam a chegar para serem processadas. O volume representa cerca de 25% a mais do colhido na safra passada, considerada uma das melhores da história da vitivinicultura brasileira, e deve render o envase de cerca de 20 milhões de litros incluindo sucos, espumantes e vinhos. Pelos prognósticos, a vinícola deve celebrar a manutenção da qualidade do fruto. É um período que indica a ocorrência do fenômeno La Niña, que reduz os níveis de chuvas, favorecendo a maturação das uvas e permitindo que a colheita seja realizada no ponto de maturação ideal. A colheita mais farta em 2021 encontra explicação nos investimentos da cooperativa. Nos últimos anos, novas áreas de vinhedos ganharam cultivo pelos associados e, agora, estão iniciando seus ciclos produtivos.

J – Transporte de Vacinas

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e os presidentes da Gol, Latam, Voepass e Azul ofereceram ao Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apoio na elaboração da logística de distribuição das vacinas contra a Covid-19. Todas as companhias disponibilizaram seus esforços, frotas, malhas aéreas e equipes para o transporte gratuito da vacina. A aviação vem mostrando o seu compromisso com o Brasil desde o início dessa crise, mantendo as capitais e principais cidades conectadas e atuando na repatriação de quem viajou para fora e não tinha conseguido voltar porque a sua companhia aérea internacional parou. Transportaram gratuitamente profissionais de saúde em todo o país, implantamos protocolos de segurança sanitária para retomar as atividades da maneira mais segura e rápida possível.

K – A Gramática no Contexto

Dentre as etapas de produção de um livro, a edição do texto é a mais demorada e fundamental, e o tempo investido nessa fase resultará em tranquilidade no processo e qualidade do produto entregue aos leitores. Embora muitos acreditem que o objetivo da preparação e da revisão de um livro é apenas corrigir erros de ortografia, essa é uma visão distante da realidade. Os preparadores e revisores não são aqueles que “corrigem” os textos, mas sim aqueles que os aperfeiçoam. Para ser publicado, todo texto precisa passar por um tratamento editorial que cuide de eliminar problemas de ortografia e de sintaxe, mas que também garanta a clareza e a coerência das ideias. Se você se interessa que tal dar uma olhada no curso “Gramática para preparadores e revisores de texto? Saiba mais em: (www.universidadedolivro.com.br).