Negócios em Pauta 14/04/2016

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 13 de abril de 2016

A – Energia Solar

O Greenpeace Brasil e a incubadora de negócios sociais NEsST Brasil estão em busca de universitários com ideias criativas de negócios. O Desafio Solar para Negócios Sociais é um concurso para ajudar estudantes a desenvolver projetos que tenham como meta a democratização do acesso a este tipo de energia e que tragam benefícios aos brasileiros. As inscrições estão abertas até 10 de maio para universitários e pós-graduandos de todas as áreas e cursos do Brasil e também para recém-formados que tenham concluído seus estudos em dezembro de 2015. Entre os temas a serem trabalhados estão fundraising, comunicação e engajamento. Mais informações estão no site Desafio Solar: (www.greenpeace.org.br/desafiosolar).

B – Competitividade Brasil

Como o setor privado pode contribuir e construir soluções para o aumento da competitividade brasileira? A Amcham lança amanhã (15), a partir das 14h00, em sua sede, o programa + Competitividade Brasil, focado em capacitações, forças-tarefa e estudos técnicos visando estimular ganhos de produtividade e a maior inserção das empresas brasileiras na economia global. O lançamento conta com apresentações de time de palestrantes e autoridades no tema competitividade. São eles: o ex-ministro Pedro Parente, o sócio da AT&Kearney, Mark Essle, os presidentes do Citi Brasil, Hélio Magalhães, eStefanini IT Solutions, Marco Stefanini, o CEO da JSL, Fernando Simões, e o co-diretor do BRICLab da Columbia University, Marcos Troyjo. É aberto a empresários e executivos de qualquer setor ou porte de empresa. Inscrições e outras informações no site (www.amcham.com.br/acontece).

C – Robótica para Crianças

A Happy Code se destaca por oferecer uma grade de cursos presenciais de programação, robótica e criação de games. A metodologia da escola é composta por programas interativos, atividades baseadas em jogos e projetos para estimular a capacidade de criação de cada aluno, com todo o material disponível para consulta em um portal online. As turmas são divididas em Kids, que abrange crianças de 6 a 9 anos; Teens, de 10 a 14, e Youth, para jovens de 15 a 17 anos. Com três unidades próprias no interior de São Paulo e capital, a rede acaba de inaugurar as primeiras escolas franqueadas em Barueri e Sorocaba. O investimento inicial em uma franquia da escola vai de R$ 150 mil a R$ 180 mil, dependendo do tamanho da unidade e da região escolhida. Outras informações em (www.happycode.com.br).

D – Liderança e Alta Performance

A HSM Educação Executiva realiza, nos dias 17 e 18 de maio, no WTC – Sala Ballroom – o Fórum HSM de Liderança e Alta Performance. Michael Watkins, professor do IMD na Suíça e presidente da Genesis Advisers, será um dos palestrantes e abordará as estratégias críticas de sucesso para novos líderes em todos os níveis. O estudioso é autor do best-seller internacional “Os primeiros 90 dias”, considerado a ‘bíblia do onboarding’ pela The Economist. O acadêmico pretende explorar itens relevante para acelerar transições de pessoas, equipes e organizações e explicar como avaliar o panorama político para identificar os principais stakeholders e influenciar as redes de poder. Os participantes poderão interagir com Watkins e capturar insights fundamentais para transformar a liderança nas organizações. Mais informações (http://goo.gl/YXigeP).

E – Negócios Imobiliários

Profissionais interessados em fazer o MBA em Negócios Imobiliários da Universidade Secovi e da ESPM têm mais uma chance para cursá-lo este ano: o início foi transferido para o próximo dia 27. A maioria das pessoas trabalha em áreas específicas do segmento e o curso desenvolve uma visão completa, inclusive de outras áreas, desde o direito até a engenharia e arquitetura, passando por finanças etc. Em três semestres, os alunos cursarão disciplinas comuns a todos os MBAs. As matérias seguintes serão específicas do mercado imobiliário, como: Direito Imobiliário, Arquitetura, Engenharia, Sustentabilidade e Acessibilidade, Montagem de Empreendimentos e Marketing Imobiliário. Mais informações tel. 5081-8200 (opção 1) ou (www.secovi.com.br).

F – Marcas/Branding

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo realiza, entre os dias 6 e 8 de outubro, o III Congresso Internacional de Marcas/Branding, evento organizado conjuntamente com o Observatório de Marcas – uma associação sem fins lucrativos que reúne pesquisadores de instituições de ensino superior e profissionais do mercado de diferentes países -, o Instituto Politécnico de Leiria/Portugal e a Univates RS/Brasil. O encontroobjetiva discutir os avanços das diferentes áreas do branding. Até 15 de maio serão aceitas contribuições de várias áreas, incluindo estudos da comunicação, design, semiótica, análise do discurso, estudos organizacionais, gestão, sociologia, antropologia, psicologia social, economia criativa, marketing, direito, estudos culturais, entre outras, que poderão ser apresentados no Congresso. Para obter mais informações, acesse: (http://www.belasartes.br/brandingcongress/)

G – Cupons de Desconto

Febre nos Estados Unidos, os cupons de desconto para supermercados têm ganhado mais destaque no mercado de consumo brasileiro com o surgimento de novas possibilidades e com a crise financeira. Os cupons algumas vezes podem ser encontrados dentro dos próprios supermercados, mas através da internet é possível conferir todos os que estão disponíveis de uma só vez. A Cuponeria (www.cuponeria.com.br), site de cupons de desconto, disponibiliza descontos de mais de 30% em importantes itens da cesta de consumo dos brasileiros. Para desfrutar do benefício, o comprador precisa acessar o site da Cuponeria, clicar na categoria Supermercados, escolher os cupons que deseja, imprimir e levar até o estabelecimento indicado.

H – Aves do Pantanal

Desenvolvido no Pantanal sul-mato-grossense, o projeto Arara Azul monitora aves que vivem em 713 ninhos, espalhados por 57 fazendas da região com apoio logístico da Fundação Toyota do Brasil, por meio de picapes Hilux 4×4, que chegam a áreas de difícil acesso, ampliando o monitoramento de ninhos do projeto. Os resultados positivos têm fortalecido o projeto. No fim da década de 1980, a arara-azul chegou a somar apenas 1.500 indivíduos. Hoje, estima-se mais de 5.000 aves no Pantanal. Em 2013, a Fundação Toyota financiou a construção do Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul, em Campo Grande. A espécie ainda permanece na lista vermelha das espécies ameaçadas, elaborada União Internacional para a Conservação da Natureza. Clique no link (www.fundacaotoyotadobrasil.org.br/araraazul/) e tenha acesso a um vídeo esclarecedor.

I – Legal pra Cachorro

A Ong Mapaa realiza, a partir das 18h00 deste domingo (17), seu famoso evento de adoção em um dos espaços mais descontraídos: o restaurante Brado (Rua Joaquim Antunes, 381 – Pinheiros), que recebe, de portas abertas, os clientes e seus ‘pet-amigos’. Será a ‘Festa Legal Pra Cachorro’, cuja intenção é proporcionar um dia completo de bons petiscos e amizade entre os bichinhos. Para os donos, um ambiente para troca de experiências, que contará com a presença especial da Tabata Figueiredo, adestradora e consultora comportamental da Cão Cidadão e Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet. Um evento para que as pessoas levem seus cães para curtirem a festa. O food truck do Brado será responsável pelo menu do evento. A Ong Mapaa resgata diversos animais em situação de risco ou emergência por meio de denúncias realizando tratamento, recuperação e adoção (www.mapaa.org.br).

J – Australia Now

A partir do próximo dia 21, onze cidades serão palco de uma grande celebração da cultura australiana no Brasil. O festival Australia Now promoverá a diversidade e a vitalidade de sua cultura contemporânea com shows, espetáculos e performances interativas para todas as idades. A expectativa é receber mais de 700 mil pessoas durante as seis semanas de apresentações de artistas e companhias de teatro, circo, dança e música. Em São Paulo, as atrações e atividades acontecem em quatro unidades do SESC (Bom Retiro, Vila Mariana, Pompeia e Interlagos), além de apresentações gratuitas na Calçada Paulista do SESI, nos dias 21 e 22 de maio. Teremos o grupo de dança aborígene Descendance, Circus Oz, Black Arm Band/Dirtsong, The Loop Lab, Sydney Dance Company, Polyglot, Grigoryan Brothers, The Arrival, Gravity and Other Myhts, Russel Morris e Back to Back Theatre. Mais informações sobre a programação no site (australianow2016.com).

K – Mundo GLBT

Lançado o primeiro e único aplicativo totalmente brasileiro, desenvolvido cuidadosamente para o exigente e seleto publico GLBT e Simpatizantes, idealizado com a missão de reunir importantes e atuais informações, estabelecimentos e dicas do que acontece no cenário gay do Brasil. O lançamento já inclui as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, Recife e Salvador. Em breve, o serviço incluirá também uma atualização mensal das festas mais badaladas de todas as localidades. Além dos já tradicionais estabelecimentos como saunas, bares, baladas, nightclubs, entre outros, novos estabelecimentos e profissionais serão preparados com orientação específica e oferecida de forma online, pela By Concierge, para atender esse exigente público. Saiba mais em (http://byconcierge.com.br/).

L – Modificações do eSocial

Na terça-feira (19), das 14h00 às 18h00, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo realiza o seminário “As últimas modificações do eSocial”. Visa esclarecer Contabilistas, profissionais da área de RH e empresários quanto ao projeto eSocial, com a abordagem, entre outros, das alterações trazidas e os desafios para sua implementação e também ações preventivas para minimizar riscos. Será ministrado pelo Contabilista Samuel Kruger, auditor fiscal da Receita e supervisor do Projeto eSocial no órgão, além de acumular experiência como auditor fiscal da Previdência Social entre 2003 e 2007. Para participar, basta acessar (www.sindcontsp.org.br) ou tel. 3224-5125.

M – Acesso a Acervo

Desenvolvida por pesquisadores da USP, a Biblioteca Digital Vérsila é considerada a maior em acervo digital acadêmico do hemisfério sul, e disponibiliza gratuitamente toda a produção científica aberta dos melhores centros de pesquisa do mundo. Desde seu lançamento, no final de 2015, a Vérsila já teve mais de 25 milhões de impressões de páginas na internet. Com maior exposição na rede, a expectativa é que as pesquisas brasileiras possam ter maior visibilidade e mais impacto junto à comunidade científica internacional. Semanalmente, cada servidor integrador capta novos acervos e itens digitais de sua região geográfica, realiza a sua filtragem e curadoria digital e os integra em um só acervo disponibilizado gratuitamente ao público em seu site. Saiba mais em (http://biblioteca.versila.com).

N – Programa de Trainee

O Sistema Ari de Sá – que elabora material didático e soluções educacionais para mais de 560 escolas em todo o país – está com inscrições abertas para seu Programa de Trainee, indicado para profissionais graduados há, no máximo, dois anos ou estudantes universitários que estejam a um ano de concluir a faculdade nos cursos de Administração, Engenharia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Economia, Pedagogia, Psicologia ou demais cursos de Licenciatura, TI e Gestão de Negócios. A novidade é que, pela primeira vez, o programa contará com vagas para trabalhar em São Paulo, além de Fortaleza. As inscrições encerram no dia 18 de maio. Para realizar a inscrição e obter mais informações, acesse (www.portalsas.com.br/trainee).