
A – Evento de geração distribuída chega ao Rio e firma compromisso com a energia limpa
Nos dias 28 e 29 de maio, o Rio de Janeiro será palco do 28º Fórum Regional de Geração Distribuída (GD) Sudeste, promovido pelo Grupo FRG Mídias & Eventos. O encontro será realizado na EXPO MAG e reunirá especialistas, autoridades e representantes do setor para discutir o avanço da energia solar e outras alternativas sustentáveis. “O Fórum GD Sudeste é um evento para quem busca entender as dinâmicas do mercado de energia renovável na região. Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro são protagonistas nesse segmento, e queremos destacar as oportunidades e desafios para cada estado”, afirma Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG. “Além da energia solar, o evento trará discussões sobre hidrogênio verde, biomassa, energia offshore e outras soluções inovadoras para a transição energética”, complementa (https://www.forumgdsudeste.com.br/site/).
B – Programa de Estágio
A Pirelli lança mais uma edição do seu tradicional programa de estágio. Com o mote Entre no movimento: Desenvolva o seu potencial, o Programa de Estágio Pirelli 2025.2 oferece 22 novas vagas, para mais de dez áreas da empresa. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do programa (https://www.estagiopirelli.com.br/) e ficam abertas de 15 de abril até 25 de maio deste ano. As pessoas aprovadas no processo iniciam em seus novos postos de trabalho a partir de 21 de julho de 2025.
C – Sucos e Refrigerantes
Nos dias 7 e 8 de maio, realiza-se em Serra Negra (SP), a 4ª edição da Forágua – Feira dos Fornecedores da Indústria de Águas, Sucos e Refrigerantes. Evento relevante que envolve a indústria de águas, sucos, refrigerantes e bebidas não carbonatadas com exposição de produtos, tecnologia, rodadas de negócios e seminário técnico. Local: Centro de Convenções Circuito das Águas. Seminário técnico abordará temas centrais para o futuro da indústria: gestão hídrica, eficiência produtiva, sustentabilidade, inovações em envase, embalagens e insumos. Saiba mais em: (www.foragua.com.br).
D – Turismo & Lazer
O maior parque com #nevedeverdade do Brasil, o Snowland, de Gramado (RS), tem motivos para comemorar. A atração ficou entre os dez melhores do Brasil na categoria Turismo & Lazer, do “Prêmio Reclame Aqui 2024”. Criada em 2010, a premiação é o maior reconhecimento de reputação e atendimento no País. Representando um selo de confiança e credibilidade no mercado, elege as empresas que oferecem as melhores experiências e resolvem problemas com eficiência, construindo relações fantásticas com seus clientes.
E – Incentivo ao Voluntariado
O Programa Força Voluntária, iniciativa da Itaipu Binacional que incentiva o voluntariado entre seus colaboradores, encerrou mais uma edição da tradicional “Campanha de Páscoa”. Em 2025, a ação superou expectativas e registrou a maior arrecadação de sua história, levando alegria e doces para mais de 3 mil crianças e pessoas com deficiência atendidas por 13 instituições sociais de Foz do Iguaçu e região. A campanha teve início em 10 de março, com a abertura do período de indicações, no qual os próprios colaboradores sugeriram instituições a serem beneficiadas, informando o perfil e o número de crianças atendidas por cada uma.
F – Líderes Empresariais
A Merco apresenta o ranking Líderes Empresariais 2024, que está em sua 11ª edição no Brasil. Pelo oitavo ano consecutivo, Luiza Helena Trajano ocupa a liderança do ranking; Fábio Barbosa, da Natura, mantém a segunda posição, e Guilherme Leal, também da Natura, conquista o terceiro lugar no levantamento de 2024. Seguem no top 10 do ranking, além dos três citados acima, Cristina Junqueira, do Nubank (4º); Fábio Coelho, do Google (5º); Tânia Cosentino, da Microsoft (6º); Alexandre Costa, da Cacau Show (7º); Roberto Setubal, do Itaú (8º), na 9ª posição a novidade entre os 10 líderes de melhor Reputação do ranking, subindo oito posições em 2024, Marcelo Melchior, da Nestlé, e em 10º Juliana Azevedo, da P&G.
G – Brasil-Canadá
O comércio entre Brasil e Canadá segue em trajetória recorde. No primeiro trimestre de 2025, as exportações brasileiras ao país norte-americano atingiram o maior valor já registrado para o período: US$ 1,8 bilhão, segundo levantamento do Quick Trade Facts, relatório trimestral elaborado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). O valor representa um crescimento expressivo de 44% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando o Canadá como um dos principais destinos para os produtos brasileiros. Impulsionado pelo bom desempenho de itens do agronegócio e por produtos das indústrias de mineração e transformação, o Brasil obteve um saldo comercial positivo de US$ 1,253 bilhão no trimestre.
H – Filtros de Óleo
O programa Descarte Consciente Abrafiltros, em operação no Estado do Paraná desde fevereiro de 2013, desenvolvido pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, já reciclou até dezembro de 2024, 9.277.203 filtros usados do óleo lubrificante automotivo ou 3.423.288 quilos de material. Só no ano passado foram reciclados 1.246.466 filtros ou 459.946 quilos em 983 pontos de coleta em 74 municípios. Os dados citados são provenientes do levantamento Frota por UF e Tipo de Veículo da SENATRAN – Secretaria Nacional de Trânsito, órgão do Ministério dos Transportes.
I – Projetos Sociais
A RD Saúde, maior grupo de varejo farmacêutico do país com as lojas Raia e Drogasil, está com inscrições abertas para o programa de apoio a projetos de impacto social aprovados em leis federais de incentivos fiscais. Os selecionados receberão recursos financeiros nos meses de setembro e dezembro deste ano. A RD Saúde vai direcionar o apoio a candidaturas alinhadas aos três pilares de impacto social da empresa: promover hábitos saudáveis e acesso à saúde; contribuir para saúde ambiental; e fortalecer políticas públicas e o ecossistema da saúde. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail ([email protected]).
J – Comércio na Páscoa
Apesar do cenário econômico desafiador, a Páscoa promete aquecer o comércio paulista. Segundo o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, aproximadamente 41 milhões de consumidores em São Paulo devem ir às compras neste período, mantendo a data como uma das mais relevantes para o setor. A estimativa representa um recuo comparado a 2024, acompanhando a tendência nacional de queda no consumo. Entre os que não devem comprar neste ano, os principais motivos são a necessidade de economizar (23%), o endividamento (21%) e o desemprego (20%).
K – Cores que Tocam
No mês em que se celebra o Sistema Braille, a Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, lança Cores que Tocam, um projeto idealizado para tornar 70 cores de seu portfólio acessíveis às mais de 6 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil. Desenvolvida em parceria com a VML Brasil e com o apoio técnico da Fundação Dorina Nowill para Cegos, essa iniciativa oferece uma nova maneira de experimentar e escolher cores, permitindo que esse público acesse um produto antes disponível apenas para pessoas com visão. A ação marca também os 70 anos da Coral no Brasil, reafirmando seu compromisso com a inclusão e a democratização da cor como experiência sensorial e emocional.