Negócios em Pauta 04/03/2022

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 03 de março de 2022

A – Brasileiros podem voltar a entrar na Itália

Entraram em vigor as novas regras sanitárias da pandemia para a chegada de estrangeiros na Itália e que, depois de cerca de dois anos, volta a liberar a entrada de brasileiros no país europeu. O novo regulamento não leva mais em consideração a situação epidemiológica da nação de origem do viajante, mas sim sua situação pessoal. Poderão entrar no país quem tiver sido vacinado contra a doença (com vacinas equivalentes), quem tiver a comprovação que se curou da Covid-19 nos últimos 180 dias ou quem apresentar um teste molecular ou antigênico negativo. As vacinas aceitas: Pfizer/BioNTech, Moderna, Astrazeneca/Oxford, Janssen e Novavax. Também é necessário preencher o formulário digital de localização de passageiros em formato digital ou papel (ANSA).

B – Refugiados Ucranianos

A Stellantis N.V., através da sua Fundação, destinou 1 milhão de euros em ajuda humanitária para apoiar os civis e refugiados ucranianos deslocados pela presente crise. Em estreita relação com a gestão de suas operações na Ucrânia, a Stellantis contará com uma ONG local para apoiar civis e refugiados daquele país com recursos deste fundo. “Essa agressão abalou a ordem mundial já perturbada pela incerteza. A comunidade da Stellantis, composta por 170 nacionalidades, acompanha com consternação como os civis são obrigados a deixar o país. Qualquer que seja a escalada do conflito, o custo humano será irreparável”, afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

C – Mercado Fotovoltaico

Não se tem mais dúvidas que o mercado solar fotovoltaico deu um boom em seus investimentos, no último ano. Um levantamento das principais associações do setor no Brasil revela números recordes na produção solar, nos quais mais de 21,8 bilhões em investimentos foram fechados em 2021 e mais de 150 mil empregos criados na área. É diante desse cenário que a décima segunda edição do Fórum GD – Fórum Regional de Geração Distribuída acontece entre os próximos dias 8 e 10, no Blue Tree Premium Morumbi. Dentre os temas debatidos estarão questões de logística, como: de “O que esperar do Setor FV em 2022?”. Mais informações e inscrições: (https://www.forumgdsudeste.com.br/).

D – Mercado Europeu

A Neodent é a primeira empresa brasileira na área de implantodontia a receber a nova certificação European Medical Device Regulation, necessária para que os produtos continuem a ser comercializados nos países membros da Comunidade Europeia. A certificação impõe procedimentos mais rígidos para atestar a qualidade dos produtos, assim como exigências de conformidade em todos os processos. Para atender os requisitos, a empresa criou o time de segurança clínica e montou uma equipe multidisciplinar, que desenvolveu o projeto de conformidade por 3 anos e meio. Os principais implantes da marca são o Grand Morse, o Helix Grand Morse, e o novo implante Zi, produzido com zircônia, que está em fase de lançamento. Saiba mais: (www.neodent.com.br).

E – MPEs do Rio de Janeiro

O programa gratuito ‘Brasil Mais’ entra no seu quarto ciclo de capacitações. Nesta etapa, 700 micro e pequenas empresas ligadas ao comércio, serviços e indústrias receberão consultorias no formato híbrido (presencial ou on-line) por um período de quatro meses. Nos três ciclos anteriores, as empresas participantes aumentaram em 115% a produtividade do negócio e o faturamento aumentou em 58%. Ao todo mais de 1700 empresas já participaram do programa. O programa terá início no próximo dia 21. Para a nova fase, as MPE devem fazer sua inscrição até o dia 15 pelo link: (https://sites.rj.sebrae.com.br/brasilmais/).

F – Chelsea à Venda

O dono do Chelsea, Roman Abramovich, confirmou que está vendendo o clube, conforme havia sido anunciado pela mídia britânica na quarta-feira (2). O oligarca russo, que ainda não é alvo das sanções ocidentais por conta da guerra, mesmo sendo próximo ao presidente Vladimir Putin, declarou que “todo o lucro líquido” obtido com a negociação “será inteiramente devolvido para uma fundação que ajudará as vítimas da guerra na Ucrânia”. O tabloide “Daily Mail” publicou que o Chelsea estava à venda por 3,3 bilhões de libras esterlinas (cerca de R$ 20,6 bilhões) e um dos possíveis interessados na compra seria o magnata suíço Hansjorg Wyss (Ansa).

G – Inovação da Indústria

Nos próximos dias 9 e 10, o Sebrae, em parceria com a CNI, realiza o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. Em formato híbrido, com transmissão on-line e espaço presencial em São Paulo, a iniciativa debate a inovação como a principal estratégia de desenvolvimento sustentável dos negócios. A diversidade e a inclusão serão temas discutidos nas atividades da programação e tidos como motores da inovação. As inscrições são gratuitas. A expectativa é que sejam reunidas mais de 10 mil pessoas, tornando a iniciativa um dos maiores eventos do tipo do país. Terá espaço para networking e apresentação de experiências, mostra de tecnologia e lounges montados pelos realizadores para workshops, sessões privativas com palestrantes e atividades de mentoria com lideranças empresariais. Inscrições: (www.congressodeinovacao.com.br).

H – Carreira Internacional

A Elite International Realty promove, entre os dias 4 e 8 de abril, a 10ª edição do Café Imobiliário Miami, que objetiva trazer conhecimento sobre negócios imobiliários aos profissionais do mercado brasileiro, ensinando os caminhos a percorrer na compra de um imóvel no exterior. Os workshops abordarão toda a dinâmica do mercado imobiliário em Miami. Uma semana de imersão dentro de um mercado que atrai milionários de todo o mundo, em contato com profissionais atuam nesse setor, possibilitando vários insights aos participantes, que poderão criar reais oportunidades na terra do Tio Sam, com dinâmicas do mercado de Miami e de Orlando. A iniciativa virou uma referência para corretores que buscam avançar em suas carreiras e ganhar comissões em dólar. Interessados devem entrar em contato por e-mail ([email protected]).

I – Negócio de Mulher

Mais de 68% dos consumidores de cursos online são mulheres, de acordo com dados de pesquisa realizada pela Hotmart, empresa global de tecnologia e líder na Creator Economy. Em compensação, quando falamos de mulheres criando conteúdo e negócios digitais, o número cai para menos da metade, apesar de estar crescendo nos últimos anos. Pensando nessas e outras provocações, no Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Hotmart realiza o evento ‘Negócio de Mulher’, um encontro online e gratuito, com a participação de empreendedoras digitais para falar dos desafios dessa jornada e suas experiências na Creator Economy. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 19h. Inscrições em:
(https://events.hotmart.com/pt-br/negociodemulher).

J – Alta Performance

No dia 30 de abril, das 8h às 20h, Ribeirão Preto recebe a 4ª edição da Super Jornada do Sucesso. O evento, que é considerado um dos maiores congressos de liderança, empreendedorismo, motivação e alta performance do Brasil, será realizado no espaço Quinta Linda, SP-330, s/n – KM 303. A programação contará com nomes, como: Carol Paiffer, empresária, investidora e referência no mercado financeiro; Fernando Seabra, diretor da Fiesp e Marcelo Baratella, estrategista e treinador em Vendas B2B. Os temas: vendas e marketing, resultados exponenciais; gestão e liderança; networking e negociação; e inovação e tecnologia. Marcel Oliveira, co-fundador e CEO da Libra Multiconteúdo irá conduzir a apresentação. Mais informações: (https://superjornadadosucesso.com.br/).

K – Energia Solar

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), a capacidade global de eletricidade renovável deve aumentar mais de 60% entre 2020 e 2026 e a energia solar fotovoltaica pode representar a metade desse crescimento. No Grupo Marista, um dos colégios é 100% auto sustentável em energia, produzida por painéis solares. O projeto iniciou no Colégio Marista Anjo da Guarda, em Curitiba, em abril de 2019 e hoje, os painéis solares abastecem a unidade com 10 mil Kw por mês, quantidade que anteriormente vinha diretamente da Copel, concessionária de energia do estado. “A unidade gera até mais energia que o colégio consome e essa produção fica como um crédito junto à Copel para ser utilizado em dias de menor incidência solar”, explica o analista técnico responsável pelo setor de eficiência energética do Grupo Marista, Carlos Vitor da Silva.