Negócios em pauta 22/06/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 21 de junho de 2022

A – Mais dois voos semanais São Paulo/Paris

A partir de setembro, a Air France iniciará a operação de mais dois voos semanais entre São Paulo e Paris. Desta forma, a companhia passará das atuais 10 frequências para 12, e ficará ainda mais próxima da oferta pré-pandemia na capital paulista, que era de 14 decolagens por semana. “Estas novidades reforçam o compromisso de retomada contínua das operações no Brasil, acompanhando as tendências deste novo momento e para atendermos a ainda mais passageiros viajando a lazer ou a negócios. A Air France tem observado números fortes no Brasil em relação a reservas e ocupação das aeronaves, o que nos leva a uma ampliação da oferta de assentos”, destaca Steven van Wijk, diretor Comercial do Grupo Air France-KLM na América do Sul. A aeronave escalada para os dois novos voos é um Boeing 777-200 configurado para transportar até 312 passageiros.

B – Mão de Obra

Uma parceria entre o Senai Pernambuco, a Stellantis e a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está proporcionando transformação para a vida de mais de 100 pessoas em situação de vulnerabilidade. No último sábado (18), 117 novos profissionais participaram da última aula do curso de Qualificação em Montagem de chicotes automotivos – um curso criado para atender à demanda por mão de obra capacitada para a fábrica que a montadora mantém em Jaboatão dos Guararapes. A expectativa é que 70% dos formandos passem a fazer parte do quadro de empregados da indústria. Os alunos foram selecionados pela prefeitura entre moradores de comunidades localizadas no entorno da fábrica que estavam fora do mercado de trabalho.

C – Reportagens e Podcasts

A categoria “Jornalismo em Áudio”, do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo, irá reconhecer as melhores reportagens de rádio e podcasts sobre empreendedorismo e pequenos negócios, veiculados em todo o Brasil. Concorrem a essa categoria trabalhos de até 60 minutos, que tenham sido veiculados de 1º de setembro de 2021 a 29 de junho de 2022. Inclusive séries, com essa mesma duração. Até o momento, a premiação já registou quase 400 inscritos. As inscrições terminam no próximo dia 30 e podem ser realizadas no endereço (www.premiosebraejornalismo.com.br).

D – Crises Climáticas

Estão abertas as inscrições para o “Climate Reality Leadership Corps – Treinamento Virtual Brasil 2022”, online e gratuito, que oferece ferramentas e a possibilidade de contatos em busca de uma atuação consistente no combate às crises climáticas e na construção de um mundo mais justo. A iniciativa é do ‘The Climate Reality Project’, organização global fundada pelo Prêmio Nobel da Paz Al Gore e representada pelo Centro Brasil no Clima. As inscrições podem ser realizadas através do link: (climaterealityproject.org/training/brazil). Os participantes receberão certificado internacional e serão Líderes de realidade Climática do Climate Reality, fazendo parte de uma rede de mais de 42 mil ativistas que representam mais de 170 países do mundo todo.

E – Novas Unidades

A Caixa Econômica Federal acaba de inaugurar mais quatro novas unidades bancárias, sendo três especializadas em agronegócio, localizadas em Muriaé (MG), Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS), e uma de varejo em Casimiro de Abreu (RJ). A ação faz parte do plano de expansão do banco, que prevê a inauguração de 300 novas unidades em todo o país, incluindo 100 dedicadas exclusivamente para atendimento ao agronegócio. Além disso a Agência Quilombo (SC) ganhará novas instalações. As instalações das novas unidades são acessíveis a pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, obedecendo ao modelo atual de ergonomia e modernidade, com sinalização interna e mobiliário adequado ao padrão de atendimento.

F – Investimentos para Iniciantes

Está disponível o quinto curso especial sobre educação financeira do portal ‘O Especialista’. O tema desta vez é investimentos para iniciantes, e o conteúdo pode ser acessado gratuitamente. Nesta edição, será possível compreender noções básicas, mas importantes, sobre o mundo dos investimentos. O objetivo principal é esclarecer os conceitos de renda fixa e renda variável, explicando as vantagens de cada modalidade. Para ter acesso, basta que o interessado clique no banner informativo no portal ‘O Especialista’ (www.oespecialista.com.br) ou no pop up que aparece na rolagem da tela e faça a inscrição, informando apenas o endereço de e-mail. Os conteúdos são produzidos por especialistas do Banco Safra.

G – Conceito de Constituição

O curso de Direito Constitucional aborda pontos importantes em treinamento rápido, adequado à nova agenda profissional dinâmica e cada vez mais comprometida das novas lideranças que pretendem participar do tabuleiro político no Legislativo e no Executivo. O curso discute constitucionalismo, ideia e trajetória histórica, Teoria da Constituição, direitos e garantias fundamentais, estrutura e organização do Estado, princípio da separação de poderes, atribuições e competências dos poderes estatais e democracia e controle judicial da constitucionalidade das leis. Objetiva apresentar ao discente o conceito de Constituição, os seus sentidos, o alcance, o objeto e as discussões que atravessam o tema. Mais informações: (https://fle.educaz.com.br/#/curso-online/direito-constitucional/detalhe).

H – Pagamento Digitais

O Itaú Unibanco, maior emissor de cartões do Brasil, inicia um novo movimento de incentivo ao uso das modalidades de pagamento digitais, por meio de uma campanha nacional iniciada esta semana. Com foco em promover o uso das wallets — carteiras digitais para pagamento por aproximação com o celular — e do cartão virtual, a iniciativa visa reforçar a praticidade e segurança do uso dessas modalidades em compras presenciais e online, sem a necessidade de ter o cartão físico em mãos. Com essa abordagem, a campanha pretende liderar uma mudança de comportamento dos consumidores em relação aos meios de pagamentos — o que está alinhado ao pioneirismo e inovação que são marcas do Itaú no negócio de cartões.

I – Ambassador Program

A Universidade Presbiteriana Mackenzie divulgou o edital do Processo Seletivo para o ingresso no International Ambassador Program 2022/2, oportunidade voltada para alunos dos cursos de graduação em Administração; Comércio Exterior; Arquitetura; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Direito; Engenharia Elétrica; Sistemas de Informação; e Psicologia. O programa objetiva proporcionar experiências internacionais de integração entre os alunos e estudantes estrangeiros no Brasil, por meio de acolhimento, representação e estímulo ao protagonismo estudantil. Assim, facilitando a integração dos discentes estrangeiros e fortalecendo as redes de relacionamentos entre eles. Inscrições (https://mobilidade.mackenzie.br/mobilidadenet/page).

J – Compras Governamentais

Estão abertas as inscrições para o ‘Hackathon Compras Governamentais’, uma maratona de programação voltada para aumentar a participação, nos contratos públicos, de micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais, agricultores familiares, produtores rurais e cooperativas de consumo. A ideia é reunir equipes de programação para desenvolver sistemas inovadores e impulsionar a participação desses empreendedores nas compras governamentais. O evento, realizado pelo Serpro com o apoio do Sebrae e o Ministério de Economia, deve ocorrer entre 20 e 28 julho. Saiba mais: (https://www.serpro.gov.br/menu/quem-somos/eventos/hackserpro/hackathon-compras).

K – Locação de Veículos

Os eventos e celebrações presenciais voltam a figurar no calendário, o que gera movimentação em diferentes setores, como é o caso da locação de veículos. Mesmo tendo em vista que o turismo é responsável pela demanda de 48% da frota total de 1.173.357 do setor (mais de 560 mil carros), a Associação das Locadoras de Automóveis (ABLA) recomenda aos interessados antecipar suas reservas. Conforme a entidade, que representa as mais de 13.900 empresas de locação de carros, o retorno de festividades como o São João — e não apenas no Nordeste, mas em diferentes praças do País, podem acarretar a falta de veículos para quem deixar a procura para a “última hora”. A demanda pelo aluguel de carros também é um importante indicativo do aquecimento do turismo doméstico.