Negócios em Pauta 14 a 17/04/2017

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 13 de abril de 2017

A – Concerto de Inverno

A Orquestra Experimental da UFSCar busca patrocinadores para realizar o seu tradicional Concerto de Inverno, que acontecerá em julho. O Governo do Estado acabou de autorizar a captação de recursos por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc ICMS, que permite às empresas, além de associar suas marcas ao Concerto, receberem de volta o valor investido na forma de desconto no ICMS. Há 25 anos, a Orquestra da UFSCar contribui na formação de músicos e democratiza o acesso à música instrumental com seus concertos e se dedica ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de um repertório musical voltado especialmente à música instrumental brasileira. Saiba mais no site (www.orquestraufscar.com.br).

B – Campanhas Individuais

O rugido do bugio, usado para convocar ou alertar seu grupo, é o som mais alto emitido por um animal da América Latina. Inspirado nele, o Greenpeace Brasil lança sua plataforma online para campanhas de indivíduos com foco nas questões ambientais, sobretudo nas cidades. Anote: (www.obugio.org.br). Aberto e gratuito, o Bugio permite que qualquer indivíduo ou organização comece uma campanha sobre um problema que quer ver resolvido ou pela defesa de uma causa em que acredita. Aas primeiras campanhas já tratam de temas diversos como o pedido de ciclovias em Belo Horizonte; contra a instalação de um aterro em área repleta de nascentes em Presidente Prudente; ou contra a poluição de uma fábrica de papel e celulose na cidade de Guaíba, entre outras.

C – Transformações no País

Completando 30 anos de atividades, a Editora Contexto realiza no próximo dia 25, às 19h00, o encontro ‘O Brasil no Contexto 1987/2017’, aberto ao público, no Museu da Imagem e do Som (MIS). Quatro renomados autores brasileiros abordarão diferentes assuntos, sempre relacionados às últimas três décadas no país e, claro, às suas especialidades. A apresentação será de Jaime Pinsky, co,m a participação de Antonio Corrêa de Lacerda, José de Souza Martins e o narrador esportivo Milton Leite. Depois das apresentações os autores estarão disponíveis para conversas informais e para autógrafos em coquetel oferecido pela editora.

D – Gestor de Trainees

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa Gestor Trainee. A entidade oferece 10 vagas por prazo determinado de 12 meses, com início previsto para junho. Os candidatos aprovados desenvolverão as habilidades e competências necessárias para atuar em posições estratégicas do Sesi-SP. Deverão ter concluído curso de graduação entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016, ter conhecimentos avançados de Inglês, disponibilidade de se deslocar e residir em diferentes cidades do Estado. O programa objetiva preparar o jovem para superar os desafios estratégicos do Sesi-SP, com base em Job Rotation, Mentoria, Capacitações Técnicas. Inscrições pelo site: (curriculo.sesisenaisp.org.br/trainee).

E – Abate Religioso

No próximo dia 26, às 13h30, o Tribunal de Justiça de São Paulo julgará o processo que quer a proibição de abate religioso nos cultos das religiões de matriz africanas. O julgamento, que terá como defensor o jurista e ex-Secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de SP, Dr. Hédio Silva Jr., acontece no Palácio da Justiça, sala 501, com a presença dos 25 desembargadores que compõem o Órgão Especial da Corte, examinando a ação. Além do Dr. Hédio, os advogados Antônio Basílio Filho e Jader Freire de Macedo Jr. também atuarão na defesa. O advogado explica que o abate religioso praticado por judeus, muçulmanos e fieis das Religiões Afro-brasileiras utiliza um método, de acordo com exigência prevista na Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

F – Projetos Inovadores

Com o objetivo de subsidiar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços na indústria nacional, estão abertas as inscrições para o Edital de Inovação para Indústria. Trata-se de apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras, que serão colocados em prática. Podem participar indústrias de todos os portes, sendo o principal critério de seleção o caráter inovador do projeto apresentado. Para conferir todas as informações do Edital, incluindo os procedimentos para inscrição, contrapartidas e itens financiáveis, só clicar em: (http://www.sp.senai.br/noticias/27/11357/
http://www.sp.senai.br/noticias/27/11357/edital-de-inovacao-para-industria-seleciona-projetos-inovadores-de-empresas-de-todos-os-portes.html#sthash.wArgvbL4.dpuf).

G – Carnaval Andino

No próximo domingo (23), das 11h00 às 20h00, no Centro Esportivo Tiete, Av. Santos Dumont, 843, acontece a ‘VI Carnaval Andino Yunza 2017’, uma realização do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante e o Consulado Geral do Peru. Tradicionalmente o evento é realizado nas regiões serranas, costeiras e das selvas do Peru como de outras regiões. A Yunza é um evento festivo ao ar livre, gratuito e é celebrado principalmente pela comunidade peruana, nele ocorrerão apresentações culturais de música e dança típica, mostra e venda de artesanatos e pratos típicos que caracterizam a basta culinária do Peru apresentada pela comunidade peruana residente na cidade. Objetiva a inserção social a valorização da diversidade cultural a preservação dos costumes e o “bem viver” das comunidades migrantes.

H – Mercado de Iluminação

O novo site da Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) está no ar, mais informativo e fácil de navegar e com um design moderno. O objetivo é fortalecê-lo como canal de comunicação entre a associação, as empresas e o mercado de iluminação no País. Ao público, a página traz notícias do setor, relação das empresas associadas, artigos técnicos, além de um breve histórico da entidade. Os visitantes encontrarão ainda dados e ferramentas importantes, como tabela de equivalência para lâmpadas de LED, os contatos dos associados e o acesso para as redes sociais da Abilumi, para facilitar o compartilhamento das informações. Acesse o site da Abilumi e conheça os novos recursos em: (www.abilumi.org.br).

I – Estágio ou Aprendizagem

Estão abertas as inscrições para a “20ª Feira do Estudante – Expo CIEE 2017”, que ocorre dos dias 26 a 28 de maio na Bienal do Parque Ibirapuera. Durante o evento, os jovens poderão se candidatar a 5 mil vagas de estágio e 2 mil de aprendizagem. A feira é gratuita. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site do Centro de Integração empresa-escola (CIEE). O evento terá 100 palestras e trará estandes de escolas e empresas, além de apresentações musicais e culturais. A expectativa é de que a feira receba cerca de 60 mil jovens em busca de estágio e informações sobre inclusão e capacitação profissional. Inscrições e mais informações: (www.ciee.org.br/expociee).

J – Energia Eólica

Dados consolidados do boletim InfoMercado mensal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE apontam que a produção de energia eólica em operação comercial no Sistema Interligado Nacional foi 61,5% superior à geração no mesmo período de 2016. As usinas da fonte produziram um total de 3.495 MW médios em janeiro e fevereiro frente aos 2.164 MW médios gerados no primeiro bimestre do ano anterior. A representatividade da fonte eólica em relação a toda energia gerada no período por todas as usinas do Sistema alcançou 5,3%. A fonte hidráulica (incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs) foi responsável por 81,7% do total e as usinas térmicas responderam por 13% da geração no país. Saiba mais em: (www.ccee.org.br).