57 views 4 mins

VPNs: para que servem? São legais no Brasil?

em Tecnologia
sexta-feira, 05 de julho de 2024

Certamente você conhece alguém que ou já foi vítima de hackers ou teve informações vazadas na internet. Pesquisadores da Cybernews estimam que pelo menos 223 milhões de brasileiros já tiveram suas informações expostas na internet, o que representa 100% da população do país. 

Embora grande parte desses vazamentos não seja responsabilidade direta do usuário, já que hackers costumam acessar diretamente o banco de dados de empresas, em muitos casos é o próprio usuário que não toma as medidas de segurança adequadas e acaba deixando informações privadas — como senhas — expostas na internet, acreditando que a grande rede de computadores é um lugar “calmo, tranquilo e livre de perigos”. 

No entanto, navegar na internet é mais parecido com andar em um campo minado. Qualquer erro basta para que seus dados sejam acessados por hackers, que vão usar diversas técnicas para roubar seus ativos, credenciais e qualquer outra informação digital que possa ser usada de alguma forma para obter vantagens financeiras. 

Diante disso, uma dica importante de segurança para navegar na internet com mais precaução é fazer uso de uma Rede Privada Virtual (VPN), especialmente ao usar redes Wi-Fi públicas, que são desprotegidas e vulneráveis a ataques. Basta fazer uma pesquisa na internet e você vai encontrar inúmeros artigos sobre como hackers configuram um Wi-Fi público para roubar seus dados, credenciais e ativos. 
 
Além disso, as VPNs têm muitos outros usos que vão além da proteção de dados. Alguns dos usos mais interessantes incluem: 

Jogar online com menos latência: conectar-se a um servidor VPN próximo ao servidor do jogo pode reduzir a latência e melhorar a experiência.

Evitar Throttling de ISP: provedores de serviços de internet (ISP) podem limitar sua largura de banda com base em suas atividades online. Usar uma VPN pode evitar essa limitação, proporcionando uma navegação mais rápida. 

Proteção de dispositivos IoT: com o aumento do uso de dispositivos IoT (Internet das Coisas), sua proteção contra ataques cibernéticos tornou-se essencial. Uma VPN pode proteger a rede à qual esses dispositivos estão conectados. 

É importante notar que o uso de VPNs é legal no Brasil e na maioria dos países do mundo. Portanto, usar VPN é seguro, legal e garante sua privacidade online. No entanto, embora usar uma VPN torne você mais seguro online, lembre-se de que ela não oferece proteção completa contra malwares, vírus e outros vetores de ataques. Ela é sua primeira camada de proteção e pode ajudar a impedir que certos ataques cibernéticos e hackers interceptem sua conexão, mas não substitui outras ações de prevenção e segurança. 

(Fonte: Marijus Briedi é CTO da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN) e-mail: [email protected]).