88 views 2 mins

Smartphones com telas maiores são uma tendência

em Tecnologia
quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Estima-se que neste ano de 2020 serão vendidos mais de 900 milhões de smartphones com telas entre 6 e 7 polegadas.

Vivaldo José Breternitz (*)

Smartphones com telas maiores são uma tendência, levando os pesquisadores da Strategy Analytics, empresa de assessoria na área de tecnologia a afirmarem que na temporada de Natal os novos aparelhos com telas XL da Apple e da Samsung serão os campeões de vendas na Europa e na América do Norte, tendência que provavelmente chegará ao Brasil, senão já, provavelmente nos próximos meses.

Estima-se que neste ano de 2020 serão vendidos mais de 900 milhões de smartphones com telas entre 6 e 7 polegadas. Na Europa Ocidental, as vendas desse tipo de dispositivo representará 77% do total e nos EUA 76%.

Os smartphones pequenos, com telas abaixo de 5 polegadas, continuam perdendo market share para os irmãos maiores. As vendas do iPhone SE da Apple, com tela de 4,7 polegadas, deram um impulso a esse segmento, mas em 2020 os telefones menores devem representar apenas 7% das vendas.

A Strategy Analytics acredita que os smartphones com menos de 5 polegadas devem sair do mercado até 2025. Como acontece com frequência, pode ser que mudanças no gosto dos consumidores tragam os telefones pequenos de volta às lojas, especialmente lembrando que são mais fáceis de serem levados nos bolsos e manuseados com uma só mão.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.