
Buscando evitar o pagamento de tarifas de importação mais altas, definidas pelo governo dos EUA, a Apple enviou da Índia para aquele país cinco aviões carregados de iPhones, PCs e outros dispositivos.
Vivaldo José Breternitz (*)
De acordo com o jornal Times of India, a remessa foi feita no final de março, e dá à Apple um estoque de segurança em seu maior mercado, dando-lhe tempo para avaliar como a nova política tarifária afeta sua cadeia de suprimentos.
Os produtos Apple são manufaturados em diversos países: a maior parte dos iPhones são fabricados na China e na Índia, com algumas peças vindo do Vietnã. Os Macs são produzidos na China, no Vietnã e no Texas em pequenas quantidade – apenas os modelos de ponta são fabricados nos EUA. Smartwatches e iPads são produzidos principalmente na China, embora alguns sejam montados no Vietnã. Os fones de ouvido são produzidos principalmente no Vietnã, com alguns fabricados na China.
Embora a nova política tarifária do governo americano afete mais de 180 nações, a Apple pode se beneficiar da diversificação de sua cadeia de suprimentos. Os EUA agora impõem uma taxa de 26% sobre produtos indianos, o que ainda é menor do que os 54% aplicados às importações chinesas e 46% aos produtos vietnamitas.
No entanto, dada a capacidade de produção limitada da Apple na Índia, onde a Foxconn fabrica seus produtos, a empresa ainda terá que enviar muitos produtos da China e pagar as taxas, o que afetará seus custos e preços nos EUA.
A Foxconn, principal fabricante dos produtos Apple, tem expandido suas linhas de produção fora da Ásia, especialmente no México, sendo possível que alguns produtos acabem sendo montados nesse país. A empresa também tem uma pequena operação de montagem de iPhones e iPads em sua unidade de Jundiaí, São Paulo.
No entanto, como parece que esses aumentos de tarifas ainda não tenham se consolidado, resta acompanhar o assunto, como a Apple vem fazendo.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].