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Tecnologia 25 a 27/06/2016

em Tecnologia
sexta-feira, 24 de junho de 2016

Dez regras de ouro para ser um empreendedor digital

Ao longo da minha trajetória, sempre busquei compartilhar conhecimento, e recentemente tenho me preocupado em falar também de empreendedorismo, já que hoje eu percebo o quanto seria importante ter conhecido um roteiro de alguém mais experiente quando comecei

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Fábio Ricotta (*)

Hoje em dia, vejo que cada vez mais pessoas se aventuram por este mundo que, apesar de ser cheio de coisas boas, também pode ser uma trilha perigosa, e por isso exige que estejamos muito bem preparados antes de seguir. Listei 10 regras de ouro que devem nortear qualquer empreendedor, incluindo quem aposta no marcado digital.

Mantenha a motivação e a proatividade
Não dá pra ser empreendedor e andar por aí desanimado. Ter a iniciativa de resolver problemas e buscar olhar ao seu redor para ajudar os clientes ou colegas de trabalho, ou seja, ser proativo, é uma das melhores formas de motivar os outros. Isso ocorre porque é uma forma de motivar os outros, e se você motiva as pessoas, elas também vão te motivar e manter o ambiente de trabalho com mais energia.

Valorize sempre as pessoas
Quem pensa só em si mesmo, bom empreendedor não é. Valorizar as pessoas com quem você convive, sejam clientes ou não, é causa e consequência da motivação e da busca constante por melhorias. Afinal, quando alguém valoriza as pessoas ao redor, passa a antecipar problemas e, entre tantas coisas, dar e receber mais feedbacks. Os feedbacks positivos são o motor das boas relações de trabalho e de um sentimento constante de motivação.

Faça seu marketing pessoal
Todo empreendedor precisa saber se vender e mostrar suas qualidades, mas isso precisa ser feito com transparência e responsabilidade. Além de evitar compartilhar informações nas redes sociais que podem gerar polêmicas com clientes e parceiros, é importante ter um bom portfólio online (dependendo do seu trabalho) e aproveitar os eventos para fazer networking, sem jamais mentir sobre algum dado ou informação da sua vida ou empresa, e sempre acrescentando valor às pessoas que conhecer.

Solucione os problemas com criatividade
Todo mundo se depara com problemas e terá que solucioná-los. Mas os empreendedores provavelmente encontram ainda mais “abacaxis para descascar”. Infelizmente, nós temos o péssimo hábito de reclamar dos problemas e não focar a energia na solução. Um bom empreendedor não reclama da vida: ele se concentra em encontrar uma forma de contornar ou destruir o obstáculo.

Priorize tarefas
Empreendedores são cheios de coisas para fazer. Mas como o dia tem 24 horas – e ainda precisamos dormir bem – temos que aprender a determinar as tarefas prioritárias. O primeiro passo é determinar sua “habilidade única”, que consiste no que você sabe e pode fazer que ninguém mais pode. A partir de então, você pode dar uma nota de 0 a 10 para o quanto esta habilidade é única, somar a uma nota de 0 a 10 para o quanto a atividade traz de retorno para a empresa, e dividir por dois. Depois, basta elencar as atividades prioritárias de acordo com os números mais altos.

Delegue tarefas
Ao estabelecer as notas e definir suas prioridades, também é possível verificar o que não exige uma habilidade única. Para estas tarefas, o segredo do empreendedor é delegar a outras pessoas para que façam as tarefas. Para empreender não pode ser controlador.

Sonhe grande
Quem não acredita que pode ser rico ou um grande empreendedor… não será rico e nem um grande empreendedor. A gente precisa sonhar grande para ser grande. Uma boa metodologia para isso é a “one trick pony”, que diz que não é preciso reinventar a roda, mas copiar o que dá certo para os outros, evitar grandes mudanças bruscas e manter as finanças enxutas.

Olhe para o lado, faça benchmarking
“Siga em frente, olhe para o lado”. A música que fez sucesso na internet há pouco tempo pode ser uma ótima estratégia para definir o que um empreendedor deve fazer: seguir adiante sempre, mas olhar para os concorrentes e estudar profundamente como fazem os maiores exemplos do mercado.

Anuncie… na internet!
Se a propaganda é a alma do negócio, o anúncio nas redes sociais e no Google é o superpoder do empreendedor. Aproveite as vantagens que o anúncio online oferece até para quem não tem muito a investir, e divulgue seu negócio para o máximo possível de pessoas.

Aprenda e ensine!
Ao longo da minha carreira, aprendi muito com os outros, e ensinei outras tantas coisas. Valorizar o conhecimento e disseminar o que se sabe é a melhor forma de fortalecer o mercado, valorizar as pessoas e encontrar mais motivação.

(*) É cofundador da Agência Mestre.

VI Fórum da Internet impulsiona discussão sobre desafios e oportunidades para a rede no Brasil e no mundo

Com trilhas, seminários, workshops, desconferências e exibição de documentários, o VI Fórum da Internet no Brasil (Pré-IGF Brasileiro) promoverá, em Porto Alegre (RS), um amplo debate sobre a governança da Internet no Brasil e no mundo. Realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento acontece de 11 a 13 de julho, no Centro de Eventos FIERGS, com inscrições gratuitas. No sítio do evento, os usuários também poderão acompanhar ao vivo a transmissão das atividades realizadas.
“Assim como nas edições anteriores, o caráter multissetorial do CGI.br irá conduzir este encontro. É um espaço único para ouvir, interagir e refletir em conjunto com representantes do Governo, empresários, acadêmicos, membros de organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e demais usuários sobre os desafios e as oportunidades inerentes à Internet”, lembra Virgilio Almeida, ex-coordenador do CGI.br.
“A contribuição da sociedade é fundamental para o CGI.br. Este ano, vamos levar as discussões de cada Câmara de Consultoria para o encontro. É uma oportunidade para que os participantes do Fórum forneçam subsídios aos debates”, reforça Lisandro Granville, coordenador da 6ª edição do Fórum. O evento também será preparatório para o IGF (Internet Governance Forum), que acontecerá de 06 a 09 de dezembro, em Guadalajara, no México (Inscrições gratuitas: http://forumdainternet.cgi.br/).

Certificado Digital ajuda a diminuir a burocracia nas empresas

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Um dos princípios para o crescimento de um País é a rapidez e o custo das transações com que as empresas se defrontam sempre que lidam com a burocracia privada e pública. No Brasil, temos exemplos de excelência, como a rede bancária OSPB, que agiliza e diminui os custos das mensagens financeiras. Infelizmente, apesar da tecnologia estar pronta para transações eletrônicas, esta agilidade normalmente não é uma realidade, por simples desconhecimento. A burocracia, manual e/ou presencial, emperra grandes ações que já poderiam ter transformado o País em uma das principais potencias econômicas e tecnológicas do mundo. Antonio Cangiano, diretor-executivo da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital) acredita que isso felizmente vem mudando, principalmente pelo aumento do uso do Certificado Digital no dia a dia das empresas e empresários.
De acordo com ele, “além disso, já vemos ações do governo para melhorar, como a abertura remota de contas em bancos, o Programa Bem Mais Simples, o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, que informatizam os processos de abertura e fechamento de pequenas e médias empresas no País, dentre outros exemplos significativos, que visam agilizar processos, diminuir custos e uso de recursos. Antes, para se abrir uma empresa, era preciso mais de 83 dias. Hoje, este tempo passou para, aproximadamente, cinco dias.”. A certificação digital, em todos os processos, desde a abertura de contas e de empresas, assinaturas de contratos, até o fechamento de atividades empresariais, pode otimizar ainda mais os resultados.
Como o certificado digital garante validade jurídica para as assinaturas, não é preciso gastar tempo e dinheiro para obter assinaturas de contratos, por exemplo. Tudo pode ser feito através de uma plataforma online. Dois outros exemplos do uso da Certificação Digital para isso são a abertura de empresas 100% digital na Junta Comercial de São Paulo, desde o final de 2015, e na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, desde o final de 2014.
Estas medidas, para a ANCD, além de eliminar as burocracias, adiciona segurança ao processo, já que o uso da assinatura digital garante a autenticidade a integridade do documento. Cangiano ainda enfatiza: “Não há como repudiar o ato praticado com a Certificação Digital, pois tem valor jurídico previsto na Medida Provisória nº 2.200-02. Ou seja: é uma segurança a mais em todo o processo, que ajuda a combater fraudes na abertura de empresas”.
A ANCD acredita que, em alguns anos, com o aumento do uso da Certificação Digital pelos empresários, as questões burocráticas vão diminuir bastante, o que trará velocidade e economia para o crescimento econômico e tecnológico no Brasil.

Mobilidade e nuvem: As próximas fronteiras tecnológicas da gestão do serviço em campo

Tim Faulkner (*)

De acordo com o estudo “Previsões Globais do Mercado de Gestão de Serviços em Campo até 2019”, realizado recentemente pelo MarketsandMarkets, estima-se que o faturamento do segmento mundial de gestão de serviços em campo (GSC), que em 2015 foi de US$ 1,58 bilhões, deva saltar para mais de US$ 3,5 bilhões até 2019

Porém, as empresas que dispõem de técnicos e engenheiros alocados em campo têm conduzido a gestão de forma ainda bastante tradicional e hierárquica. Para que sobrevivam e prosperem no século 21, é preciso que elas abracem o que há de mais inovador em tecnologias móveis e na nuvem. Afinal, o consumidor na era da uberização tem se acostumado cada vez mais a receber repostas e atualizações mais rápidas e flexíveis. Empresas realmente inovadoras utilizam a tecnologia para colocar consumidores e fornecedores em contato direto.
O poder da computação em nuvem e a onipresença dos dispositivos móveis possibilitam que as organizações que operam in loco redesenhem todo o processo da gestão de serviço em campo. Isso beneficia tanto o negócio e os profissionais que atuam nesse segmento, como também o cliente, garantindo que todos tenham acesso às informações que desejam, quando e onde precisarem. A chave para a satisfação é garantir que o serviço seja o mais suave e eficiente possível e que o cliente seja informado em todos os momentos.
A nuvem, além de ser juntamente com a mobilidade, a próxima fronteira para a gestão de serviços em campo, atua como um grande nivelador, permitindo que cada organização, independente do porte, localização ou modelo de negócio, adote e aperfeiçoe as mesmas aplicações e processos, elevando assim o patamar do atendimento prestado aos clientes. Essas soluções ajudam as empresas e seus técnicos a operarem de forma muito mais flexível, ágil e responsável.
Os técnicos na verdade são embaixadores de sua marca e mais do que representá-la, eles devem ser eficazes. Tire o máximo de proveito e aprenda a usar sua força de trabalho. É crucial que as aplicações corretas e úteis estejam funcionando perfeitamente em seus dispositivos móveis. Pois, a verdadeira inovação só ocorre de fato quando a nuvem e a tecnologia móvel são implantadas de forma a permitir que os técnicos em campo otimizem tanto o trabalho como a comunicação com a central, recebendo informações em tempo real. À medida que mais empresas de serviço em campo começam a utilizar sistemas e processos dependentes da nuvem e de tecnologias móveis, enriquecem a interação humana fazendo a diferença para os clientes, seja por interação face a face em uma visita domiciliar, contatos por mensagens instantâneas, telefone ou e-mail.
Além disso, serão perceptíveis grandes diferenças na satisfação do cliente se os provedores usarem essas tecnologias não só para que os técnicos se comuniquem de forma eficaz e instantaneamente com as pessoas que estão atendendo, mas também para autorizar e inspirar a tomarem suas próprias decisões – onde e quando possível – ao invés de esperarem por uma resposta do topo da hierarquia. Com certeza, essa mudança, torna a organização muito mais ágil e focada no cliente.
A produtividade também é impactada com a adoção dessas tecnologias, que auxiliam as empresas a desenvolverem uma infraestrutura muito mais colaborativa e que intuitivamente permite tirar o máximo de proveito de cada situação.
A nuvem e a mobilidade são o futuro da indústria e está na hora das empresas de serviço em campo usufruírem delas para não correrem o risco de serem deixadas para trás pelos seus concorrentes. Aquelas que adotarem as melhores e mais inovadoras soluções de nuvem e mobilidade certamente serão bem sucedidas no futuro.

(*) É Vice Presidente Sênior da ClickSoftware para Europa, Oriente Médio e África.