86 views 2 mins

Os hackers estão cada vez mais audaciosos

em Tecnologia
segunda-feira, 03 de maio de 2021

Vivaldo José Breternitz (*)

Um grupo de hackers roubou cerca de 250 gigabytes de dados do Departamento de Polícia de Washington, e está ameaçando divulgar esses dados caso não receba um resgate – esse tipo de crime é chamado ransomware. Os dados que seriam divulgados, entre outros, referem-se a nomes de informantes e detalhes sobre operações em andamento, o que os torna ainda mais sensíveis; o grupo, chamado Babuk Locker, já divulgou na internet amostras do material roubado. A quadrilha é conhecida desde janeiro e seus ataques são voltados a organizações de grande porte, que tem capacidade de pagar resgates muito altos.

O Departamento de Polícia disse apenas que tomou conhecimento de acessos não autorizados à suas bases de dados, que está procurando conhecer qual o real impacto do ataque e investigando o caso em parceria com o FBI. O mais preocupante é que esse é o terceiro departamento de polícia dos Estados Unidos a ser atingido por cibercriminosos em seis semanas, o que demonstra a audácia e competência técnica dos atacantes; talvez por ter atingido a capital do país, o caso tenha mais repercussões.

Às dificuldades de ordem técnica para combater esse tipo de crime, junta-se o fato de que frequentemente os hackers estão baseados em outros países e os resgates, quando pagos, normalmente o são em criptomoedas, tornando ainda mais difícil identificar e punir os atacantes. Talvez a melhor alternativa seja mesmo reforçar as medidas de segurança, embora os bandidos estejam sempre um passo à frente, quer em termos de tecnologia empregada, quer em termos de estratégias.

(*) – Doutor em Ciências pela USP, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.