Negócios em Pauta 30/04/2019

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 29 de abril de 2019

A – Energia da Biomassa

A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, está desenvolvendo o projeto de engenharia detalhada da Usina Termelétrica (UTE) Onça Pintada, que será instalada no município de Três Lagoas (MS). A usina terá capacidade de 50MW e sua produção será totalmente vendida para a rede pública e tem prazo até 2021 para entrar em operação. Ao utilizar como combustível para a caldeira, biomassa processada (triturada) proveniente principalmente de raízes e tocos – e eventualmente – galhos e madeiras picadas – descartados do processo de fabricação de celulose, a UTE Onça Pintada tirará proveito de sinergias geradas pelas áreas de florestas plantadas para produção de celulose da Eldorado (www.poyry.com.br).

B – Top de Marketing

Estão abertas as inscrições para o maior prêmio empresarial do país, organizado pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) – o Top de Marketing 2019 – que chega à sua 46ª edição. Considerado o Oscar do marketing e vendas no país, a premiação analisa cases empresariais e reconhece as organizações que utilizaram com maior propriedade e criatividade o ferramental do marketing. Toda e qualquer empresa legalmente constituída pode inscrever quantos cases desejar por meio do site da ADVB no link (https://www.advb.org/top-de-marketing/) ou pelo email ([email protected]). Os trabalhos devem ser enviados até a primeira quinzena de junho.

C – Simulados do Objetivo

Nos simulados, o estudante vivencia o clima dos vestibulares com uma prova nos moldes da primeira fase dos exames mais concorridos (Fuvest, Unesp e Unicamp) ou como no Enem, com o mesmo grau de dificuldade, a mesma duração, e com um grande número de candidatos. É uma oportunidade para testar os conhecimentos e enfrentar as provas com mais tranquilidade e segurança. A atividade será nas unidades do Objetivo, em várias localidades, tais como capitais, regiões metropolitanas e interior. O simulado é gratuito e a relação de locais e datas são encontrados no site: (www.curso-objetivo.br).

D – Responsabilidade Social

A Columbia Trading, companhia especializada em facilitar o processo de importação e exportação, associou-se ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e iniciou o procedimento de implementação dos indicadores Ethos, ferramentas de análise interna, em um processo inédito entre os principais players de mercado do segmento. O conceito de sustentabilidade deixou de ser um assunto discutido pelos ambientalistas e passou a integrar a agenda das empresas como um todo. O Ethos surge para apoiar as empresas na construção da gestão responsável, fornecendo ferramentas que permitem a implementação de melhorias e, consequentemente, dos resultados da empresa. Veja mais em: (https://columbiabr.com/).

E – Franquias de Odontologia

A Ortoplan, rede de franquias de clínicas odontológicas com 21 anos de experiência no segmento, anuncia uma reestruturação em seu modelo de negócios no franchising. A rede inova nos padrões do setor e inicia operações sob um novo posicionamento de mercado, com modelo disruptivo. Trata-se do Ortoplan For You, que permite ao franqueado customizar sua franquia. O novo modelo vale tanto para novas franquias da marca como, também, para conversão de bandeira. Ou seja, clínicas particulares já em operação que desejam se unir à marca a fim de ter seu DNA agregado à força de uma franqueadora com notoriedade de mercado, e que contabiliza 94% da rede satisfeita com o retorno do investimento obtido. Saiba mais: (www.ortoplan.com).

F – Novo Pitch Day

A Klabin está com inscrições abertas para um novo Pitch Day. Esta edição tem como objetivo buscar alternativas para o controle biológico de formigas cortadeiras (saúvas e quenquéns), por meios de soluções biológicas e sustentáveis. Essas formigas, existentes no continente americano, comprometem o crescimento e desenvolvimento das florestas plantadas. O Klabin Pitch Day – Controle Biológico de Formigas Cortadeiras é voltado aos atuais fornecedores da empresa, novos parceiros e startups que tragam soluções biológicas e sustentáveis que auxiliem a companhia a fazer o controle biológico desses animais em suas florestas plantadas. Interessados devem preencher o formulário no endereço (https://klabin.brightidea.com/Formigas).

G – Filosofia Lean

Os executivos de vários setores da gestão têm a chance de conhecer a aplicação da Filosofia Lean fora da fábrica no curso ‘Lean Logistics/Warehouse’. A filosofia de aversão às perdas, que teve sua origem dentro da indústria, hoje é amplamente utilizada em diversos processos chaves em inúmeros tipos de negócios. O participante saberá como aplicar esta filosofia na logística e na armazenagem com quem é especialista neste assunto. Ele saberá ainda como eliminar as diversas perdas de manuseios e movimentações ineficientes, baixa ocupação de espaço, picos de demanda, excesso de estoque, entre outras situações tão comuns nos processos logísticos. O evento será nos dias 14 e 15 de maio. Informações: (www.imam.com.br).

H – Dever Fiduciário

A Abrapp, associação que reúne os fundos de pensão, realiza nesta quinta-feira (2), o seminário ‘Dever Fiduciário’, no Hotel Estanplaza International. O evento vai abordar a adoção de práticas sustentáveis e éticas, no seu conceito mais amplo – envolvendo questões de governança, econômico-financeiras, sociais e ambientais. Na ocasião, a Abrapp irá lançar o seu Código de Autorregulação em Governança Corporativa, marco que consolida e ratifica muitos aprimoramentos vivenciados pelo Regime de Previdência Complementar Fechado nos últimos anos. Contará com dirigentes da Previc, BNDES e CVM. Saiba mais em (http://www.abrapp.org.br/Eventos/Paginas/Evento-Detalhes.aspx?cid=68).

I – Assimilação de Conceitos

Não é só na sala de aula, nos livros e nas pesquisas que se formam os bons profissionais. Outras experiências completamente fora da rotina, como rafting, balonismo, poker nos negócios, stand-up paddle e cozinha, podem fazer com que os estudantes desenvolvam habilidade de trabalhar em equipe e proatividade, criatividade e improvisação, além de passarem a se conhecer melhor em diferentes circunstâncias. Este é o propósito do Programa Perspectivação, desenvolvido de forma exclusiva pelo ISAE Escola de Negócios e oferecidos aos colaboradores, professores, alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e cursos de média duração. As experiências levam a facilitar a assimilação de conceitos e conteúdos disseminados em sala de aula. Saiba mais em: (www.isaebrasil.com.br).

J – Indústria de Eventos

Todos os profissionais dos setores MICE (eventos corporativos, incentivos, congressos e feiras) e RH/T&D (RH, treinamento e desenvolvimento) sabem dos benefícios adquiridos em investimento em eventos corporativos, incentivos, congressos e feiras. A Feira EBS é a melhor oportunidade para conhecer mais sobre o nicho pois oferece palestras, oportunidades de negócios e ações voltadas para a idealização de eventos corporativos. Contará com 80 expositores especialistas em experiências corporativas, gastronomias, destinos e espaços para eventos, fornecedores, educação corporativa, saúde e bem-estar, tecnologia & inovação e gift. Acontece no Centro de Convenções Rebouças, nos dias 5 e 6 de junho. Mais informações: (www.feiraebs.com.br).