Negócios em Pauta 22/02/2017

em Negócios em Pauta
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A – Comunicação Científica

Estão abertas as inscrições no site (www.famelab.com.br) para um dos maiores concursos de comunicação científica do mundo, o FameLab. Presente em mais de 30 países e realizado no Brasil pelo British Council, esta é a primeira vez que pesquisadores de todo o país poderão participar do evento. Para participar, bolsistas de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado das áreas de Ciências da Vida (ou Ciências Exatas) e Engenharia devem enviar um vídeo que seja divertido e dinâmico direcionado ao público leigo, sobre um tema científico de sua escolha, sem a utilização de qualquer dispositivo eletrônico (como Power Point), edição ou efeitos especiais. O vídeo deve ser apresentado em inglês e português, com duração máxima de 3 minutos para cada versão.

B – Argumentação Jurídica

No dia 24 de março, às 9h30, no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, nº 385), acontece a palestra ‘Argumentação jurídica, arte e técnica’, proferida pelo professor João Ibaixe Jr, que objetiva apresentar o tema, a partir do conceito de ser a argumentação um meio cotidiano de construção do discurso, e examinar seu aspecto conjunto de, ao mesmo tempo, poder ser uma arte e uma técnica que visam, por meio de um modo específico de encadeamento de enunciados, buscar uma conclusão verossímil. O estudo levanta a questão da importância dos argumentos e dos enunciados que fundamentam essasopiniões, a fim de se obterem debates consistentes com resultadospositivos para a discussão de temas diversos. Inscrições e informações: (http://www2.oabsp.org.br/asp/dotnet/CulturaEventos/Eventos/).

C – Reciclagem de Plásticos

A Operação Reciclar que acontece tradicionalmente durante a Feiplastic – Feira Internacional do Plástico – mostrará na prática e ao vivo para os visitantes a importância da reciclagem de materiais plásticos. Trata-se de uma iniciativa de caráter educativo que visa incentivar a coleta e a reciclagem desses materiais. Coloca em evidência todo o potencial de reciclabilidade e variedade de aplicações da resina plástica em diversos segmentos da indústria. A Feiplastic 2017, que acontece no Expo Center Norte, de 3 a 7 de abril, é o mais importante e tradicional evento da América Latina. Apresenta novas tecnologias das principais empresas que são referência no setor, em segmentos como plásticos, resinas, máquinas e reciclagem. Mais informações (www.feiplastic.com.br).

D – Rio de Janeiro e Amsterdã

A KLM mantem o seu compromisso de aumentar a oferta de seus voos no Brasil. A partir da temporada de inverno europeu, com início em 28 de outubro, a aérea holandesa passará a oferecer mais uma frequência na rota Amsterdã/Rio de Janeiro/Amsterdã, passando a ter um voo diário entre as cidades. A novidade aumentará em aproximadamente 20% a oferta de assentos. As operações nessa rota são realizadas com uma mistura de aeronaves Boeing 777-200 e o novíssimo Boeing 787-900 Dreamliner, com capacidades para 316 passageiros (34 lugares na World Business Class e 282 na Econômica, sendo 40 da Economy Comfort) e 294 passageiros (30 lugares na World Business Class e 264 na Econômica, sendo 48 da Economy Comfort), respectivamente. Outras informações:(www.klm.com.br).

E – Astrofísica de Alta Energia

Estão abertas as inscrições para a São Paulo School of Advanced Science on High Energy and Plasma Astrophysics in the CTA Era (SPSAS-HighAstro ), que será realizada no IAG-USP de 21 a 31 de maio. Serão selecionados 100 alunos, entre estudantes, pós-doutores e pesquisadores, sendo, aproximadamente, 50% brasileiros e 50% estrangeiros, com formação básica nas áreas de Física, Astronomia e Matemática, para participar da Escola Avançada. Os estudantes selecionados que venham de outras cidades, estados e países terão suas despesas com passagem aérea, transporte e alimentação pagas pela organização da Escola. Inscrições e mais informações: (www.iag.usp.br/inscricoes/spsashighastro).

F – Atividade Aquícola

O governo paulista anunciou uma série de medidas para impulsionar a aquicultura paulista, como a Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA) e a emissão a Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária para a aquicultura, simplificando o licenciamento ambiental, facilitando a emissão de documentos e licenças para que os pequenos produtores possam exercer a atividade. A emissão da e-GTA para a movimentação, dentro do Estado, de animais aquáticos pode ser feita pelo criador por meio do sistema informatizado Gedave, em sua propriedade, para ser liberada online pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Outras informações: (www.defesa.agricultura.gov.br) e (www.cati.sp.gov.br).

G – Pós em Sucroenergético

A UFSCar oferece a 13ª turma do programa de Master of Technology Administration (MTA) em Gestão Industrial Sucroenergética. As inscrições vão até 10 de março. O curso aborda questões básicas como matéria-prima, geração de energia, produção de álcool e cana-de-açúcar orgânica, logística, mercado, controle de qualidade, novas tecnologias e gestão. Podem participar engenheiros, administradores, economistas, tecnólogos e demais profissionais com formação em nível superior que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas ao setor sucroenergético. As aulas serão ministradas na cidade de Sertãozinho, na Uniceise, em encontros quinzenais, aos sábados. Mais informações no site (www.mta.ufscar.br) ou tel. (19) 3543-2614.

H – Eventos Esportivos

A ESPM está com inscrições abertas para o curso ‘Sportainment Sponsorship Essentials’, voltado aos interessados em aprimorar seus conhecimentos relacionados a patrocínios e ações de marketing em eventos esportivos e de entretenimento. Com duração de 15 horas e aulas divididas em cinco módulos marcados para os dias 3, 10, 17, 24 de abril e 8 de maio, o curso será realizado no Campus Joaquim Távora da instituição de ensino, na Vila Mariana. As aulas serão ministradas pelos profissionais José Colagrossi, Diretor Executivo do IBOPE Repucom, e Ivan Martinho, Especialista em Marketing com vasta atuação em marketing esportivo. Informaçõesno tel. 5081-8200 (opção 1) ou (http://securityser<br/>ver2.espm.br/eventos/servlet/hnweevn1).

I – Raciocínio Inovador

Um dos principais pilares da 3M é inovação, por isso a companhia investiu na criação do ‘Invent a New Future Challenge’, uma competição mundial que ajuda a identificar novos talentos. As inscrições para a 4ª edição do evento acontecem até o dia 10 de março. A atividade é destinada aos interessados em desenvolver uma solução inovadora através de “business cases” reais da empresa. A competição oferece aos jovens a oportunidade de exercitar várias habilidades profissionais, entre elas, capacidade analítica, resolução de problemas, tomada de decisão, trabalho em equipe, colaboração, comunicação, habilidades de apresentação e influência, fatores que farão parte do processo de avaliação, em adição aos desenvolvimentos dos casos de negócios. Para participar, é preciso realizar o cadastro no link (www.3m.com/inf2017), ter mais de 18 anos, falar inglês fluentemente.

J – Recorde nas Exportações

A Volare, unidade de negócios da Marcopolo S.A. e fabricante de veículos leves para o transporte de passageiros, registrou em 2016 desempenho recorde nas exportações. O resultado contribuiu para ampliar a presença da marca em importantes países da América Latina, África, Oriente Médio e Ásia. Com volume de 445 unidades exportadas para 21 países (melhor resultado já obtido), a fabricante alcançou crescimento de cerca de 80% em relação a 2015, quando exportou 254 veículos para 14 países. Os novos mercados foram Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Emirados Árabes, Guatemala, Hong-Kong, México e Miamar. Com isso, a Volare passou a contar com rede de distribuidores com vendas e pós-vendas em 38 países.