Negócios em Pauta 30/03/2016

em Negócios em Pauta
terça-feira, 29 de março de 2016

A – Diversidade Socioambiental

O Selo Origens Brasil®, lançado no último dia 22, objetiva dar transparência às cadeias de produtos da floresta e ajudar os consumidores a identificarem empresas e produtos que valorizam e respeitam, em suas práticas comerciais, os Territórios de Diversidade Socioambiental, como o Xingu. Os produtos que recebem o selo atestam que foram produzidos pelas populações tradicionais e povos indígenas destes territórios, comprovado através de um sistema de rastreabilidade que garante sua origem. Além disso, o selo atesta que as relações comerciais entre as empresas e estas comunidades tradicionais, são construídas a partir do diálogo equilibrado e transparente entre quem produz e quem compra. Para dar visibilidade a todas estas informações, foi criada uma plataforma virtual, que pode ser acessada através do site (www.origensbrasil.org.br).

B – Turismo de Luxo

Em um ano de desafios no cenário econômico brasileiro, a Travelweek Sao Paulo by ILTM, maior evento do turismo de luxo da América Latina, se prepara para receber de 450 a 500 marcas do segmento de alto padrão em sua 6ª edição, entre os dias 3 e 6 de maio no prédio da Bienal. O evento B2B traz um formato único e promoverá reuniões de negócios entre hotéis, companhias aéreas e órgãos de turismo, com profissionais de mais de 60 países, que criarão produtos e roteiros para os viajantes brasileiros e latino-americanos, levando em conta a nova realidade do mercado local. Com o tema “Live the Journey”, traz representantes de todo o mundo: Japão, África, México, China, Rússia, Reino Unido, França, entre outros, com o objetivo de mostrar a importância das experiências de viagem personalizadas. Mais informações (www.travelweeksaopaulo.com).

C – Negócio Próprio

A rede Phitofarma atua há mais de quatro décadas na área farmacêutica, e trilha seu caminho desde 2012 na área do franchising, levando qualidade, excelência de serviço e valores, para todo o Brasil. Em três anos de atuação no setor de franquias, já conta com 38 unidades em funcionamento, espalhadas por todas as regiões do país. Hoje a rede busca por investidores em municípios com mais de 100 mil habitantes, onde ainda não estão presentes. “Buscamos por pessoas empenhadas, que queiram crescer de maneira segura, apostando em um negócio onde a demanda por serviços só aumenta”, afirma Róger Marcondes, diretor da rede. O franqueado não precisa ser da área farmacêutica. Por um investimento justo, é possível adquirir uma franquia de marca tradicional no mercado e se tornar um empreendedor. Mais informações: (www.phitofarmafranchising.com.br).

D – Remição pela Leitura

Na esteira da Recomendação 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça, que prevê a possibilidade de remição de pena por meio da leitura, a 3ª Vara de Mossoró, no oeste do Rio Grande do Norte, implantou o “Projeto Releitura – Remição pela Leitura e Produção de texto na Execução Penal”. O projeto foi implantado inicialmente com vinte detentos da Penitenciária Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio, que abriga 750 internos do regime fechado e semiaberto, mas deve ser estendido este ano. Para cada obra lida e resenha entregue conforme os critérios estabelecidos no projeto, são remidos quatro dias de pena, com o limite de 12 obras por ano – ou seja, o projeto permite, no máximo, a remição de 48 dias de pena. A participação do preso nas atividades de leitura deve se dar de forma voluntária e ele terá prazo de 21 a 30 dias para ler uma obra.

E – Doação de Ferramentas

Promover ferramentas e soluções que tornam a vida mais fácil. Esse é o objetivo da Stanley Black & Decker desde o surgimento da primeira marca que hoje pertence à empresa, em meados do século 19. E foi por acreditar cada vez mais nesse seu ideal que a companhia acaba de doar mais de 45 mil ferramentas profissionais e industriais ao Senai, que serão utilizadas durante os cursos em diversas unidades da instituição espalhadas pelo Brasil. O valor dos produtos doados gira em torno de R$ 2,7 milhões. Entre os itens doados, estão diversas ferramentas elétricas, ferramentas manuais e acessórios das marcas Black+Decker, Dewalt e Stanley, todas elas pertencentes à Stanley Black & Decker, uma das maiores e mais importantes empresas de ferramentas e eletrodomésticos do mundo.

F – Limpeza de Veículos

Consciência ecológica, baixo custo no valor inicial do investimento e a possibilidade do empresário ser Microempreendedor Individual (MEI) são os três princípios que definem a KoalaCar com diferencial competitivo de mercado. A empresa, que atualmente está presente em São Paulo e Distrito Federal, quer aplicar seu plano de expansão e busca franqueados em todo centro-oeste. A empresa chegou ao mercado em 2015 e oferece higienização a seco de veículos. Para o interessado em abrir a franquia, também há um preço reduzido de investimento mil e ele pode começar com modalidade Home Based, oportunidade de iniciar a empresa na própria residência. Para iniciar, o franqueado terá um dia de treinamento na sede da empresa. Saiba mais em (www.koalacar.com.br).

G – Música Sacra

Até o dia 2 de julho, o Alentejo, em Portugal, será palco do Festival Terras Sem Sombra – Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo. Esta 12ª edição tem como título “Torna-Viagem: o Brasil, a África e a Europa (da Idade Média ao Século 20)”. O festival tem na programação concertos de música erudita em igrejas históricas e espaços artísticos, conferências temáticas e ações de pedagogia de arte. Além disso, há visitas guiadas em roteiros históricos nos quais os participantes podem observar a biodiversidade do Alentejo, conhecer o dia a dia de trabalhadores do campo ou até fazer voluntariado em projetos que cuidam da natureza. Como os eventos serem realizados em igrejas e monumentos cristãos, é uma oportunidade para descobrir o patrimônio religioso alentejano. Programação pode ser consultada em (http://festivalterrassemsombra.org/).

H – Profissionais da Estética

A Criolipólise Brasil realiza no próximo sábado (2), no Hotel Blue Tree Premium Paulista, o 3° Curso de Qualificação em Asgard Criolipólise para profissionais da estética. A programação foi elaborada pensando na completa formação do profissional que atua dia a dia com o método Criolipólise, desde teoria anatômica até as sessões práticas de manuseio da máquina Asgard e os procedimentos de utilização do equipamento. O curso terá duração de aproximadamente 10 horas, sendo 2 coffee breaks e uma pausa para o almoço. Os participantes receberão material apostilado e ao término um certificado de operador de Asgard Criolipólise. Mais informações, acesse (https://goo.gl/ytyzZD) ou ligue (16) 99163-3236.

I – Senior & Gourmet

O Costa Diadema – La Regina Del Mediterraneo – o maior e mais novo navio da frota da Costa Cruzeiros, sedia o primeiro cruzeiro temático em águas europeias. Atrações gastronômicas e atividades direcionadas ao público da melhor idade compõem a programação a bordo do roteiro “Senior & Gourmet”. Além de escalar os portos mais famosos do Mediterrâneo, traz clínicas de ginástica e bailes de danças de salão. No quesito gastronomia, o destaque é a presença da chef brasileira, precursora da gastronomia inventiva, Neka Mena Barreto, uma das primeiras chefs a criar experiências gastronômicas para o famoso navio Eugenio C. Do dia 12 ao dia 19 de novembro, saindo de Savona e percorrendo Marselha, Barcelona, Palma de Maiorca, Civitavecchia/Roma, La Spezia/Florença & Pisa. Saiba mais em (www.costacruzeiros.com.br).

J – Bônus na Transferência

A Avianca Brasil relançou uma promoção envolvendo seu programa de fidelização, Amigo. Até o próximo dia 17, clientes dos Cartões Bradesco que transferirem pontos dos programas Fidelidade Bradesco Cartões ou Membership Rewards para a sua conta no Amigo ganharão 50% de pontos a mais, como bônus. A ação permite que participantes cadastrados acumulem pontos mais rapidamente, podendo utilizá-los na emissão de passagens aéreas para os mais de 1.300 destinos em 192 países servidos pela rede internacional de parceiras da Star Alliance, aliança global da qual a Avianca Brasil é membro. A companhia não estipulou uma pontuação mínima para elegibilidade a esta promoção e os pontos-bônus terão validade de dois anos. Para se cadastrar no Programa Amigo e consultar mais informações, basta acessar o site (www.avianca.com.br/amigo).

K -Windsurfe no Caribe

Os ventos alísios de Aruba proporcionam condições perfeitas para a maior competição amadora de windsurfe de todo o Caribe. Entre os dias 9 e 18 de julho, animadas provas de windsurfe e kitesurfe – em várias categorias diferentes – serão disputadas nas águas cristalinas da Ilha Feliz, nas famosas praias de Fisherman’s Huts e Boca Grandi. Competições de manobras, velocidade e longas distâncias estão entre as principais, e o evento também tem provas de mountain bike. Amadores e profissionais de todas as idades e gêneros podem competir. O evento, que chega esse ano à sua 30a edição, atrai atletas de todo o Caribe, Estados Unidos, Europa e América Latina. Para mais informações, acesse: (www.hiwindsaruba.com).

L – Milho da Argentina

O Grupo GTFoods, maior conglomerado avícola do Norte do Paraná, é a primeira empresa privada paranaense a importar milho da Argentina. A estratégia está alinhada a manutenção da produtividade diante da queda na oferta do cereal e da alta dos preços no mercado interno. O processo de importação se iniciará com um navio de 27 mil toneladas, e a previsão é de outros dois até o final do mês de maio, totalizando 90 mil toneladas. Com isso, o grupo abastecerá os estoques até a chegada da safrinha prevista para o início do segundo semestre. O Brasil tem se firmado como o segundo maior exportador global de milho, atrás apenas dos Estados Unidos. Isso se deve principalmente a uma taxa cambial favorável, que resulta na alta dos preços e na escassez do insumo em algumas regiões do país. Mais informações: (www.gtfoods.com.br).

M – Food Service

O pão de queijo da Forno de Minas, em parceria com a Apex-Brasil, foi selecionado entre os 15 produtos mais inovadores do International Restaurante & Food Service Show. O evento, realizado de 6 a 8 de março, em Nova York, reuniu cerca de 16 mil empresas. A seleção dos produtos foi feita por um júri formado por jornalistas especializados convidados. Voltada aos segmentos de restaurantes, food service e hotelaria profissional, a feira exibiu inovações em tecnologia para as indústrias do setor e as tendências mundiais nessas áreas. A seleção do pão de queijo, da Forno de Minas, entre os 15 produtos mais inovadores do evento representa uma distinção importante para a indústria brasileira de alimentos, de forma institucional, e um impulso significativo para as ações da Forno de Minas no mercado dos EUA.

N – Simpósio de Ideias

Em sua primeira edição brasileira, o Prêmio Alltech de Jornalismo 2016 está com inscrições abertas até o dia 24 de abril. Serão premiados os melhores trabalhos jornalísticos em três categorias: Nutrição animal, Negócios- animais de produção e/ou de companhia e Soluções para a Agricultura. O vencedor de cada uma das categorias receberá como prêmio a participação no ONE: Simpósio de ideias Alltech, realizado em Lexington, Kentucky, entre os dias 22 a 25 de maio, e terá a oportunidade de assistir palestras de importantes nomes dos setores agro, tecnologia e negócios. Promovido em parceria pelas empresas Alltech e Alltech Crop Science, líderes em saúde e nutrição animal e vegetal, respectivamente, a premiação tem apoio institucional da Rede Brasil de Jornalistas Agro. Saiba mais em (http://pt.alltech.com/premio-alltech-de-jornalismo-2016).