Negócios em Pauta 23/03/2016

em Negócios em Pauta
terça-feira, 22 de março de 2016

A – Terceira Idade

O Hospital Santa Catarina, pertencente à Associação Congregação de Santa Catarina, realiza, a partir de quinta-feira (31 de março), o ciclo mensal de palestras gratuitas. Abertos a todas as faixas etárias, os eventos abordarão diferentes assuntos pertinentes à terceira idade com o objetivo de preparar as pessoas a conviverem com os idosos e a envelhecer com melhor qualidade de vida. Realizadas no auditório Professor Dr. Benedicto Montenegro, localizado na própria Instituição – avenida Paulista, nº 200, com fácil acesso pelo metrô -, as palestras serão ministradas por profissionais da equipe multidisciplinar. Entre os temas: Os benefícios da dança; Finanças: hora de pensar em você; Exercícios na terceira idade; Osteoporose: como cuidar?, e outros temas. Inscrições tel. 3016-2466/4269 ou email ([email protected]).

B – Terceiro Setor

Faltam apenas duas semanas para o FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégia) em sua terceira edição 2016. Nos dias 5 a 8 de abril de 2016, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, com mais de 60 palestrantes, tendo o objetivo de compartilhar os conhecimentos gerais, acontece o encontro. Além disso, representantes de organizações de todo o país terão a oportunidade de trocar experiências, contar seus cases e adquirir muito aprendizado com os conteúdos diversificados sobre gestão apresentado no Fórum. Serão mais de 100 atividades, mais de 500 participantes e uma infinidade de temas relacionados ao Terceiro Setor. As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site e afiliados Filantropia possuem condições especiais de desconto (www.fife.org.br).

C – Alimentação Saudável

A rede Açaí no Ponto está lançando um modelo exclusivo de Box Store para empreendedores que buscam uma microfranquia. Entre os diferenciais estão a mobilidade da estrutura, que pode ser itinerante, além do mix de produtos, que inclui, tapiocas, salada de frutas e o AçaíTube, mais novo produto exclusivo da rede, além das tradicionais combinações de açaí frozen da marca. Mas a grande vantagem é o baixo investimento com rápido retorno. O conceito de fast-food saudável é um dos diferenciais da rede. Inovando no mercado, permite que o franqueado esteja em lugares em que os clientes estão, chegando a novos públicos de forma criativa. A operação tem baixo custo de implantação, pois não precisa pagar por um ponto ou fundo de comércio, além de ter aluguéis mais baratos do que locais tradicionais.

D – Incorporadoras e Imobiliárias

O uso do big data e os negócios na era digital serão tema do painel Negócios na Era Digital, durante o Summit Imobiliário Brasil 2016, maior encontro de líderes do setor na América Latina. O evento, promovido por Estadão e Secovi – O Sindicato da Habitação, acontece no dia 12 de abril (terça-feira), no Grand Hyatt Hotel, das 8h00 às 18h00, e mostrará como os líderes do setor estão investindo em tecnologia para ampliar sua atuação e ganhar espaço no mercado. Entre esses investimentos está a contratação de econometristas e estatísticos para transformar em conteúdo os dados gerados pelas plataformas. Com o interesse em alta de incorporadoras e imobiliárias, essas informações já são vistas como uma nova linha de produto pelo setor. Informações e inscrições (www.estadao.com.br/summit-imobiliario).

E – Utilitário Esportivo

O Ford EcoSport foi o utilitário esportivo mais exportado pelo Brasil em 2015, com 30.808 unidades vendidas na América do Sul, incluindo os mercados da Colômbia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai, Equador, Bolívia e Argentina. Além destes, o SUV brasileiro também é vendido na Venezuela, com peças fornecidas em regime de CKD para montagem local. Considerando todos os segmentos do mercado, o EcoSport foi o segundo veículo mais exportado pelo País no ano passado. O modelo produzido na fábrica de Camaçari, é atualmente o principal produto de exportação da Ford Brasil e representou mais da metade do total de 55.015 carros, comerciais leves e caminhões destinados pela marca ao mercado externo no ano passado.

F – Coleta de Dejetos

O engenheiro Daniel Benedicto, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), criou o “Pet Clean”, um dispositivo que permite a coleta das fezes do animal à distância e já devidamente embalado para o descarte. O inventor se inspirou no mecanismo de um brinquedo infantil chamado “boca maluca”, que possui uma haste tubular com um gatilho acionado manualmente e que tem, em sua outra extremidade, duas peças articuláveis entre si, que por meio de uma mola de torção e arcadas – estas formam uma concha e funcionam como uma mão, se fechando sobre os dejetos e recolhendo-os para um saco plástico. Assim, que os excrementos forem recolhidos em um saco, outro saco plástico poderá ser previamente posicionado para ser novamente usado. Saiba mais em (www.inventores.com.br).

G – Box Store

Lançado como novo formato de negócio, o Box Store da rede de franquias Açaí no Ponto é um modelo ideal para microempreendedores em busca de oportunidades. O formato dá mais liberdade ao franqueado, que pode instalar a operação em um ponto de fluxo e, se necessário, pode levar a estrutura para um novo ponto. O investimento de R$ 59.900,00 coloca o modelo como o mais acessível do segmento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o segmento de alimentação cresceu 8,9% em faturamento no ano passado em relação a 2014, e foi responsável por 20% do faturamento total do franchising no país em 2015. O conceito de fast food saudável do Açaí no Ponto é um dos diferenciais da rede e o box store permite que o franqueado esteja em lugares em que os clientes estão, de forma criativa. São dois formatos de box store, de 7 e 14 m², ideais para ambientes externos. Outras informações em (www.acainoponto.com.br).

H – Vagas na IBM

A IBM, multinacional da área de informática com mais de 100 anos de história, com sede no estado de Nova York, possui mais de 150 vagas abertas para seus escritórios em 7 estados do Brasil e em Bogotá, na Colômbia. São vagas de estagiários a coordenadores. A empresa oferece salários compatíveis com o mercado, programa de desenvolvimento contínuo e plano de carreira estruturados, com possibilidade de crescimento. Há vagas para todos os níveis de escolaridade. Os interessados nas oportunidades disponíveis devem se cadastrar gratuitamente no site (www.curriculum.com.br) e buscar vagas com a palavra-chave “IBM” para visualizar todas as vagas da empresa e se candidatar a elas.

I – Vítimas das Enchentes

Os shopping centers do Grupo Multilplan em São Paulo – MorumbiShopping, ParkShoppingSãoCaetano, Shopping Anália Franco e Shopping Vila Olímpia – mais uma vez se unem em prol de uma boa causa. Até o próximo domingo (27), eles arrecadam água e mantimentos não perecíveis que serão enviados às vítimas das enchentes das últimas semanas no estado. A ação faz parte do programa “Multiplique o Bem”, iniciativa de rede para ações de responsabilidade social. Locais de entrega: Morumbi Shopping, no estacionamento, nos valets; ParkShoppingSãoCaetano, no concierge do Piso São Caetano; Shopping Anália Franco, no Piso Jasmim; e Shopping Vila Olímpia, no concierge do Piso Térreo.

J – Cirurgia Dermatológica

Entre os dias 20 e 23 de abril, no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro, acontece o XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica. Os participantes terão palestras, cursos teóricos e poderão acompanhar aulas práticas com cirurgias e procedimentos sendo realizados ao vivo e exibidos em telões para a plateia. Uma oportunidade para promover a troca de informações entre especialistas do Brasil e do mundo. Serão apresentadas as mais modernas técnicas e os avanços tecnológicos na Dermatologia, Cirurgia Dermatológica, Cosmiatria e laser. Entre os temas: Drug delivery – o futuro da Dermatologia; Day Light – a mais nova técnica para tratar o câncer de pele com exposição à luz do sol; e Celulite, estrias e gordura localizada: o que funciona e o que não funciona?, entre outros. Site: (http://sbcdrio2016.com.br/).

K – Parcelamento do Solo

O curso “Desenvolvimento e Aprovação de Projetos de Parcelamento do Solo Urbano”, da Universidade Secovi, recebe inscrições para a turma que inicia em 25 de abril. Destinado a engenheiros, arquitetos, estudantes, profissionais e técnicos atuantes na área, o programa oferece uma noção geral sobre loteamentos, os temas mais complexos e polêmicos com os quais se defronta essa atividade imobiliária, destacando-se a sua fase mais importante, ou seja, o desenvolvimento e aprovação de projetos, com abordagem de aspectos ambientais, urbanísticos, infraestrutura de saneamento e sistema viário do empreendimento, além de legislação essencial a ser obedecida. As inscrições tel. 5591-1304 a 1308 ou ([email protected]).

L – Job’s Trainings

Até o dia 30 de abril, o publico poderá conferir o melhor do portfólio dos formandos de 2015, dos cursos de Design de Moda e Artes Plásticas da Panamericana Escola de Arte e Design, em uma mostra gratuita. No acervo estão resultados excepcionais dos famosos Job’s Trainings da Escola. Originalidade, ousadia e inovação são essenciais para conquistar um espaço e fazer carreira, seja na área que for. Por isso a Panamericana aposta e incentiva a criatividade de seus alunos há mais de 50 anos. A exposição Design de Moda e Artes Plásticas, encontra-se na Av. Angélica, 1900 – Higienópolis. Horário: de segunda a sexta, das 9h00 às 20h00 e sábado, das 9h00 às 12h00. Não abre aos domingos e feriados.

M – Respeito à Biodiversidade

Fazer com que crianças e jovens compreendam que suas ações geram consequências globais, estimulando a tomada de consciência das responsabilidades individuais em suas decisões cotidianas é o objetivo do programa desenvolvido pelo Acampamento Aruanã inspirado na plataforma do “Ano Internacional do Entendimento Global” promovido pela Unesco. O programa trabalha, de maneira lúdica e prática, pequenas situações que permitam os alunos refletirem sobre os seis eixos propostos pela Unesco: sobrevivência, urbanização, pertencimento, interação, preservação e recuperação. A proposta leva em consideração a realidade de cada escola e de cada grupo de estudantes e facilita a integração de conhecimentos ao estilo de vida de cada participante. Saba mais em (www.aruana.com.br).

N – Transição Agroecológica

Começa no próximo dia 28, no Campus Lagoa do Sino da UFSCar, o curso de Formação de multiplicadores para a Transição Agroecológica, financiado pelo edital n. 39/2014 do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do CNPq. A capacitação proposta busca atender as atuais demandas que trabalham com agricultores familiares, tomando por base os princípios da Agroecologia que norteiam três eixos pedagógicos: “A questão agrária em São Paulo e no Brasil”, “Princípios e Fundamentos em Agroecologia” e “A prática extensionista: métodos, técnicas e ferramentas de trabalho”. A carga horária é de 80 horas presenciais, distribuída ao longo de três módulos. Mais informações ([email protected]).