Negócios em Pauta 24/11/2023

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 23 de novembro de 2023

A – Santander lança plataforma que formaliza empreendedores em 10 minutos

O Santander Brasil começa a oferecer, a partir desta semana, no seu site oficial para clientes empresas uma plataforma que permite a microempreendedores informais abrirem um CNPJ de forma rápida, gratuita e orientada. O objetivo do Banco com o serviço é facilitar o acesso a quem já empreende, mas ainda na condição de pessoa física, a todas as vantagens de trabalhar formalmente como MEI – sigla para microempreendedor individual. Qualquer pessoa pode usufruir da gratuidade, não precisa ser correntista ou firmar qualquer compromisso com o Santander. Basta acessar www.santandernegocioseempresas.com.br/abra-seu-cnpj/. Vale destacar que o interessado deve atender a todas as regras do MEI como, por exemplo, não ter participação societária em outras empresas.

B – Casquinha ou Sorvete

O sistema tributário levou empresas a buscarem brechas na legislação para mudar a classificação de produtos e assim pagar menos impostos. Esse foi o caso da famosa casquinha do McDonald’s que passaram a ser classificados como sobremesa láctea. Segundo a Becomex, empresa de tecnologia especializada em eficiência tributária, essa simples mudança técnica significou para a rede fast food uma queda de 38,97% para 11,78% nos impostos que incidem sobre o produto, mas agora não será mais necessária. Outro produto clássico, o Sonho de Valsa, que passou a ser qualificado como waffer para não estar sujeito a alíquota de 5% de IPI, também poderá voltar a ser chamado de bombom, como é popularmente conhecido.

C – Simples Nacional

Milhares de pequenas empresas podem ser excluídas do Simples Nacional já em janeiro de 2024. O alerta é do movimento “Atualiza Simples Nacional” — composto por 37 entidades, entre sindicatos e associações, que representam mais de 22 milhões de negócios atualmente enquadrados no regime de tributação simplificado. Segundo estudo da Escola de Negócios da PUC-RS, a alta da inflação, especialmente no pós-pandemia, promoveu correções nos preços e nos custos, levando a operação de pequenas empresas a chegar perto ou estourar o teto do Simples Nacional. Sem atualização desde 2018, cálculos deste mesmo estudo mostram que, com base no IGP-DI, a defasagem já atinge 75,81%. Por isso, o movimento alerta a urgência na revisão, ainda este ano, da faixa do Simples Nacional, evitando a exclusão de milhares de empresas do regime a partir de 2024.

D – Reinventor do Brasil

Neste sábado (25), às 22h30, a TV Cultura estreia uma das grandes produções da emissora neste ano, a série documental inédita “JK, O Reinventor do Brasil”. A produção faz parte de um grande projeto da emissora, que ainda inclui exposições em várias capitais e o lançamento de uma fotobriografia sobre o presidente Juscelino Kubitschek, que governou o país entre 1956 e 1961, e foi o fundador de Brasília.Com quatro episódios que vão ao ar semanalmente, sempre aos sábados, às 22h30, a série dirigida por Jarbas Agnelli, com roteiro de Fernando Rodrigues, narra a história de JK, do dia em que ele nasce, ao momento de sua morte trágica e jamais esclarecida. É um pedaço da nossa história, cujos ecos ainda reverberam pelo país.

E – Automóveis Chineses

Omoda e Jaecco, duas novas marcas automotivas chinesas, chegam de em operação conjunta no Brasil em 2024, formando a empresa Omoda/Jaecoo. “O Brasil é um parceiro estratégico para a nossa operação global e sabemos do seu potencial”, afirma Mr. Shawn XU, CEO da Omoda/Jaecoo. A empresa lançará no próximo ano três novos modelos em diferentes versões. Os veículos serão equipados com motorizações híbrida leve, híbrida plug-in e 100% elétrica. Com os excelentes níveis de desempenho, dirigibilidade e conforto, além da tecnologia de ponta e designs inovadores dos seus produtos, a Omoda/Jaecoo pretende liderar a transformação da relação, e dos novos costumes, do consumidor com o veículo. Saiba mais: (www.omodaglobal.com) e (www.jaecooglobal.com).

F – Processo de Atualização

Imagine só ganhar novas funcionalidades no seu carro sem fazer absolutamente nada e não ter qualquer custo. Pois bem, isso é possível nos carros da BMW graças ao RSU. Também conhecida como Remote Software Upgrade, esta funcionalidade permite com que os carros da marca sejam atualizados pela fábrica de forma remota e automática utilizando a internet embarcada nos modelos da marca para fazer o download, em processo similar ao que ocorre com smartphones. As atualizações são gratuitas e trazem otimizações para os clientes sem novos custos. As novidades variam de veículo para veículo e são informadas ao proprietário na multimídia, antes de iniciar o processo de atualização.

G – Ano Letivo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) já definiu o calendário letivo de 2024. No próximo ano, as aulas na rede estadual terão início no dia 15 de fevereiro: o término está previsto para 17 de dezembro. As datas foram publicadas na edição da última sexta-feira (17) no Diário Oficial do Estado. O encerramento do primeiro semestre será em 8 de julho. Dessa forma, as férias do meio do ano dos estudantes estão agendadas para o período entre 9 e 28 de julho. A volta às aulas para o segundo semestre será em 29 de julho. As unidades escolares devem garantir, no mínimo, os 200 dias letivos. Se o calendário for alterado por qualquer motivo, as atividades suspensas podem ser realizadas em dias alternativos, como sábado, durante o recesso escolar ou férias.

H – Dia de Doar

Realizado na terça-feira seguinte à Black Friday, o Dia de Doar nasceu em 2012 com a proposta de promover a generosidade e a filantropia para mobilizar a sociedade e conectar pessoas a instituições que atuam no campo social. A ação, conhecida como #GivingTuesday (Terça-Feira da Doação), já ocorre em mais de 70 países. Neste ano, a iniciativa acontece no próximo dia 28. Entre as organizações filantrópicas que promovem a cultura da doação está o Fundo Brasil de Direitos Humanos, instituição que em 16 anos de existência já doou R$ 50,2 milhões e apoiou mais de 1.300 projetos de defesa dos direitos humanos em diferentes causas, entre elas a promoção dos direitos da população negra, dos povos indígenas e quilombolas, das mulheres, da população LGBTQIA+, entre outros. Saiba mais:
(https://www.fundobrasil.org.br/).

I – Bazar das Bruxas

O aclamado Bazar das Bruxas fará uma edição especial de Natal no próximo dia 3, no Tênis Clube Paulista. Evento, com entrada gratuita e aberto a todos, terá expositores esotéricos, palestras, vivências, apresentações de dança, oraculistas e comidinhas especiais. Será um dia mágico repleto de expositores esotéricos, palestras, vivências, apresentações de dança, oraculistas e comidinhas especiais com o mais tradicional bazar das Bruxas de São Paulo. Hora: das das 11h às 20h, na Rua Gualaxo, 285 – Aclimação. Acesso Fácil via Linha Azul: Estação Vergueiro/Estação Paraíso do Metrô.

J – Serviços Financeiros

A TecBan e o instituto de pesquisa Datafolha fizeram um estudo sobre a relação dos brasileiros conectados à internet com serviços financeiros, que investigou os hábitos e demandas da população em relação aos bancos, caixas eletrônicos e meios de pagamentos. O saque em dinheiro é uma das funções bancárias mais utilizadas. Ao todo, 54% dos brasileiros conectados à internet declaram que essa é uma das principais operações realizadas cotidianamente, um crescimento de 12 pontos percentuais em comparação à pesquisa realizada em agosto do ano passado. Dentre as outras funções bancárias utilizadas estão: pagar contas (69%), receber dinheiro (67%), consultar saldo e extrato (60%), fazer compras no cartão de crédito (50%), fazer recarga de celular (41%) e fazer depósitos (42%).