Negócios em Pauta 23/07/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 22 de julho de 2021

A – Impacto socioambiental na Baía de Guanabara

O 1º Mapa de Negócios Sustentáveis da Baía de Guanabara identificou 69 empreendimentos que promovem soluções de impacto socioambiental positivo em 17 municípios da região. Disponível em (www.fundacaogrupoboticario.org.br) apresenta as principais características do empreendedorismo de impacto para a conservação da biodiversidade, segurança hídrica e resiliência costeiro-marinha em toda a região hidrográfica da Baía de Guanabara. A iniciativa é da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente, Firjan, Instituto Humanize e Sebrae-Rio. Entre os 69 negócios mapeados, 34 são dedicados a produtos e serviços sustentáveis, representando 49% da amostra, seguido por turismo sustentável (18,8%), saneamento (17,4%), agricultura, pecuária e manejo florestal sustentável (8,7%) e aquicultura, pesca sustentável e maricultura (5,8%). Fonte: Fundação Grupo Boticário.

B – Sete Idiomas

As 180 unidades do Centro de Estudo de Línguas (CEL), distribuídas pelo estado de São Paulo, estão com matrículas abertas para o 2º semestre. A quantidade de vagas e idiomas oferecidos variam de acordo com a demanda e disponibilidade de professores habilitados para ministrar as aulas em cada escola. É possível estudar alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e até mandarim. As aulas acontecem no contraturno das aulas ou aos sábados, e os cursos são organizados por semestre, exceto o de inglês que é anual. A matrícula deve ser feita presencialmente. A lista com endereços e idiomas de cada CEL está disponível em: (https://www.educacao.sp.gov.br/centro-estudo-linguas).

C – Olímpiadas de Matemática

A Stone, fintech de soluções financeiras, lança a Stolimpíadas, programa cujo objetivo é incentivar outro “esporte” olímpico: a matemática. O projeto tem a duração de três meses e funciona como treinamento para os alunos – um intensivão para as olimpíadas que acontecerão ao longo do segundo semestre- e como trilha de formação para professores que desejam se tornar mais ativos na preparação da sua rede de estudantes. A ideia é descobrir jovens talentos, criar uma rede de incentivos para valorizar a aprendizagem contínua e reconhecer alunos que têm potencial para a matemática, fora das regiões tradicionalmente vencedoras. As inscrições, abertas para professores e alunos de colégios públicos e particulares, são gratuitas no site: (https://lp.stone.com.br/stolimpiadas/).

D – Tecnologia no Turismo

Um dos destaques do WTM Latin America Virtual deste ano, que acontece entre os dias 10 e 12 de agosto e reúne pessoas de diversos países, será o conjunto de discussões sobre as diferentes tecnologias que os países estão assumindo para seguir em frente e garantir a resiliência contínua para destinos e fornecedores de viagens. Para Thaís Del Ben, gerente de marketing da WTM Latin America, esse painel focado em tecnologia pode auxiliar profissionais da área no impulsionamento de seus negócios. “Passamos por tempos difíceis e estamos no processo de retomada. Nesse meio tempo, a tecnologia se tornou algo ainda mais necessário e seguirá sendo essencial no contato com clientes e parceiros. Quem souber utilizar essa ferramenta poderá colher bons frutos desde já e futuramente”, comenta. Inscrições: (www.wtm.com/latin-america/pt).

E – Elétricos nas Entregas

A partir deste mês, quem realizar compras pelo site ou app do Pão de Açúcar poderá receber os produtos em veículos elétricos. Neste primeiro momento, o modal sustentável está disponível nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com vans e triciclos, respectivamente, e a expectativa é ampliar o raio de atuação nesses municípios até o fim do ano e chegar a outras localidades onde o e-commerce da marca tem operação a partir de 2022. Hoje, o Pão de Açúcar envia as compras realizadas de forma online a partir de seis centros de distribuição dedicados a essa operação, além de oferecer entregas no mesmo dia a partir da infraestrutura de mais de 150 lojas no Brasil.

F – Tiendamia Vem Aí

O consumidor brasileiro tem mais uma opção de compras internacionais sem precisar sair de casa. Prático, seguro e com o maior catálogo de produtos do mundo, assim é a Tiendamia, o primeiro e-commerce internacional americano que oferece uma grande variedade de itens e integra grandes varejistas dos EUA. A plataforma entrega seus produtos para qualquer parte do Brasil de forma descomplicada e segura. Nascido nos Estados Unidos, se fortaleceu na América Latina em países como Uruguai, Argentina, Peru e Equador e agora pretende ser uma das maiores plataformas de compras online no Brasil, rompendo fronteiras e oferecendo acesso a qualquer item do mundo. Saiba mais em: (https://tiendamia.com/br/).

G – Impacto Positivo

Estão abertas as inscrições para o iImpact, selo desenvolvido pela Fundação Dom Cabral em parceria com o Innovation Latam. Em sua segunda edição anual, a iniciativa reconhece startups latino-americanas que estão de fato gerando impacto socioambiental positivo na região. Ano passado o iImpact teve mais de 500 startups inscritas, distribuídas em 22 países. Ao todo 65 projetos foram reconhecidos pelo impacto gerado a sociedade. O primeiro passo para as startups obterem o selo iImpact é preencher um questionário qualificatório no site oficial. Na etapa seguinte, são coletadas as evidências de impacto, que serão julgadas por uma banca composta por executivos de grandes empresas. As startups podem se inscrever em: (www.innovationlat.am/iimpact).

H – Capital do Romance

Cerca de 5.000 turistas escolheram Seychelles, no meio do Oceano Índico, para casar ou comemorar a lua de mel em 2021. Nos últimos três meses, quase 4.000 casais desembarcaram por lá em busca de experiências românticas e 570 casamentos foram celebrados. Marcado por praias de areia branca, mar azul-turquesa e por uma diversificada fauna e flora, Seychelles se transformou no refúgio perfeito para o romance. Em média, esses visitantes ficaram 11 dias no país. Os hotéis oferecem serviços especiais aos casais como tratamento em spas, passeio de barco, piquenique em praias paradisíacas ou voo panorâmico. Os turistas devem apresentar os comprovantes de testes PCR negativos para a Covid-19 ou os certificados de vacinação (https://www.seychelles.travel/en/).

I – Gestão de RIscos

A ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance e ESG, discute gestão de riscos, aspectos financeiros e de mercado, incluindo os caminhos para a sustentabilidade organizacional. No webinar gratuito, que acontece no próximo dia 29, às 10h (60 minutos), será discutido como convergir a visão de riscos e materialidade, tratando oportunidades que contemplem os aspectos ESG. Será apresentado o caso prático da Atvos, uma das maiores empresas de energia limpa do Brasil e que produz e comercializa etanol, açúcar VHP e energia elétrica a partir da biomassa da cana-de-açúcar. Para participar desta segunda edição da série, basta acessar este link (https://bit.ly/3eC7O8l).

J – Jogo Visita Itália

O Ministério das Relações Exteriores da Itália lançou um jogo para celular gratuito para apresentar o patrimônio cultural do país de forma interativa. Chamado de “ITALY. Land of Wonders”, está disponível em 11 idiomas, incluindo o português, e pode ser usado tanto em aparelhos Android como iOS. O jogador é guiado por Elio – uma referência a Helios, o deus do sol da mitologia – e, com a ajuda de cinco guardiões, descobre o patrimônio cultural em cinco setores: natureza, gastronomia, arte, performance e design. O usuário conhece diversos pontos turísticos da Itália e suas histórias, somando cerca de 600 conteúdos. A música também tem um papel importante, já que foram inspiradas em clássicos italianos da ópera ao barroco – passando por trilhas sonoras de filmes (Ansa).

K – Sucos e Coolers

A Vinícola Aurora registrou aumento de 415% em valor nas exportações do primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 583% no volume de produtos, reflexo da reabertura de mercados e pela alta do dólar. O excelente desempenho foi puxado pelas vendas de suco de uva e Keep Cooler, que representaram 77% do total. A empresa gaúcha também é líder no mercado interno nas duas categorias. Nos primeiros seis meses, foram enviadas 837 mil litros de sucos, coolers, vinhos e espumantes para 17 países. Além dos 62 containers remetidos até junho, estão programadas outras 37 cargas até dezembro. A expectativa é que a Vinícola Aurora feche 2021 com crescimento de cerca de 60% no volume de exportações.