Negócios em Pauta 04/05/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 03 de maio de 2022

‘BMW X6 na versão limitada ‘Black Vermilion’

Tornar um ícone ainda mais exclusivo é uma tarefa difícil, mas não para o BMW X6. Consagrado e mais cotado quando o assunto são os Sports Activity Vehicle (SAV) Coupé, o modelo ganhou uma versão, limitada a 30 unidades, com pintura Frozen Black e grade dianteira pintada na cor vermelha com iluminação noturna, e chega ao país custando R$ 729.950. Produzida na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos EUA, e baseada na versão xDrive40i, a Black Vermilion conta ainda, como diferenciais na parte estética, com rodas de 22 polegadas e design exclusivo, pinças de freio na cor vermelha, badge alusivo à versão no console central e bancos de couro preto com costuras também vermelhas. Transmissão automática de oito velocidades e tração integral, permite ao modelo acelerar de 0 a 100km/h em apenas 5,5 segundos e velocidade máxima de 250km/h.

B – Panellão Caipira

O Festival Panellão Caipira chega pela primeira vez a Santana de Parnaíba, na zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, para celebrar a gastronomia e a arte do interior paulista durante três dias e noites. O evento acontece neste final de semana do Dia das Mães, entre sexta-feira e domingo, nos dias 6, 7 e 8, sempre das 10h às 22h. A infraestrutura será montada na Arena de Eventos, no bairro Campo da Vila. A entrada, toda a programação cultural e o estacionamento são gratuitos. Objetiva promover o resgate das tradições paulistas e oferecer o que há de melhor na culinária típica dos municípios, artesanato e manifestações artísticas, que incluem shows de música regional de estilos diversificados e apresentações de dança. Saiba mais: (https://www.facebook.com/profile.php?id=100078718869281).

C – Prêmio Gabo

“O bom jornalismo vê o que realmente importa” é o slogan do tradicional Prêmio Gabo de jornalismo, salientando a intenção de reconhecer a contribuição do jornalismo como um bem de serviço público e a favor da democracia na região. As inscrições para a edição de 2022, estão abertas. É a 10ª realizada pela Fundação Gabo. A instituição foi criada em 1995 pelo jornalista escritor colombiano Gabriel García Márquez, que há 40 anos recebeu o Nobel de Literatura. São cinco as categorias: texto, fotografia, áudio, imagem e cobertura. É preciso que as reportagens tenham sido veiculadas pela primeira vez entre 1º de julho de 2021 e 7 de junho de 2022. Inscrições e mais informações: (https://premiogabo.fundaciongabo.org/).

D – Integração Regional

O comércio internacional vem aumentando mesmo com a pandemia impulsionado, também, pelos negócios via e-commerce. O fato exige maior fiscalização na importação e exportação e requer urgência na implementação de normas ainda inexistentes envolvendo as transações eletrônicas. Neste contexto é que acontece, presencialmente, o VIII Seminário Internacional OEA – Gestão Coordenada de Fronteiras: O Programa OEA e o e-commerce, promovido pelo Instituto Aliança Procomex, nos próximos dias 18 e 19, no Hotel Renaissance, em São Paulo. As empresas OEA – Operador Econômico Autorizado – reconhecidas como parceiras da Receita Federal, podem contribuir para a formatação de normativos ao novo modelo de comércio e também para a gestão coordenada das fronteiras, de modo a evitar riscos. Informações e inscrições: (http://www.procomex.org.br/2022/02/07/gestao-coordenada-de-fronteiras-o-programa-oea-e-o-e-commerce/).

E – Soluções em Segurança

A Feira Internacional de Segurança, que acontece no Sãp Paulo EXpo, entre 7 e 9 de junho, contará com um pólo de inovações para Segurança Eletrônica, a Arena Abese Conecte-se. Serão selecionadas oito startups envolvidas direta ou indiretamente com o segmento de segurança para compor a Ilha de Startups. O espaço será cedido para que as empresas apresentem soluções disruptivas e funcionais na maior vitrine do segmento da América Latina, que retoma as atividades presenciais neste ano. Para participar, as startups com tecnologias e modelos de negócio emergentes em segurança, interessadas em expor soluções de impacto para o mercado nacional ou global de segurança eletrônica, devem se inscrever no site: (https://startup.abese.org.br/). As oito selecionadas serão anunciadas oficialmente no dia 27 de maio.

F – Profissionais de Limpeza

A Fundação Uniabralimp proporciona oportunidade para equipes de limpeza se capacitarem e se certificarem no setor de limpeza profissional. Os cursos visam orientar sobre os procedimentos técnicos, equipamentos e produtos corretos para a higienização adequada dos diversos tipos de ambientes, além de capacitar sobre gestão e certificação na área. Condomínios, clínicas e hospitais, instituições de ensino, comércios, shoppings, hotéis, supermercados, restaurantes e segmentos que demandam serviços de limpeza, tanto quanto, todo o mercado de limpeza profissional, podem se beneficiar com os cursos oferecidos. As capacitações visam orientar sobre os procedimentos técnicos, equipamentos e produtos corretos para a higienização adequada dos diversos tipos de ambientes, além de capacitar sobre gestão e certificação na área. Outras informações, acesse (https://uniabralimp.org.br/cursos.asp).

G – Educação Financeira

Estima-se que apenas 21% dos brasileiros tiveram educação financeira até os 12 anos de idade. Foi olhando para este desafio que nasceu o Rich Son Bank, um banco digital voltado para toda a família, que está pautado em dois pilares principais: educação financeira e investimento em longo prazo. Se a criança quiser um brinquedo novo, que custa R$ 150, cria um ‘Porquinho Digital’. Ela estipula esse valor e começar a guardar o dinheiro que recebe mensalmente dos pais. Quando o montante é atingido, o porquinho quebra e a criança pode usufruir desse dinheiro para realizar o seu desejo. O Rich Son Bank também traz oportunidades para que os pais invistam no futuro dos seus filhos, por meio de aplicações mais rentáveis que a poupança, como o CDB. Saiba mais: (http://richsonbank.com.br/).

H – Viagens e Turismo

A ABAV Nacional abriu o credenciamento que garantirá para associados ABAV, agentes de viagem, visitantes, assessoria de imprensa, imprensa, criadores de conteúdo e influenciadores de turismo e viagem a participação na ABAV Expo 2022, que acontece no Centro de Conveções de Pernambuco, em Recife, de 21 a 23 de setembro. A expectativa é que compareçam mais de 30 mil participantes, além de importantes players do turismo do Brasil e do mundo, uma oportunidade de conexão, novos negócios, networking e muitas capacitações. Os profissionais podem se inscrever gratuitamente pelo site (www.abavexpo.com.br).

I – Vendas de Veículos

Com 270.560 unidades licenciadas, o mês de abril (19 dias úteis) registrou alta de 14,5% no número de emplacamentos diários, na comparação com março (22 dias úteis), segundo dados da Fenabrave. Com isso, o Setor fechou o mês próximo da estabilidade, em relação a março, apenas com ligeira queda, de 1,1%. Já no comparativo com abril de 2021, houve retração de pouco mais de 6% e, no acumulado do ano, a queda é de cerca de 7,2%. Os emplacamentos de veículos eletrificados cresceram 15,3% sobre o mesmo mês do ano passado e já registram alta de 78,4% no acumulado do ano, somando 13.010 unidades no período. As motocicletas registraram o melhor desempenho de todo o Setor no acumulado dos quatro primeiros meses do ano e a demanda continua alta. Fonte: Fenabrave.

J – Marca mais Valiosa

O Itaú continua sendo a marca mais valiosa do País. Em 2021, o banco atingiu um valor de mercado de US$ 8 bilhões. As informações são do BrandZ Brasil 2021/22, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. A edição contempla 50 empresas que atuam em 15 categorias diferentes. A amplitude reflete a diversidade da economia do País e fornece informações a respeito dos negócios que fazem o mercado circular. Os três principais setores, por exemplo, são Banco (com US$ 19,5 bilhões de valor), Bebidas Alcoólicas (US$ 18,1 bilhões) e Varejo (US$ 10,2 bilhões). As análises completas do ranking BrandZ Marcas Brasileiras Mais Valiosas, estão no site (http://www.kantar.com/campaigns/brandz/brazil).

K – Serviço Público

O Poupatempo foi eleito pelo Datafolha como “Melhor Serviço Público de SP”. Gerenciado pela Prodesp, o mais bem-sucedido programa do Governo do Estado de São Paulo conquistou a láurea ao receber 12% das menções na pesquisa. Essa é a oitava vez que o Poupatempo é reconhecido pela população. Para premiar as marcas e atividades mais citadas pelos participantes do estudo, o Datafolha considerou fatores como qualidade do serviço, atendimento, localização e propaganda, entre outros. Para este ano de 2022, o Plano de Expansão do Poupatempo receberá mais de R$ 45 milhões entre investimento e custeio. A rede deve ganhar 100 novos postos em mais 100 municípios paulistas que hoje ainda não oferecem atendimento, totalizando cerca de 200 unidades em pleno funcionamento.