Negócios em Pauta 22/03/2016

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 21 de março de 2016

A – IRPF Solidário

A legislação prevê a possibilidade de que parte do imposto de renda seja revertida ao FIA – Fundo para a Infância e Adolescência de municípios e estados brasileiros. Desde modo pessoas físicas que declaram pelo formulário completo podem direcionar sua doação até o limite de 6% a projetos aprovados pelos conselhos que fazem a gestão dos recursos do FIA. Quem não conseguiu se organizar para fazer a doação no ano passado pode aproveitar e fazer a declaração para doar o limite de até 3%, pelo próprio programa da Receita dentro do prazo estipulado para o envio da declaração, dia 29 de abril. Os fundos que recebem esses recursos são geridos e administrados pelos Conselhos de Direito da Criança e Adolescente, órgãos formados por representantes do poder público e instituições da sociedade civil que trabalham na promoção e defesa de crianças e adolescentes

B – Viagem de Conhecimento

O desejo por viagens que fujam do lugar comum e ofereçam uma experiência que vá além da visita a um destino é cada vez maior. Para atender a essa demanda, a Latitudes elaborou um roteiro temático que promete explorar os lugares contemplados de uma forma especial, muito além das belezas e pontos turísticos consagrados. Com o tema “História e Gastronomia nos Grandes Impérios da Ásia”, a Latitudes Private Jet Expedition aposta no turismo além do óbvio, como uma experiência de vida. Nesta volta continental pela Ásia, de 13 de outubro a 3 de novembro de 2017, com início e término em São Paulo ou Rio, o roteiro é exclusivo: em uma única viagem os participantes terão a chance de conhecer a cultura, história e gastronomia de países asiáticos e capitais que abrigaram alguns do mais impressionantes impérios do mundo. Saiba mais em (www.latitudes.com.br) ou tel. 3045.7740.

C – Estágio na AGU

O CIEE está com inscrições abertas para formação de cadastro reserva destinado ao programa de estágio da Advocacia Geral da União (AGU), em várias cidades do País. Podem participar estudantes dos cursos de administração de empresas, ciências contábeis, direito, educação física (bacharelado e licenciatura), jornalismo, nutrição, psicologia, publicidade e propaganda e, também, de tecnologia em gestão de recursos humanos e tecnologia em gestão pública. Ainda, podem participar estudantes do ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA). O processo seletivo é composto por prova objetiva sobre conhecimentos gerais (exceto para o curso de direito, que terá avaliação diferenciada) e entrevista. Inscrições devem ser realizadas até terça-feira (22), no site (www.ciee.org.br).

D – Antecipar o Voo

A TAM Linhas Aéreas torna disponível mais uma comodidade: a partir do computador ou celular, os passageiros que já realizaram o check-in poderão fazer a antecipação do seu voo doméstico sem custos ou taxas no mesmo dia do voo original. Para isso, basta o cliente acessar o site (www.tam.com.br) e escolher a opção “Antecipe seu voo”. A antecipação do voo está disponível apenas para voos que ocorram no mesmo dia da viagem original e com a mesma origem e mesmo destino, sem alteração de aeroportos. Em 2014, a companhia implementou este sistema nos totens de autoatendimentos dos aeroportos.

E – Lentes de Resina

O Grupo Hatsu, especialista em soluções óticas, acaba de lançar no país a Lenscope, empresa que traz para o Brasil a tecnologia japonesa de lentes de resina mais finas do mundo. Desenvolvidas pela Tokai Optical, a tecnologia de lentes asféricas 1.76 permite a fabricação de lentes 2 vezes mais finas do que as lentes de resina comuns. O processo para a compra das lentes é simples. O consumidor realiza a compra e envia a receita oftalmológica pelo próprio site da Lenscope, que imediatamente produz suas lentes no Japão. O consumidor então envia sua armação para Lenscope, que realiza a montagem das lentes, e seus óculos são entregues direto na casa do comprador. Para mais informações, acesse (www.lenscope.com.br).

F – Curtir a Natureza

Localizado a 45 minutos de Puerto Vallarta, chegar em Yelapa só é possível de barco. Mas é uma viagem que vale muito a pena. Localizada no extremo sul da Bahia de Banderas, essa antiga vila de pescadores, cujo nome significa “lugar onde as águas se juntam”, na língua indígena dos Purepechas, reserva características únicas e se tornou um dos pontos mais cobiçados do Pacífico. Esta pequenina cidade explora a luz solar para se manter funcionando. Eletricidade, carros ou estradas aqui não existem. E esse é o charme do lugar. Restaurantes e hotéis iluminam suas mesas à luz de velas. Os habitantes locais e alguns visitantes iluminam o caminho com lanternas. Saiba mais em (www.visitmexico.com).

G – Preservação da Água

Os parques nacionais do Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina) organizaram uma ação conjunta de sensibilização ambiental para hoje (22), Dia Mundial da Água. Servidores, concessionários, entidades e parceiros das duas unidades de conservação estão unidos pela limpeza do Rio do Iguaçu. A ação está concentrada em três pontos: Trilha das Cataratas (lado brasileiro), montante (parte superior) e jusante (parte inferior) das Cataratas do Iguaçu. A atividade começou às 8h00 e vai até às 17h00 de hoje. A programação está mobilizando cerca de cem pessoas e dez embarcações. O objetivo da iniciativa é informar e sensibilizar funcionários do parque, turistas e comunidade do entorno das unidades de conservação sobre a preservação ambiental, com destaque para o elemento água.

H – Foto-figurinhas

Baseado em estudos e trabalhos realizados junto a profissionais de pedagogia, educação e fotografia, com o intuito de proporcionar a interatividade entre os participantes enquanto enriquecem relações, o estúdio Central Pix traz ao mercado o Sticker Pix, um álbum de foto-figurinhas personalizado para escolas de ensino, acampamentos, escolinhas de esportes, famílias, empresas e lembranças de aniversario! Personagens caracterizados com diversidades físicas e sociais especialmente desenvolvidos para este projeto, podem abordar assuntos como sustentabilidade, acessibilidade e curiosidades sobre a cultura do nosso País. Essa brincadeira divertida e lúdica, de colecionar, trocar e socializar por meio de figurinhas, cria laços e eterniza momentos. Mais informações em (www.centralpix.com.br).

I – Relatos e Histórias

Quinzenalmente, toda terça às 8h30, acontece a websérie Ponto de Vista com uma nova mensagem. O objetivo da nova ação é mostrar relatos e histórias sobre a importância da educação para os executivos de diferentes segmentos nacionais. Temas como: qual a relevância da educação para sua empresa, como a educação mudou a sua vida e tendências educacionais, estão presentes na nova websérie. Inaugurando o primeiro episódio da série, há um bate um papo com a Diretora de Capital Humano e Sustentabilidade da Masisa, Patricia Pires. Para essa primeira temporada contará com os seguintes entrevistados: Antonin Bartos Filho, CEO da Co_labore; Soraya Bahde, Diretora de Gente e Gestão da Alelo e Rogerio Zampronha, CEO da Vestas. Saiba mais em (https://www.youtube.com/channel/UCzyzkg_P1kSw08yPtLp24aQ).

J – Embelezamento da Face

O ano mal começou e a Sóbrancelhas, rede referência em embelezamento do olhar e da face, anuncia a abertura de oito novas lojas apenas neste mês. Em 2015 a rede encerrou o ano com 120 unidades, e em menos de três meses a marca já fechou mais de 20 novos contratos de franquias para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o segmento de beleza ficou em terceiro lugar na composição de faturamento do franchising que apresentou um crescimento de 8,3% em 2015, comparado ao ano anterior. O investimento para franquias da Sóbrancelhas varia de R$ 90 mil a 160 mil, com três opções de negócios: Quiosque, Loja Tradicional e Truck. Outras informações você obtém no site (www.sobrancelhasfranquia.com.br).

K – Portfólio de Produtos

Depois de se estabelecer como líder do setor e preferida dos brasileiros para as receitas do dia a dia, a Friboi anuncia a reestruturação da sua marca e o aumento do portfólio com novas bandeiras, que passam a atender também aos consumidores que buscam carnes diferenciadas, além de ao setor de food service. Agora, a Friboi agrega valor aos tradicionais cortes de confiança da marca própria, que passam a caminhar lado a lada, com os títulos: Reserva Friboi, para quem busca uma carne selecionada e com cortes diferenciados; Maturatta Friboi, indicada exclusivamente para churrasco; Do Chef Friboi, carne destinada ao mercado de food service, e Angus Friboi, cortes certificados pela Associação Angus, que garante uma maciez única para os momentos mais que especiais. São espaços para a comercialização de toda a oferta de cortes e o aproveitamento de todos os tipos de boi existentes no mercado nacional.

L – Créditos na NF Paulista

Você que pede a inclusão do número de seu CPF na nota fiscal após suas compras, agora tem um aliado na hora de resgatar seus créditos junto ao programa da Nota Fiscal Paulista. O aplicativo Créditos NFP mostra ao usuário qual o saldo disponível, além de notificar de novos créditos e possibilitar o saque automático para a conta corrente. Lançado pelo administrador Victor Harada, objetiva auxiliar o cidadão a consultar e ser lembrado de sacar seus créditos disponíveis. Hoje são mais de 4,5 bilhões de reais não são resgatados e anualmente cerca de 700 milhões de reais expiram e voltam para os cofres públicos. Basta baixar o aplicativo e efetuar login com o CPF e a mesma senha para acessar o site da Nota Fiscal Paulista, para ter acesso ao seu saldo disponível. Havendo saldo disponível, o usuário pode solicitar o saque para sua conta corrente. Veja em (http://creditosnfp.com.br/).

M – Consumo Consciente

A Consul, marca de eletrodomésticos pioneira no desenvolvimento de soluções bem pensadas e criativas, lança hoje (22), Dia Mundial da Água, uma página na web exclusivamente dedicada ao consumo consciente de água. A iniciativa, que tem por objetivo conscientizar os consumidores sobre o uso do recurso, conta com dicas cotidianas que incentivam a mudança de hábitos em prol da economia. Entre as curiosidades apresentadas estão a diferença da quantidade de litros de água utilizada na lavagem de louça no formato manual e com o uso da lava-louças, de que maneira é possível reaproveitar a água utilizada na lavadora para a limpeza da casa, qual é a quantidade de água gasta durante um banho curto e um demorado e, também, o uso de bacias sanitárias com descarga de válvula e de caixa. Acesse: (www.consul.com.br/consumobempensado).

N – Ruas e Shoppings

O Só Coxinhas, marca especializada em coxinhas que anunciou a expansão por franquias no final de 2015, inicialmente apenas com food trucks, disponibiliza agora novos formatos de negócios com lojas físicas para ruas e quiosques para shoppings. Disponíveis para empreendedores das regiões sul, sudeste e centro oeste e com investimento inicial que varia entre R$ 170 mil (quiosque) e R$250 mil (loja), o negócio tem faturamento bruto médio entre R$ 60 mil e R$ 65 mil e retorno estimado entre 18 e 24 meses. A opção por kombis customizadas continua disponível com investimento inicial de R$130 mil e faturamento bruto médio de R$35 mil por mês. Mais informações em (www.socoxinhas.com).