Negócios em Pauta 30/12/2022 a 03/01/2023

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

A – ONG italiana inaugura casa de acolhimento em Fortaleza

A ONG italiana Nuovi Orizzonti inaugurou uma casa de acolhimento diurno de crianças e adolescentes de áreas pobres de Fortaleza, que oferecerá refeições e um projeto educacional. Com participação dos adultos das comunidades, o Cittadella Cielo quer combater a pobreza educacional. Segundo a responsável pela ONG, Dania Bucciarelli, a ideia da criação da casa é para evitar que os menores entrem em uma vida de crimes, especialmente, na questão do tráfico de drogas, tendo um “espaço seguro” de convivência. ação faz parte do Progetto Emaus, que há alguns anos já vem sendo desenvolvido no Ceará. A ONG está presente no Brasil desde 2001 com diversos centros de acolhimento, além da doação fixa de cestas básicas para mais de 400 famílias pobres. A ONG ainda depende de doações para atuar plenamente e, para quem tiver interesse em ajudar, a contribuição pode ser realizada pelo site (www.nuoviorizzonti.org) (ANSA).

B – Imóvel Usado

O preço médio do metro quadrado dos imóveis usados, vendidos em novembro na cidade de São Paulo, aumentou 20,78% em comparação com outubro, maior alta em 12 meses contados desde dezembro de 2021, e a consequência direta dessa elevação foi a queda de 24,84% nas vendas de casas e apartamentos. O mercado de locação residencial também teve redução no volume de imóveis alugados e aumento dos preços dos aluguéis, mas em escala menor do que no segmento de venda. Segundo a pesquisa feita pelo CreciSP, com 248 imobiliárias da Capital, a locação de casas e apartamentos encolheu 1,58% entre outubro e novembro e o aluguel novo aumento em média 1,31%.

C – Atacado Alimentar

Com o ritmo de aberturas mais intenso de sua história, o Assaí Atacadista acaba de quebrar um novo recorde para o atacado alimentar brasileiro. A rede concluiu o seu plano de expansão deste ano com 60 inaugurações de lojas somente em 2022 (no ano anterior, foram 28 lojas abertas). A marca foi atingida com a inauguração, na quinta-feira (29), do Assaí Abolição, em Campinas. O resultado supera o guidance de 58 aberturas previstas para até dezembro e estabelece um novo marco para o segmento. Apenas no 2º semestre, foram 52 inaugurações — ou uma abertura a cada 4 dias, o que evidencia a forte capacidade de execução da Companhia, que encerra 2022 com 263 lojas em operação e uma área de vendas superior a 1,3 milhão de m².

D – Próximo Técnico

Cogitado para ser o substituto de Tite na seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, confirmou na quinta-feira (29) que não recebeu nenhuma sondagem. Após a precoce eliminação da pentacampeã nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, o nome de Ancelotti ganhou força na imprensa como o mais provável substituto de Tite, mas a novela parece bem longe de estar acabando “Se eles estão interessados, não me ligaram, mas se realmente estiveram, eu agradeço”, comentou o italiano em uma entrevista coletiva. Um dos treinadores mais vitoriosos do futebol europeu, Ancelotti já havia afirmado à “Radio Anch’io Sport” que só deixaria a equipe espanhola se fosse demitido. O contrato do italiano com o Real Madrid é válido até 30 de junho de 2024.

E – Manobras Radicais

Pela primeira vez na história, motociclistas de um Globo da Morte vão fazer manobras radicais a mais de 50 metros de altura. A apresentação está programada para a próxima quarta-feira (4), no topo do maior painel de LED em Rooftop da América Latina, o Floripa Square, que fica junto à Avenida Beira-mar Continental, em Florianópolis (SC). A ousada e impressionante marca objetivada pelo Mirage Circus ao tentar estabelecer os recordes brasileiro e mundial da “mais alta apresentação de Globo da Morte” está planejada para ocorrer em pelo menos três tentativas. O evento, que vai marcar o lançamento do circo do ator Marcos Frota, é de alta complexidade e com inúmeros desafios técnicos a serem superados (www.miragecircus.com.br).

F – Código Florestal

Foi publicada nesta semana a MP que altera o prazo para adesão ao Código Florestal. O proprietário ou possuidor do imóvel rural terá 180 dias para aderir ao programa após ser convocado pelo órgão competente estadual ou distrital. A mudança ocorreu pois a adesão requer que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) do imóvel rural tenha passado pela análise prévia dos órgãos estaduais e distrital. No entanto, as unidades federativas não terão condições de concluir as análises dos cadastros dentro do prazo previsto em lei. Desta forma, os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente apresentaram a proposta de alteração do prazo de adesão para evitar o risco de o proprietário/possuidor de imóvel rural ser responsabilizado por não ingressar no programa.

G – Testagem de Viajantes

O governo da Itália cobrou que a União Europeia exija a realização de testes de Covid-19 em todos os passageiros provenientes da China, país que vive uma explosão dos casos nas últimas semanas. “Ordenamos o exame para todos aqueles que chegam da China, mas isso só será eficaz se for feito em toda a UE. Esperamos que a UE queira operar nesse sentido”, disse a premiê Giorgia Meloni na quinta-feira (29), em sua coletiva de imprensa de fim de ano. A declaração chega em meio ao temor na Europa de um aumento no fluxo de turistas chineses, uma vez que o gigante asiático vai liberar viajantes internacionais da exigência de realização de quarentena a partir de 8 de janeiro (Ansa).

H – Bons Ventos

Durante a alta temporada, período que vai do dia 1º de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, aproximadamente 2 milhões de passageiros devem passar pelo BH Airport, demonstrando a progressiva evolução na movimentação em relação aos anos anteriores, apesar dos reflexos da pandemia nas operações. Na alta temporada 2021/2022, o BH Airport recebeu cerca de 1,8 milhão de passageiros. No mesmo período de 2020 para 2021, o fluxo foi de cerca de 1,3 milhão. A previsão é de que o mês de janeiro de 2023 atinja o mesmo índice de dezembro deste ano, movimentando um número aproximado de 1 milhão de passageiros. O crescimento é de 25% no comparativo com janeiro de 2022. Já em relação ao mesmo período pré-pandemia (janeiro de 2020), esse índice representa uma retomada de 94%.

I – Venda de Imóveis

Dados do levantamento realizado com 18 empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, em parceria com a FIPE, apontam um crescimento de 12,9% no total de novos imóveis vendidos no Brasil de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, 122.738 unidades foram comercializadas nos nove primeiros meses deste ano. As boas vendas do setor são puxadas pelo segmento de Médio e Alto Padrão, que acumula uma alta de 84,3% no período. Nos nove primeiros meses de 2022, foram comercializados 35.193 imóveis do tipo, e que representou 29,2% de todos os empreendimentos vendidos no Brasil. Por sua vez, os empreendimentos do Casa Verde e Amarela (CVA) foram responsáveis por 70,8% de todos os imóveis vendidos no Brasil no período, somando 85.199 empreendimentos comercializados.

J – Maior Brinde

Fim do ano é mais do que época das comemorações para a Cereser. A marca que representa as grandes celebrações dos brasileiros acaba de bater o recorde mundial do maior número de pessoas brindando em um vídeo em corrente. A campanha “O Maior Brinde de Todos”, desenvolvida pela agência CDR+, foi auditada pelo Guinness World Recards™. A ação contou com a participação de centenas de pessoas das mais diversas regiões do país que, erguendo a taça de Cereser para celebrar a vida, apoiaram a marca em busca desse recorde para o Brasil. A ideia era refletir a proposta da Cereser, que é expandir o ato de celebrar ocasiões especiais além das festas tradicionais, como o Natal e Réveillon. Confira em (https://www.youtube.com/watch?v=EQQ_ECxUwuI).

K – Qualidade no Atendimento

O Grupo DPSP, união das bandeiras Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, finaliza o ano com 70 novas lojas inauguradas em diferentes locais do Brasil, ultrapassando a marca de 1440 unidades das duas bandeiras. A 70ª loja aberta em 2022 é uma nova Drogaria São Paulo na cidade de Taboão da Serra, localizada na Região Metropolitana de São Paulo. As novas unidades foram implantadas em sete estados, com destaque para a estreia no Mato Grosso, onde as cinco primeiras lojas da Drogaria São Paulo chegaram a Cuiabá. A rede também cresceu na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. No total, 49 cidades passaram a contar com os serviços da Drogarias Pacheco ou da Drogaria São Paulo. Saiba mais em: (https://www.grupodpsp.com.br/).