Negócios em pauta 21/08/2015a

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A – Cadastro Rural

Muitos produtores tem encontrado dificuldade no preenchimento do Cadastro Ambiental Rural. Tanto que, embora o prazo dado pelo Ministério do Meio Ambiente para o cumprimento da lei vencesse em maio último, até agora somente 57,27% das propriedades estão regularizadas. Para que os proprietários de imóveis rurais possam cumprir sem problemas o novo prazo, estipulado até maio de 2016, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) oferece em seu portal de educação a distância (http://ead.senar.org.br/ ) um curso gratuito, ensinando o passo a passo do CAR. As matrículas estão abertas para todo o Brasil e as aulas da primeira turma começam no próximo dia 25.

B – Estágio Sem Fronteiras

A TIM está com inscrições abertas para mais uma edição do programa Estágio Sem Fronteiras. A operadora – vice-líder do setor de telefonia móvel e uma das 15 maiores empresas do país – busca jovens inovadores e interessados em seguir carreira em um dos mercados mais concorridos do Brasil. As vagas são para estudantes de cursos das áreas de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas, em diferentes Estados, com início imediato e formação de banco de talentos. Há vagas para Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Pará. Estudantes de outras cidades, no entanto, podem participar e aguardar por novas oportunidades no banco de talentos da operadora. Inscriçãões no site (www.tim.com.br/estagiosemfronteiras).

C – Dia do Coração

O Incor promove a campanha “Dia do Coração”, aberta ao público, neste sábado (22), das 10h00 às 16h00, na Praça Padre Charbonneau (Alto de Pinheiros). Serão quatro estações de orientação multiprofissional, através das quais os participantes terão medição de pressão arterial, orientação nutricional, dicas de atitudes antiestresse e uma oficina de atividade física para relaxamento e vigor físico. Serão distribuídas 200 senhas de acesso.

D – Proteção à Privacidade

Um dos assuntos mais relevantes do momento, a proteção à privacidade e aos dados pessoais, será discutido por especialistas nacionais e internacionais durante a 6º edição do Seminário promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O evento, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro, no Blue Tree Towers Premium Morumbi, com inscrições gratuitas e limitadas, é voltado a profissionais da área jurídica e da comunidade técnica, além dos interessados em discutir o tema. As inscrições podem ser realizadas por meio do site (http://seminarioprivacidade.cgi.br).

E – Equipamentos Agrícolas

O Banco do Brasil lança novo modelo de relacionamento com revendas de máquinas, equipamentos agrícolas e caminhões. Trata-se da Esteira Agro BB, pela qual as revendas passam a acolher, gerir e acompanhar, na internet, as propostas de financiamentos dos bens que comercializam. Para se habilitar, a revenda precisa formalizar contrato de Correspondente Comercial Agro com o BB. O fluxo de informações é totalmente digital. O objetivo é, sobretudo, garantir agilidade na liberação dos recursos de investimentos do Plano Safra, em benefício de toda a cadeia produtiva do agronegócio. Com o apoio da Anfavea e da Fenabrave, a meta do BB é cadastrar, até o final de 2015, mais de mil revendas para operação com a Esteira Agro BB.

F – Setor Sucroenergético

A 23° edição da maior feira do setor sucroenergético do mundo, a Fenasucro & Agrocana, acontece entre os próxcimos dias 25 e 28, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho. O evento, que é a principal vitrine tecnológica do setor, apresentará tendências e alternativas para toda cadeia produtiva da cana-de-açucar. São esperados mais de 33 mil visitantes que poderão conferir as novidades de mais de 1000 marcas reunidas no evento que abrange cinco setores: Agrícola, Fornecedores Industriais, Processos Industriais, Transporte e Logística e Energia. Devido à importância da cogeração de energia, esta vertente ganhou espaço exclusivo na edição deste ano. Mais informações em (www.fenasucro.com.br).

G – Turismo Industrial

A prefeitura de São Bernardo do Campo realiza um modelo de programa turístico que já é praticado em regiões de grande concentração de empresas pelo mundo, como Japão, França e Estados Unidos. É o turismo industrial, que objetiva abrir as portas das empresas para grupos interessados em conhecer as unidades produtivas. A Scania oferece uma programação intensa para seus visitantes que inclui a imersão nos processos produtivos das fábricas de motores, transmissão, cabines e chassis. Ao término da programação. A visita à Scania normalmente fecha a programação semanal, sempre realizada em dois períodos, e tem como principal público-alvo os estudantes. Para participar, entre em contato com a prefeitura pelo e-mail ([email protected]).

H – Exposição Histórica

Como parte das celebrações de seu aniversário de 459 anos, o bairro da Mooca ganha, a partir deste final de semana, um espaço que homenageia a história e desenvolvimento de toda a região. Concebido como um museu temporário e com conteúdo exclusivo construído em parceria com o Museu do Imigrante e o Portal da Mooca, a “Villa da Mooca” estará localizada na Praça de Eventos do Mooca Plaza Shopping, onde permanece até o dia 31. No local uma exposição com fotos do começo da construção do bairro, vídeos, réplicas de ícones da Mooca, além dos troféus conquistados pelo tradicional clube da Rua Javari, o Juventus. Outras informações (www.moocaplaza.com.br).

I – Educação para a Sustentabilidade

O Instituto 5 Elementos acaba de abrir as matrículas para 30 vagas disponíveis do “Curso Educação para a Sustentabilidade”, um dos mais procurados dentro da grade da instituição pela metodologia de ensino e abrangência da programação e do público que pode atingir: professores, estudantes universitários, gestores ambientais dos setores público e privado e cidadãos das mais variadas áreas que estão cada mais engajados e conscientes sobre as principais questões que afetam o meio ambiente, e desejam contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento de soluções. O curso visa dar suporte aos participantes na elaboração de projetos em Educação Ambiental. Outras informações em (www.5elementos.org.br).

J – Estagiários para a Caixa

A Caixa Econômica Federal abriu inscrições, por intermédio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), para o processo seletivo de estagiários de nível médio e técnico. A seleção se destina à composição de cadastro reserva, com distribuição de vagas em todas as regiões do país. O cadastro tem validade de seis meses, com possibilidade de prorrogação. Os estudantes serão convocados na medida em que houver encerramento dos contratos vigentes ou quando houver oferta de novas vagas nas unidades. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de setembro, no site CIEE (www.ciee.org.br).

K – Brasil Após Ajustes

Walter Russell Mead, do Conselho de Relações Internacionais dos EUA; Giovanni Pengue Filho, da Artesp; André Laport, do Goldman Sachs; Rodrigo Mariano, da Apas; Zeina Latif, da XP Investimentos; Frederico Araújo Turola, da Pezco Microanalysis; e João Sampaio, ex secretário de Agricultura do Estado, são alguns dos convidados da Semana de Economia e de Relações Internacionais, realizada pela FAAP. Em discussão o Brasil depois dos ajustes previstos pela equipe econômica do ministro Joaquim Levy e os possíveis cenários para o país e seu relacionamento com o mercado externo. O evento, aberto ao público, começa nesta segunda (24) e termina na sexta-feira (28). Inscrições ([email protected]) ou tel. 3662-7352/7355.

L – Liderança à Distância

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) em parceria com a Harvard Business Publishing, apresenta seu novo programa de aprendizado virtual, o IATA Aviation Leadership Development Program. A plataforma foi construída para o ensino de técnicas de capacitação e aprimoramento para gestores e potenciais líderes do setor aéreo. O curso, ministrado por especialistas da Harvard Business School, é dividido em três módulos com duração de quatro semanas cada. Entre os principais tópicos estão Liderança e Influência, Excelência Operacional e Mentalidade Global & Colaboração. Interessados em participar do webinar devem se inscrever no site (www.iata.org).

M – Saúde Financeira

Nesta terça-feira (25), às 8h30, Ivan Emerik, palestrante e consultor em finanças, ministrará no CIEE uma aula para quem quer saber como evitar que a crise financeira afete as contas da casa. Mesmo quem não entende nada de bolsa de valores, alta do dólar e balança comercial, pode assistir. Emerik é especialista em finanças pessoais e dará dicas sobre como equilibrar o orçamento doméstico nesse período de inflação e de crédito mais caro. A palestra Saúde financeira sem mistérios será realizada nos Auditórios Ernesto Igel e Mario Amato (R. Tabapuã, 540). Inscrições obrigatórias e gratuitas em (www.ciee.org.br/portal/eventos).

N – Comunicação Interna

Acontece no dia 22 de setembro, no Espaço Cinema do CCBB (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro), a 6ª edição do Seminário da Comunicação, com o tema: “A Comunicação Interna e sua contribuição para a geração de valor para as grandes organizações”. O evento contará com a participação de executivos de comunicação das empresas AccorHotels, Embraer, Bosch, NET e Santander, que apresentarão cases de comunicação interna, buscando destacar a importância do engajamento. Inscrições e mais informações em (www.megabrasil.com.br).