Negócios em Pauta 15/08/20165

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A – Bens no Exterior

A Lei n° 13.254 possibilita a regularização do patrimônio detido no exterior, extinguindo a punição de crimes como sonegação fiscal, evasão de divisas e “lavagem” ou ocultação de bens, mediante o pagamento de 30% sobre o valor. O assunto será tema do debate Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária, promovido pela Associação dos Advogados de Paulo (AASP), nesta segunda-feira (15), às 19h00. Objetiva discutir as principais mudanças, as implicações legais e a eficiência da lei de regularização de bens no exterior. Convidados: secretário adjunto da Receita, Paulo Ricardo de Souza Cardoso; procurador da República, Rodrigo de Grandis; advogado criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira; e o tributarista Hamilton Dias de Souza. Informações: (www.aasp.org.br/edelei).

B – Produtos Químicos

O Sinproquim acaba de lançar o Guia da Indústria de Produtos Químicos do Estado de São Paulo, um registro inédito das atividades do setor em toda a sua diversidade de composição, estrutura e de produção. Com informações de 695 empresas de diversos segmentos, em sua maioria de pequeno e médio portes, o Guia traz dados como a catalogação de mais de 1.000 grupos de produtos fabricados por indústrias da área. O trabalho é estruturado por empresas, por produtos e por municípios. A publicação traz também a história da indústria química paulista. Além de informações sobre as principais matérias-primas e aplicações, localização e contatos, assim como indicadores econômicos. Mais informações: (www.sinproquim.org.br).

C – Construção de Marcas

Denise Lee Yohn, especialista internacional em construção de marcas, autora do best-seller “O que Grandes Marcas Fazem: Os Sete Princípios da Construção de Marca que Separam o Melhor do Resto” (Jossey-Bass), estará em São Paulo no próximo mês de setembro. Ela vai falar para cerca de 5 mil empresários sobre como os consumidores estão mudando a paisagem dos negócios no mundo inteiro (e como essa mudança afeta o Brasil). A apresentação acontece durante a 14ª edição do Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente – Conarec, que será realizado nos dias 13 e 14 de setembro, no Hotel Transamérica, tendo como tema central “Consumidores mudando empresas”. Mais informações: (http://conarec.com.br/novo/).

D – Patrimônio Industrial

A Fundação Hermann Hering e o Museu Hering promovem, nos próximos dias 18 e 19, o 2º Seminário Interdisciplinar em Museologia, sobre o patrimônio industrial. Reunirá especialistas, representantes de instituições públicas e privadas, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema. Dentre os palestrantes, Fabio Hering, irá falar sobre a trajetória, construção e preservação da marca Hering. Também serão debatidas estratégias de ações relacionadas ao patrimônio industrial, planos técnicos e estratégias para estabelecer referências para iniciativas de preservação, uso público e valorização do patrimônio industrial. O evento é gratuito e se dará no Centro de Memória Ingo Hering, em Blumenau. Informações tel. (47) 3321-3340 ou ([email protected]).

E – Evento Beneficente

No dia 2 de setembro, às 20h00, o Hospital Dom Antonio de Alvarenga realiza o evento beneficente Noite Solidária do Programa Saúde e Alegria, no Salão Nobre do Clube Atlético Ypiranga, onde toda arrecadação será destinada à manutenção das atividades do Programa Saúde e Alegria, o aprimoramento e a ampliação dos serviços prestados às crianças de baixa renda e suas famílias. Os convidados acompanharão atrações como o show de stand up comedy do humorista Rafael Cortez, apresentações de dança da Escola Dançare ao som da banda de samba Músicos do Bem, além de jantar Finger Foods, sorteios de prêmios e um grande encerramento com a bateria da Escola de Samba Imperador do Ipiranga. Venda de ingressos: tel: 2163-1810 ([email protected]).

F – Feira de Profissões

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP – Parque CienTec – recebe nos proximos dias 18 a 20, a 10ª edição da Feira USP e as Profissões da capital, destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. O evento reúne unidades de ensino e pesquisa da USP, distribuídos em estandes com alunos e professores que atuam como monitores e esclarecem as dúvidas dos estudantes do ensino médio e dos vestibulandos sobre os cursos oferecidos e as diferenças entre eles, carreiras e profissões, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, conteúdos programáticos e as especializações. A participação gratuita, mas para controle de fluxo é sugerido que os interessados façam inscrição prévia no site (www.prceu.usp.br/uspprofissoes).

G – Formação de Dramaturgos

Estão abertas as inscrições para a 9ª turma de novos autores do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. O curso contínuo e gratuito é voltado para a formação de jovens dramaturgos. A coordenação é da jornalista e dramaturga Marici Salomão e, a assistência, do diretor César Baptista. Contempla aulas, orientação de projetos de escrita, workshops, leituras dramáticas e bate-papos com profissionais brasileiros e convidados britânicos do cenário teatral. As aulas começam no primeiro semestre de 2017 e serão realizadas sempre às terças-feiras, das 19h00 às 22h00, no Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso. Outras informações: (www.sesisp.org.br/dramaturgia)

H – Marcas e Consumidores

É necessário ter boas ideias e aproximar cada vez mais a marca do consumidor. Para falar sobre o assunto, o Grupo de Líderes Empresariais; a Editora Referência; com curadoria do jornalista Adonis Alonso; promovem o 7º Fórum de Marketing Empresarial, de 2 a 4 de setembro, no hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá. O evento, que conta com a participação de cerca de 400 líderes do setor, destacará o empenho de grandes empresas em um momento de recessão e a nova perspectiva para o crescimento. A conquista de novos consumidores, políticas e sociais, por meio de diversas estratégias de marketing, serão trazidas e amplamente debatidas por empresários e especialistas do setor. Saiba mais em: (www.forumktempresarial.com.br).

I – Gestão de Riscos

Prevenir e mitigar inúmeras ameaças corporativas é um dos maiores desafios atuais de empresas públicas e privadas na era da globalização e um dos principais quesitos para se tornar competitivo. As soluções são complexas e serão expostas e debatidas por Doug Anderson, diretor do The Institute of Internal Auditors, principal entidade de auditoria do mundo, durante sua participação como keynote speaker na 37a edição do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna. Na conferência, que acontecerá de 25 a 28 de setembro, no Transamérica Expo Center, Doug vai falar sobre os novos riscos corporativos e trará detalhes quanto a revisão para a aquisição da certificação ISO 31.000. Mais informações: tel. 5095-4045 ([email protected]) ou (www.conbrai.com.br).

J – Avaliação de Vinhos

Após inscrição e coleta de 241 amostras provenientes de cinco estados brasileiros, a 24ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2016, passará pela etapa de Degustação de Seleção. Entre os próximos dias 18 e 25, 90 enólogos convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), entidade promotora do evento, passarão pelo Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, onde degustarão as amostras para selecionar as 30% mais representativas desta safra. Além de ser uma experiência sensorial, a Degustação de Seleção é um momento para os profissionais se integrarem e trocarem conhecimentos por meio de suas impressões sobre os vinhos. Mais informações (www.enologia.org.br).

K – Diversidade Chinesa

Entre os dias 12 a 14 de setembro, no Transamerica Expo Center, acontece a China Home Life Brasil 2016, com a presença de mais de 400 fabricantes chineses dos setores: eletrodomésticos; utensílios domésticos; têxtil e vestuário; móveis; iluminação, artigos para o lar e materiais de construção. Cabeleireiros, fabricantes de perucas e compradores de cabelo bem como acessórios também encontrarão grande variedade de produtos comercializados nos principais países do mundo. Para fazer negócios com os fabricantes chineses, é possível agendar uma reunião no site (www.chinahomelife.com.br), na área de Matchmaking, um sistema de agendamento onde os visitantes poderão pré-agendar um encontro com vários expositores.

L – Economia Colaborativa

Apostando em um novo conceito de atuação num mercado altamente competitivo, a Surya Brasil, líder e pioneira no cuidado com os cabelos de maneira natural, orgânica e vegana, firma parceria com a Bioart Biocosméticos, marca inovadora de cosméticos e maquiagens a base de argila, tapioca e cristal de quartzo da castanha – matérias-primas brasileiras – natural, orgânica e vegana. O objetivo é levar qualidade de vida, saúde, beleza natural e conceitos de sustentabilidade ao consumidor final, apostando na economia colaborativa. São empresas que compartilham a mesma filosofia de verdade, qualidade, seleção de ingredientes diferenciados, amor pelos animais e preservação do meio ambiente. Saiba mais em (http://bioart.eco.br/pt).

M – Compra de Remédios

Que tal pesquisar preços de medicamentos, comparar as opções em farmácias diferentes e, ainda por cima, receber o pedido onde você estiver? Agora isso é possível graças ao recém-lançado aplicativo HelpRemédios, que ajuda o usuário a comprar medicamentos mais baratos, comparando preços e garantindo a economia em um período de crise. Disponível nas plataformas iOS e Android, faz com que os usuários pesquisem e encontrem medicamentos com as melhores opções de preço. Trabalhando com a localização das farmácias, o aplicativo disponibiliza opções mais próximas, possibilitando que o usuário retire o medicamento no balcão da farmácia escolhida ou receba onde estiver. Para mais informações acesse: (www.helpremedios.com.br).

N – Maratona de Programação

No dia 8 de outubro, o Tribunal de Contas do Estado realizará o 2º concurso cultural Hackathon. O evento estará sob o formato de um Game Jam, evento que reúne programadores, designers gráficos, profissionais e estudantes ligados ao desenvolvimento de jogos em uma maratona de desenvolvimento, ideias, criatividade e inovação. O desafio é desenvolver um jogo eletrônico educacional sobre o tema de combate à corrupção para o público infantil com idade de 7 a 12 anos incompletos. O objetivo é mostrar às crianças como identificar atos de corrupção em sua realidade. Mais informações: (http://www4.tce.sp.gov.br/hackathon/).