Negócios em Pauta 01/02/2022

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

A – Em 1948 a Citroën lançava um veículo para todos

O compacto da Citroën é cultuado não apenas por colecionadores mas por toda uma geração que entendeu o que era poder ter um meio de transporte individual, acessível, versátil e confiável. O modelo deveria permitir que as massas substituíssem o cavalo e a carruagem por um veículo robusto, útil e acessível, capaz de transportar quatro pessoas e 50 kg de bens agrícolas – sobretudo ovos, que não poderiam se quebrar durante a viagem – a uma velocidade de 50 km/h, sobre estradas lamacentas e não pavimentadas. Os primeiros protótipos deveriam ser revelados em outubro de 1939, mas o 2CV foi atrapalhado pela eclosão da II Guerra Mundial. A Citroën manteve o estudo do 2CV às escondidas e sua estreia ocorreu em 7 de outubro de 1948, em palco que não poderia ser outro, o Salão de Paris, centro de uma Europa que estava prestes a ser reconstruída.

B – Geração de Negócios

Com eça hoje (1º), São Paulo Expo, a ABIMAD, principal feira de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina e a única do setor focada em negócios, reunindo os maiores nomes da indústria do mobiliário, acessórios e artigos de decoração para apresentar as novidades e as principais tendências para um público seleto de lojistas do Brasil e do exterior. Baseado “Ressignificar, Comunicar, Inspirar e Revelar”, o evento vai até o dia 4, (sexta-feira) e contará com a participação de mais de 120 expositores, distribuídos em uma área de 50 mil m², com a expectativa de receber mais de 10 mil visitantes. Inscrições e mais informações: (https://www.abimad.com.br/).

C – Área de Tecnologia

O Banco Safra abriu inscrições para a edição de 2022 do seu Programa Technee. Jovens talentos que buscam evoluir na área de tecnologia podem se inscrever a no site (https://technee.across.jobs/). O programa tem duração de 2 anos e objetiva atrair, desenvolver e acelerar a carreira de profissionais para assumir posição de futuros especialistas nas estruturas TI do Banco Safra. Para isso, os technees vivenciam uma jornada de desenvolvimento composta por cursos voltados à formação técnica, bem como projetos estratégicos transversais nas principais áreas de tecnologia, com aprendizado na prática. Entre os requisitos, experiência mínima de três anos na área de tecnologia e nível pelo menos intermediário em inglês.

D – Telha Fotovoltaica

A Eternit acaba de receber o registro do Inmetro para a primeira telha fotovoltaica de fibrocimento do Brasil, batizada de Eternit Solar. Após testes executados no Instituto de Energia e Ambiente da USP, o novo modelo agora está certificado sob o registro 008434/2021. O produto passou por um processo de adequação na geometria a fim de permitir a incorporação das células fotovoltaicas. O peso da telha permanece praticamente o mesmo, permitindo instalação em estruturas pré-existentes, sem necessidade de modificações no telhado. Desenvolvido desde 2020, a Eternit Solar passou por um processo de adequação na geometria a fim de permitir a incorporação das células fotovoltaicas. Saiba mais em: (www.eternit.com.br).

E – Embaixadores de Saúde

O Programa Brasileiro de Embaixadores de Saúde Planetária, do IEA-USP, está selecionando alunos de graduação e pós de universidades públicas e privadas a fim de criar uma rede de estudantes para desenvolvimento de atividades voltadas à disseminação dos conceitos de “saúde planetária”. Trata-se de um movimento que visa abordar a questão da sustentabilidade e da vida humana no planeta sob uma ótica integrativa, transdisciplinar e global. Os embaixadores construirão sua rede e desenvolverão habilidades organizacionais e de liderança. A participação é gratuita e normas de participação estão em: (http://saudeplanetaria.iea.usp.br/wp-content/uploads/sites/581/2022/01/edital_001_2022.pdf).

F – Pérolas em Alta

As pérolas voltaram com tudo em 2022, deixando de lado sua fama de moda ultrapassada, o item se tornou cool e está em alta entre as tendências do ano pelo mundo afora. Batizada de Pearlcore nome em inglês que, em tradução livre, significa que as pérolas estão por todos os lados estando presente de forma repaginada nas roupas, maquiagens, unhas e claro, nos acessórios através de composições freshs, que unem o clássico atemporal com a criatividade e ousadia dos dias atuais. A tendência aparece em diferentes estilos de semijoias, desde as tradicionais até modelos com toques ousados, como em um mix de pedras coloridas, com resinas e em combinações com correntes. Saiba mais em (https://gazinsemijoias.com.br/).

G – Mercado de Adquirência

A Entre Investimentos, empresa que assessora o desenvolvimento de estruturas personalizadas de investimento em títulos públicos, cotas de fundos e participações em outras empresas, anuncia a aquisição da operação da norte-americana Global Payments no Brasil, líder em tecnologia de pagamentos com mais de 26 bilhões de transações anualmente e 3,5 milhões de clientes em 38 países. A compra marca a estreia da companhia no mercado de adquirência, em que pretende ampliar a oferta de soluções tecnológicas mais eficientes e acelerar os negócios por meio de parcerias estratégicas. A operação brasileira passa a chamar-se Entre Payments.

H – Impactos da Ômicron

Com o aumento dos casos de contaminação, devido a chegada da Ômicron, atividades ligadas à Economia Criativa e ao Turismo, que vinham apresentando recuperação, voltaram a ser impactadas e precisam adotar uma série de medidas para reduzir o risco de contaminação dos funcionários e conseguirem se manter operando. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que a chegada da nova variante tem causado preocupação junto aos empresários. “Já estão sendo afetados alguns segmentos da Economia Criativa e Turismo. É o caso, por exemplo, do cancelamento de voos e transportes para a população, ou o receio dos consumidores de frequentarem ambientes mais fechados como teatros e museus”, comenta.

I – Jovens Lideranças

Estão abertas as inscrições para a sétima edição do ProLíder, iniciativa do Instituto Four, programa voltado para a formação de jovens lideranças e o desenvolvimento de empreendimentos de impacto social e iniciativas de caráter público. São esperados para o programa empreendedores e lideranças públicas que querem melhorar o Brasil por meio da criação de iniciativas de impacto. A instituição sem fins lucrativos, apoiada pelo empresário Jorge Paulo Lemann, já formou mais de 240 alunos em todo o país ao longo das 6 edições – desde vereadores até empreendedores, passando por secretários municipais, lideranças indígenas, quilombolas e empreendedores sociais, com igualdade de gênero e diversidade regional. Os interessados podem obter mais informações e se inscrever no site (www.programaprolider.com.br).

J – Parque Aquático

Obras, investimentos, melhorias. Certamente são ações que muitas empresas deixaram de fazer com a pandemia. Mas, na contramão do momento atual da economia, o parque aquático Thermas Water Park, localizado em São Pedro (SP), está investindo quase R$ 500 milhões. Numa área de mais de 40 mil m², entre Resort e extensão de estacionamento, serão construídos quatro prédios de cinco andares, com 465 apartamentos mobiliados de 42,63 m² cada, com quarto, cozinha, sala e banheiro. Numa área de lazer exclusiva, haverá lobby, restaurante, parques aquáticos, ofurôs, espaço kids, playground, academia, sauna, SPA, bar, lojas, cinemas, salão de jogos, mirante e piscina coberta e aquecida. Isso gerando nos próximos anos, cerca 200 empregos diretos e mais 900 empregos de forma indireta. Saiba mais: (www.thermas.com.br).

K – Consolidação da Matemática

Qual a origem dos grandes grupos de pesquisadores em matemática no Brasil? Que dificuldades foram enfrentadas e como as superaram? Responder a questões como essas e abordar a história da consolidação da matemática brasileira é o objetivo de uma mesa redonda que acontecerá no próximo dia dia 8 (terça-feira), a partir das 14h. Promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, a iniciativa será transmitida pelo canal ICMC TV no Youtube, é aberta a qualquer pessoa interessada e não demanda inscrições prévias. “Na situação atua, uma conversa sobre o histórico de consolidação da matemática brasileira, além de servir como uma lição, pode incentivar os mais jovens e soprar um ar de esperança”, explica um dos organizadores da mesa redonda, o professor Ali Tahzibi, do ICMC. Para assistir, basta acessar: (icmc.usp.br/e/ef5f8).