Negócios em Pauta 21/05/2020

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 20 de maio de 2020

A – Retomada da Autoestima

A Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, lançou a plataforma de venda digital “Sou Sócia”, válida para todo o país. A ferramenta oferece a possibilidade para qualquer pessoa se tornar vendedor do portfólio de produtos da empresa. Todo o processo ocorre de forma virtual, ancorado pelo e-commerce da rede. Além do apoio com a oferta de renda extra para os participantes, também visa trazer novos clientes para o canal de vendas da varejista. É uma das iniciativas do “Movimento Volta por Cima”, com foco na retomada da autoestima e da confiança da mulher. Saiba mais em: (www.marisa.com.br/sousocia).

B – Vencimento no Feriado

Sempre que se aproxima um feriado prolongado fica a dúvida quanto ao pagamento das faturas com vencimento durante esse período. O @proconsp orienta sobre os direitos dos consumidores. A quitação de uma conta com vencimento em um feriado ou fim de semana, para que não tenha incidência de encargo ou multa, deve ser efetuada no próximo dia útil. É o que estabelece o Artigo 1º da Lei 7089/83. Caso o consumidor não efetue o pagamento no primeiro dia útil subsequente, os juros de mora só poderão ser cobrados a partir deste dia útil. Lembrando que ponto facultativo é considerado dia útil (www.procon.sp.gov.br).

C – Qualificação Profissional

O Governo de SP abriu inscrições para mais 10 mil vagas do Novotec Virtual. São oito opções de cursos online e gratuitos de qualificação profissional do programa, voltado exclusivamente para os jovens do ensino médio da rede pública estadual. As inscrições são feitas pelo site (www.novotec.sp.gov.br) até o dia 31 de maio. E essa é mais uma forma de reforçar as necessidades de aprendizagem desses estudantes, especialmente nesse período de isolamento social. A novidade é que, além desses cursos, quem já realizou inscrição em uma das modalidades do Novotec tem ainda a oportunidade de fazer um curso de inglês por meio da plataforma EF – Education First.

D – Motocicleta Exclusiva

O Presidente da Ducati Motor Holding, Claudio Domenicali, anunciou que a exclusiva motocicleta Ducati Panigale Superleggera V4 já está em produção e agora segue para testes finais. O novo modelo Superleggera V4 é a produção mais poderosa e tecnologicamente avançada já fabricada pela Ducati e será produzida como uma edição limitada de apenas 500 motocicletas numeradas individualmente. É a única motocicleta de rua do mundo com chassi, braço oscilante e rodas de fibra de carbono, aerodinâmica extrema com duas asas (biplano), e uma relação potência/peso de 1,54 hp/kg na configuração do kit de corrida – uma equação recorde para uma motocicleta de rua. No Brasil o novo modelo já pode ser encomendado numa das concessionárias Ducati.

E – Room-Office no Hotel

A Accor otimizará parte do total de quartos de 23 hotéis, de marcas econômicas, midscale e premium, operados pela empresa na Grande São Paulo, para oferecer o serviço Room-Office. A nova proposta vai transformar quartos de hotéis abertos na capital paulista em espaços privados de escritórios para profissionais autônomos e colaboradores de pequenas, médias e até grandes empresas que buscam um espaço reservado, tranquilo e seguro para suas atividades profissionais. O novo serviço começa a princípio em São Paulo, mas será estendido às demais praças da América do Sul dentro das próximas semanas, com escritórios para até duas pessoas. Para saber mais acesse: (http://all.accor.com/brazil/thematic/room-office.pt-br.shtml).

F – Hospitais de Campanha

Como medida emergencial, para auxiliar o tratamento dos pacientes contaminados pelo coronavírus, os governos de SP e Rio construíram em abril cinco hospitais de campanha. A Termomecanica auxiliou a construção dessas unidades com o fornecimento de tubos de Cobre para a Air Liquide, indústria química do setor de gases medicinais e industriais, responsável por montar toda a estrutura do fornecimento de gases medicinais e oxigênio, essencial para o tratamento de pacientes em estágios avançados da doença. Foram fornecidas, mais de 20 toneladas de tubos de Cobre para a Air Liquide. A parceria entre as duas empresas foi primordial para agilizar o funcionamento dos hospitais, que foram construídos em tempo recorde.

G – Novas Tecnologias

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, lança a plataforma BrfHub, canal de conexão da empresa com o ecossistema de inovação aberta do Brasil e do mundo. Com inscrições até o dia 31 de maio, a área de inovação possui uma equipe de especialistas responsáveis pelo contato e seleção dos participantes, além da gestão dos projetos selecionados. O BrfHub conta com etapas para a seleção de parceiros, que inclui um pitch day, uma semana de imersão, o próprio projeto piloto e a apresentação dos resultados. Os selecionados poderão receber uma proposta para integrar a tecnologia à cadeia da BRF. As inscrições podem ser feitas pelo link: (https://brfhub.com/pt/desafios/).

H – Ventiladores Pulmonares

Um dos grandes desafios no esforço de combate à Covid-19 é a pouca disponibilidade de ventiladores pulmonares. Movida pela urgência de ajudar a sociedade no enfrentamento desse problema, a Petrobras está apoiando o Senai e a CNI no trabalho de recuperação de ventiladores mecânicos em todo país. Com investimento de R$ 1 milhão, a expectativa da companhia é viabilizar a restauração de no mínimo 100 equipamentos. Nessa força-tarefa de solidariedade, a Petrobras dará suporte a 39 centros de manutenção de ventiladores coordenados pelo Senai, distribuídos em 20 estados e no DF, dedicados a restaurar os equipamentos e a ajudar no tratamento de pacientes com Covid-19.

I – Especial Saúde

Para destacar os especialistas em saúde que estão compartilhando experiências e oferecendo informações confiáveis sobre a Covid-19, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, acaba de divulgar o ‘LinkedIn Top Voices da Saúde’. A lista traz 12 profissionais da área de saúde que estão usando o LinkedIn para compartilhar conhecimentos e promover conteúdos de qualidade, algo ainda mais essencial no momento atual. Há diretores de importantes hospitais, pneumologistas e uma coordenadora de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva.
Além de salvar vidas e apresentar soluções inovadoras para ajudar a combater a pandemia, esses profissionais lançam luz sobre as lutas que estão enfrentando (www.linkedin.com).

J – Documentário por Streaming

A Embaixada da Itália, em colaboração com os Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro, o Consulado da Itália em Belo Horizonte e a Pandora Filmes, vai exibir por streaming o documentário “Santiago, Itália”, de Nanni Moretti, a partir da sexta-feira (22), às 18h. Os interessados em assistir a obra, que terá transmissão gratuita e será legendada, devem enviar um e-mail para ([email protected]) até esta quinta-feira (21) para receber link e a senha de acesso. A obra ganhou o prêmio David di Donatello de Melhor Documentário de Longa-Metragem de 2018 e retrata a ditadura militar no Chile.

K – Medidas Governamentais

A KPMG disponibiliza em seu site uma página exclusiva direcionada ao público externo com informações relevantes das medidas governamentais e institucionais que estão sendo implementadas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, como resposta à Covid-19. Trata-se de um boletim atualizado com o objetivo de auxiliar os governos, a sociedade e o mercado com dados relevantes sobre diversos assuntos de interesse. Além de informações gerais, a página reúne dados sobre medidas tributárias, decisões relacionadas à proteção dos empregos, ações de estímulo econômicos e setoriais. Está disponível no link: (http://home.kpmg/xx/en/home/insights/2020/04/government-response-global-landscape.html).