Negócios em Pauta 19/12/2017

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

A – Trânsito nas Estradas

Em virtude das festas de final de ano e início das férias, aumenta o volume de carros em circulação nas rodovias e, em consequência, a possibilidade de congestionamentos. Para não ser pego de surpresa, o motorista conta com o ‘Espia Aqui’, um aplicativo para celular e tablet que ajuda a verificar possíveis pontos de engarrafamento. Está disponível no SP Serviços, a loja virtual criada pela Prodesp para o Governo do Estado, que permite visualizar a situação de vias como a Anchieta, Imigrantes, Anhanguera e Bandeirantes, entre outras. Ao todo, são mais de 50 rodovias do Estado.

B – Escola de Equitação

Os amantes do hipismo já têm programa para as férias. A Escola de Equitação da Sociedade Hípica Paulista proporciona em janeiro dois cursos de férias para crianças, adolescentes e adultos (sócios e não sócios). A escola vai oferecer dois períodos de curso. Do dia 8 a 13 de janeiro os alunos do nível I, II e III podem aproveitar as atividades, que incluem a nomenclatura e o manuseio de equipamentos, o manejo dos cavalos, limpeza da baia, encilhamento e colocação de ligas e é, claro, montaria. Entre os dias 15 e 20 de janeiro acontece o curso para os níveis intermediários e avançados. Inscrições e mais informações: tel. (11) 5504-6192 (www.shp.org.br).

C – Energia Sustentável

Após três meses de desenvolvimento e aceleração junto a especialistas do setor elétrico, consultores e mentores em inovação, a startup mineira Enercred, que oferece assinatura de energia renovável para o consumidor residencial, foi a grande vencedora do programa EDP Starter Brasil 2017. A Empresa conquistou o público com sua proposta de oferecer assinaturas de energia limpa, sustentável e a baixo custo para o consumidor residencial. Para isso, desenvolveu uma plataforma que compartilha créditos de energia gerados em uma usina renovável. Os valores chegam na forma de desconto na conta de luz. Saiba mais em: (www.edpstarterbrasil.com.br).

D – Especialização em Facilitação

A Echos – Escola de Design Thinking – acaba de lançar o curso Specialisation in Facilitation. O curso tem o objetivo de ensinar os participantes a facilitarem processos e projetos de inovação para aceleração da confiança e solução de problemas a partir do pensamento do design. A primeira turma começa dia 23 de março e termina em setembro de 2018. A proposta do novo curso é empoderar os participantes para que eles construam ambientes propícios para o surgimento de novas ideias a partir da abordagem do design. Outras informações: (https://escoladesignthinking.echos.cc/cursos/facilitation-specialisation/).

E – Material Didático

Todos os livros didáticos produzidos pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado, já estão disponíveis gratuitamente no site da instituição em (http://www.projetoguri.org.br/livros-didaticos/). O material reúne os conteúdos abordados no ensino coletivo de música nos polos da instituição, com sugestões de atividades e repertório, dicas e curiosidades musicais organizadas por renomados educadores musicais. A iniciativa facilitará o acesso de educadores e alunos ao conteúdo dos materiais que até hoje estavam disponíveis apenas nas versões impressas.

F – Cozinha Molecular

O Centro Europeu, escola de gastronomia com sede em Curitiba, está com as inscrições abertas para a sua pioneira especialização em Cozinha Molecular. Comandado pelo chef Fabio Mattos, um dos grandes nomes da gastronomia brasileira, o curso terá início no próximo dia 29 de janeiro e vai tratar da tendência que abriga “arte e ciência”, despertando nas pessoas o interesse em obter novas experiências gastronômicas, envolvendo aspectos sensoriais explorados por essa cozinha moderna e inovadora. A atividade é voltada para chefs de cozinha, nutricionistas, gastrônomos, estudantes de gastronomia e demais profissionais ligados ao segmento. Mais informações no site (www.centroeuropeu.com.br) ou pelo tel. (41) 3324-6669.

G – Método Bibliométrico

O Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP realiza o curso de difusão “Bibliometria: Teoria e Prática” no dia 22 de janeiro, das 8 às 17h. A bibliometria tem sido uma técnica difundida para realização da pesquisa acadêmica e com um grande potencial de publicação de seus resultados em periódicos de alto impacto. A técnica é útil na formação desde alunos de graduação, na fase de monografia, até mestrado e doutorado. O objetivo do curso é difundir os conhecimentos sobre a aplicação do método bibliométrico, sendo utilizados em aula os softwares VosViewer e Ucinet. Mais informações: (https://goo.gl/UwxrHn) tel. (11) 5525-5810.

H – Medicina Desportiva

Entre os dias 8 e 10 de junho, na Universidade Anhembi Morumbi – (Vila Olímpia), acontece o Congresso Paulista de Medicina Desportiva. Um dos focos do encontro será a discussão sobre novas tecnologias que podem ser aplicadas tanto em pessoas que praticam exercício físico de forma recreacional como em atletas amadores ou profissionais. Entre os temas que serão debatidos estão: síncope no atleta – desafios no diagnóstico; predição da fadiga – sonho ou realidade?; exercício seguro para o paciente diabético; e equipamentos para teste cardiopulmonar. Mais informações: (https://congressopaulistademedicinadesportiva2018.eventbrite.com.br) ou tel. (11) 3188-4252.

I – Dúvidas Jurídicas

Em um mundo no qual, cada vez mais, serviços tradicionais migram para a internet, os usuários passam a querer que a resolução de todos os seus problemas ou pendências sejam online, poupando o tempo que, anteriormente, era dedicado ao telefone ou no caminho para empresas ou escritórios para que tudo fosse resolvido. Desta forma, com o objetivo de sanar dúvidas da população de maneira gratuita, e servindo como ponte entre população e advogados, surgiu o Dubbio (www.dubbio.com.br). A plataforma permite que os usuários tirem todas as suas dúvidas diretamente com advogados de forma totalmente gratuita

J – Cidadania Tributária

Até o próximo dia 31, os contribuintes podem destinar 6% do Imposto de Renda devido aos Fundos de Diretos da Criança e do Adolescente, cujos recursos são utilizados para financiar ações sociais de promoção dos direitos do público infantojuvenil. Pela regra geral, pessoas físicas podem fazer a destinação, desde que realizem a contribuição dentro do chamado ano-calendário, ou seja, até o último dia do ano anterior à declaração. As empresas que operam sob o regime de lucro real também podem destinar 1% do tributo devido. Esta é uma maneira simples de tornar uma obrigação, que é o pagamento de imposto, em uma escolha cidadã.