Negócios em Pauta 13/04/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 12 de abril de 2021

A – Primeira Viagem

Há 27 anos, no dia 12 de abril de 1961, a humanidade atingia um feito histórico, que revolucionou a exploração espacial. Naquele momento, o cosmonauta russo Iuri Gagarin, 27 anos, se tornava o primeiro ser humano a chegar à órbita do planeta Terra, dando uma volta completa nele e retornando em segurança. A União Soviética manteve o plano em bastante sigilo, sendo revelado praticamente no dia do lançamento. Gagarin, que era major da Força Aérea na época da decolagem, entrou em uma cápsula de 2,3 metros e fez um voo de 1h48 minutos. Na transmissão por rádio, o russo soltou a famosa frase “Lá vamos nós!”, que se tornou quase padrão nos lançamentos, e disse ainda que “a Terra é azul”. Apesar do sucesso, há pouco tempo, foi revelado que alguns erros cometidos poderiam ter matado o cosmonauta, mas as falhas foram contornadas com sucesso (ANSA).

B – Alojamento e Alimentação

Os setores de serviços e do comércio do Estado de São Paulo somaram 47,6 mil empregos formais perdidos no acumulado dos 12 meses entre março de 2020 e fevereiro deste ano. O resultado é puxado pela queda das vagas celetistas dos serviços, que foi de 41.515 no mesmo período, impactado, por sua vez, pela pandemia e as medidas de restrição de circulação que voltaram a ser adotadas neste ano com o recrudescimento da pandemia. Os números fazem parte da pesquisa da FecomercioSP. A atividade que mais perdeu postos formais de trabalho foi a de serviços de alojamento e alimentação: ao todo, o saldo negativo foi de quase 104,6 mil vagas. Chamam atenção ainda os desempenhos ruins dos segmentos educacional (-36.019 empregos) e das artes, cultura, esporte e recreação (-11.604).

C – Complexo Enoturístico

Atendendo as solicitações de turistas e apreciadores de espumantes e vinhos de qualidade, e também para quem gosta de experiências marcantes, a Cooperativa Vinícola Garibaldi está retomando as degustações em seu complexo Enoturístico em Garibaldi/RS. Quem visitar o local poderá participar de roteiros como o ‘Degustação às Cegas’, o ‘Taça & Trufa’ ou ainda, conhecer a seleção de espumantes e vinhos da experiência “Uma história para Degustar”. E, de quebra, adquirir os rótulos da marca com diversas ofertas e promoções. A reabertura ocorre em conformidade com todos os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelos órgãos competentes. A Cooperativa Vinícola Garibaldi mantém o selo de Empreendimento Limpo e Seguro, certificando-se como ambiente que aplica e oferece os protocolos de higiene e proteção ao covid-19 a funcionários e visitantes, colocando a segurança e integridade de todos acima de qualquer experiência. Saiba mais: (www.vinicolagaribaldi.com.br).

D – Do AVC à Covid

A Associação Paulista de Neurologia promove, entre 27 e 29 de maio, o XIII Congresso Paulista de Neurologia. Conceituado no cenário nacional, será totalmente on-line, debatendo questões de relevância à prática diária e, em especial, ao enfrentamento da Covid-19, incluindo o pós e as sequelas neurológicas. Alguns dos principais professores da especialidade do Brasil conduzirão painéis sobre suas áreas de atuação, compartilhando conhecimentos e em interface com a audiência para esclarecimentos/debate. Compõem a grade científica, temas como acidente vascular cerebral (AVC); epilepsias; cefaleias; doenças periféricas musculares; distúrbios do sono; neuro-infecções; reabilitação; neuromodulação; doença de Parkinson; demências, entre outros. Inscrições, programação e outras informações em (https://doity.com.br/xiii-congresso-paulista-de-neurologia).

E – Área Gastronômica

O Instituto Gourmet, criado em 2014 para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional na área, inaugura sua nova unidade na Vila Mariana, em São Paulo. A partir desta sexta-feira (16), o público terá acesso a opções de cursos gastronômicos de curta e longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno com a gastronomia. Na grade de programação, os moradores do bairro e redondezas poderão encontrar cursos como: Confeiteiro e Cozinheiro profissional (sendo estes os que têm maior procura), Chef Mix, Cake Designer, Doceiro e Padeiro profissional, dentre outras opções. Durante a quarentena, todos os cursos serão ministrados on-line, via plataforma da franquia, com conteúdos práticos e teóricos. Saiba mais: (https://institutogourmet.com/).

F – Proteínas Vegetais

A Rio Branco Alimentos reforça seu compromisso com a inovação, a qualidade e a responsabilidade socioambiental e lança sua linha de produtos elaborados com proteínas vegetais. A nova marca, batizada de Club V, chega com o início da comercialização do primeiro item do portfólio: o hambúrguer congelado à base de planta (plant based). É preparado à base de proteína de origem vegetal, é rico em fibras e possui somente aromas naturais. A nova marca vai atender tanto a quem se tornou vegetariano, mas aprecia o sabor da carne, quanto àqueles que comem carne de origem animal, porém querem variar o cardápio, afirma o vice-presidente de Marketing e Vendas da companhia, Fábio Somogy Coelho.

G – Serviços Digitais

A Infosys, uma das líderes globais em consultoria e serviços digitais de última geração, está com mais de 100 vagas abertas para diferentes posições. A empresa busca por profissionais com conhecimento em dados (engenheiro, cientista, arquiteto) e desenvolvimento full stack. Os postos são para trabalho remoto e estão disponíveis também para pessoas com deficiência (PcD). A companhia atua com projetos nacionais e internacionais, assim, os candidatos podem ter chance de atuar em equipes globais sem sair do Brasil. Outro diferencial oferecido aos colaboradores são os treinamentos em diversas áreas por meio da plataforma LeX, Universidade Corporativa baseada em aplicativo, que permite a criação de trilhas de conhecimento com base no perfil do profissional. Características e detalhes das vagas estão disponíveis em (http://bit.ly/vagasInfosys).

H – Estagiários e Aprendizes

Enquanto os empreendedores buscam se reinventar durante a pandemia, jovens e adolescentes almejam uma oportunidade no mundo do trabalho. Atento ao cenário, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE otimizou processos internos, estabeleceu a assinatura eletrônica de contratos e estabeleceu processos seletivos online. Essas mudanças representam até 60% da redução de tempo de preenchimento de vagas e evitam deslocamentos de candidatos durante o período de pandemia. Ainda com o intuito de promover a contratação de jovens e adolescentes – faixa etária que mais sofre com a falta de oportunidades – a instituição filantrópica lançou a campanha “Traga sua Vaga para o CIEE”. A iniciativa desenha soluções para PMEs de acordo com a necessidade de cada empreendedor (https://portal.ciee.org.br/empresas/traga-sua-vaga-para-o-ciee).

I – Vagas de Estágio

O Grupo Carrefour Brasil está à procura de novos talentos para a sua segunda parte do Programa de Estágio 2021 – 1º semestre, e, dessa vez, focando exclusivamente na contratação de perfis minorizados, como mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTI+ e pessoas com deficiência. Com 30 vagas disponíveis em diversas áreas, as oportunidades são para trabalhar na matriz da rede, no Banco Carrefour e na diretoria de Vendas e Atendimento nas cidades de São Paulo ou Barueri. O processo seletivo será totalmente online e reforça as ações afirmativas da empresa e seu compromisso com a valorização?e o aumento?da diversidade e inclusão?em seu ecossistema. Inscrições: (http://www.99jobs.com/carrefour/jobs/
133106-programa-de-estagio-carrefour-2021-2-turma
).

J – Mokai Express

Marca referência no universo da culinária japonesa na região Sul do país, a Mokai Express, abre seu primeiro ponto de venda em São Paulo, no Brooklin. O restaurante terá atendimento exclusivamente por delivery e vai operar com a Kitchen Central, que faz parte do grupo americano Cloud Kitchens, tanto com a entrega expressa, como também com serviços de take-away, seguindo as limitações e os protocolos exigidos pelo cenário de saúde pública. Com nove anos de operação em Novo Hamburgo/RS, a empresa precisou reinventar-se ao longo do último ano em decorrência da pandemia. Buscando oferecer novidades para os consumidores o Mokai Express está expandindo-se. Acredita que São Paulo seja o principal destino para empreendedores em expansão, já que estamos falando da capital de negócios do Brasil (www.mokaiexpress.com.br).

K – Relacionamento para Lojistas

A CBC e a Taurus estão lançando o Programa de Relacionamento com o Lojista com o objetivo de aumentar a exposição, participação e expansão de suas marcas, por meio de uma rede de distribuição qualificada, com diferentes níveis e características em produtos e serviços. A meta do programa este ano é a qualificação de 350 lojas de um total de mais de 1.700 lojistas no Brasil, categorizando em três níveis diferentes: Platinum Partner, Diamond Partner e Gold Partner. Entre os requisitos para inserção do lojista no programa estão o oferecimento de serviços aos seus consumidores, como serviço de despachante, e para as categorias Platinum e Diamond, é requerido também que o lojista conte com stand de tiro no estabelecimento, para melhor experiência e conveniência de seus clientes. Os requisitos incluem também negociações comerciais e variam para cada uma das categorias (www.cbc.com.br).