Negócios em Pauta 07/07/2022

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 06 de julho de 2022

A – Bóson de Higgs voltando à ativa

Exatos 10 anos após a confirmação da existência do Bóson de Higgs, o acelerador de partículas LHC, da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), está voltando a explorar o mundo subatômico com colisões em energias nunca antes vistas. O Grande Colisor de Hádrons, maior acelerador de partículas já construído pela humanidade, entrou em seu terceiro ciclo de atividades, após ter passado os últimos três anos em manutenção. O LHC lançará feixes de partículas a velocidades próximas à da luz em um túnel de 27 km situado abaixo da fronteira entre Suíça e França, gerando colisões de até 13,6 trilhões de elétron-volts, número inédito para um experimento humano. O acelerador funcionará ininterruptamente por quase quatro anos, e os físicos estimam coletar o dobro da quantidade de dados obtida até agora (ANSA).

B – Atendimento Jurídico

A Defensoria Pública da União (DPU) acaba de lançar o DPU Cidadão no WhatsApp, para facilitar o acesso de assistidos aos serviços da instituição. O chatbot foi desenvolvido pelo Serpro e tem como proposta orientar o cidadão sobre documentos necessários, unidades da DPU e requisitos mínimos para obter o atendimento jurídico gratuito. A solução reforça a atuação da DPU em sua missão de defender os mais necessitados. O chatbot municia a população com informações em tempo real, assertivas e confiáveis. Para acessar é necessário salvar o telefone [55] 61 3318 7617 na agenda telefônica do celular e iniciar uma conversa. Outras informações: (https://www.dpu.def.br/).

C – Maior do Mundo

A Maturatta Friboi conquistou novamente o recorde de maior churrasco do mundo, com 52 mil porções de carne bovina servidas em um período de 8 horas de evento, realizado na última semana em Goiânia. O recorde teve o reconhecimento do Guinness World Records. O evento teve a presença de 56 mil pessoas. O responsável pela curadoria da preparação dos pratos foi do mestre churrasqueiro Fernando Rodrigues do Churras 366, além de uma equipe de 200 pessoas que comandaram entorno de 105 estações de churrasco do evento e ofereceram aos convidados cortes como picanha, ancho, costela, fraldinha, short ribs, alcatra e costela premium.

D – Objetos Postais

Os Correios realizarão, na terça-feira (12), em São Paulo, a venda de itens contidos em objetos postais classificados como refugo. Um objeto postal é classificado como refugo quando, cumulativamente, passa por tentativas de entrega, não é procurado pelo destinatário, nem pelo remetente e tem materializada a prescrição do prazo de direito à reclamação, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. A alienação dos mais de 97 mil itens ocorrerá em 10 lotes. Os objetos incluem peças de vestuário, utensílios de casa, equipamentos eletrônicos e de microinformática, acessórios para veículos, bijuterias, livros, brinquedos, entre outros. Para participar, deve se cadastrar em (https://www.licitacoes-e.com.br/aop/index.jsp). Ao concluir essa etapa, pessoas físicas e jurídicas conseguem enviar propostas de forma eletrônica para participar da disputa online.

E – Liderança Entre os SUVs

A Jeep® conquistou novamente no mês de junho a liderança do mercado de SUVs no Brasil, com 19,5% de participação no segmento e 11.659 unidades vendidas. Com esse resultado, a marca também garantiu a liderança no segmento SUV no acumulado do ano de 2022, com 20,7% de participação entre os utilitários esportivos e 65.617 carros vendidos. Considerando o mercado nacional total (veículos de passeio e comerciais leves), a Jeep fechou os seis primeiros meses do ano com 7,7% de participação, um crescimento de 0.4 p.p. em comparação ao mesmo período do ano passado. O Compass ainda marcou presença na lista dos dez modelos mais vendidos no primeiro semestre do ano, ocupando a sexta posição.

F – Capacitação de Creators

Estão abertas as inscrições para a primeira edição da “Academia Itaú de Criadores”, iniciativa desenvolvida em parceria com a consultoria Youpix para profissionalizar produtores de conteúdo por meio de um programa de capacitação gratuito. O objetivo é dar mais autonomia a quem atua em um mercado em grande ascensão: o de conteudistas para as redes digitais. O curso, totalmente online, será realizado no mês de agosto, em duas etapas, e é destinado para pessoas maiores de 18 anos, que tenham um projeto de conteúdo ativo em uma rede social com o mínimo de 10 publicações. Os interessados podem se inscrever pelo link (https://www.itau.com.br/academia-itau) até o próximo dia 13.

G – Aviação Executiva

Entre os dias 9 e 11 de agosto, acontece mais uma edição da Labace, a maior feira de Aviação de Negócios da América Latina. O evento, que faz parte do calendário mundial de aviação executiva, será realizado novamente no Aeroporto de Congonhas e vai reunir os principais fabricantes, fornecedores de produtos e serviços da aviação executiva. São esperados potenciais compradores, donos de aeronaves, pilotos, entre outros. Com a pandemia, a aviação executiva vive um boom em todo o mundo, com o aumento do número de operações (pousos e decolagens) e a chegada de novos usuários. Gente que experimentou a produtividade da aviação executiva na pandemia e agora não abre mão. Mais informações: (https://labace.com.br).

H – Metaverso e IA

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Festival de Inverno: Oportunidades do Dataverso para fomentar a cultura Data Driven no Brasil, promovida pelo Labdata FIA Business School. Além de ser gratuita, a programação, que começa nesta segunda-feira (11), e vai até o dia 28, está cheia de novidades como minicursos, round table com especialistas, palestras e bolsas de estudos. O festival vai proporcionar amplo conhecimento nas áreas da ciência de dados, arquitetura e engenharia de dados e vai ajudar muito as pessoas quem têm algum cargo que precisa utilizar e tomar decisões baseadas em dados. São quatro minicursos para introduzir às tecnologias voltadas à análise de dados para tomadas de decisões. Saiba mais: (https://lp.labdata.fia.com.br/festival-de-inverno-2022).

I – Coletores Solares

A Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (Abrasol) prevê crescimento, ao longo do ano, de 22% do número de postos de trabalho no setor, que emprega hoje 42 mil pessoas direta e indiretamente. Em 2021, a atividade havia admitido seis mil trabalhadores, em decorrência do aumento da demanda e das instalações. No ano passado, a quantidade de reservatórios de água comercializados pelo setor foi de 201.398 unidades, com crescimento de 18,1% na comparação com 2020, revela o engenheiro Luiz Antonio dos Santos Pinto, presidente da Abrasol. O volume de produção de coletores solares térmicos somou 1,81 milhão de metros quadrados, representando aumento de 28% em relação a 2020. Saiba mais em: (https://abrasol.org.br/).

J – Seleção de Startups

O Brain, centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom, está abrindo uma seleção de startups com soluções data driven e omnichannel. O objetivo é encontrar parceiros que atuem na camada de digitalização da experiência do cliente por meio de dados e informações de clientes, de maneira centralizada e segura, e que tenham interesse em constituir uma parceria com a Algar Telecom. Nesta edição do “Brain Open – Desafio Evolução Digital”, podem participar startups brasileiras e portuguesas que estejam, no mínimo, em fase de tração, com clientes ativos, modelo de negócios validado e renda recorrente. Inscrições até o próximo dia 27, pelo site (https://innovationlatam.com/ch/algar).

K – Festival Coreano

A vinda do grupo de K-Pop DKZ ao Brasil para duas apresentações no “K-Expo Weekend 2022”, que acontece no próximo fim de semana, é apenas uma das atrações do festival organizado pelo Centro Cultural Coreano no Brasil, neste sábado e domingo (9 e 10), no Bom Retiro (Praça Coronel Fernando Prestes, estação Tiradentes do Metrô), a partir das 15h, com entrada gratuita. Outras atrações serão a sessão de encontro de fãs com o cantor e ator Kim Woojim, que está no elenco da primeira série coreana produzida no Brasil, e a realização do concurso de “K-Pop World Festival”, que contará com a participação de 13 grupos finalistas vindos de Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza e Goiânia, além de São Paulo. Mais informações: (https://brazil.korean-culture.org/PT).