Negócios em Pauta 27/12/2018

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

A – Contra a Dengue

A Comissão Europeia acaba de conceder autorização de comercialização para Dengvaxia®, única vacina contra a dengue aprovada no mundo. Produzido pela Sanofi Pasteur, o imunizante está disponível no Brasil desde dezembro de 2015. A autorização para a introdução no mercado europeu segue a recomendação de 18 de outubro de 2018, do Comitê de Produtos Medicinais para Uso Humano (CHMP) da Agência Européia de Medicamentos, para aprovar o uso da vacina nas áreas endêmicas do continente. No Brasil, a Anvisa alterou a bula da vacina em agosto, com o objetivo de direcionar seu uso para pessoas que tiveram infecção prévia por dengue.

B – Energia Fotovoltaica

Encontrar uma maneira de economizar na conta de luz se tornou uma necessidade para quem não pode arcar com uma conta de luz muito alta no final de cada mês. Os sistemas de energia solar fotovoltaica para geração elétrica são a solução perfeita para isso, permitindo uma redução de até 95% na fatura através do sistema de créditos energéticos criado pela ANEEL como parte da regulamentação do segmento de geração distribuída. Desde então, esse mercado cresceu de forma exponencial, atingindo um público de mais de 45 mil brasileiros com sistemas conectados à rede elétrica, o qual ainda irá expandir, segundo as projeções da agência, para mais de 886 mil consumidores até 2024. Saiba mais em: (https://bluesol.com.br/).

C – Filmes Italianos

O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo promove o “Verão de Cinema”, um ciclo de exibição gratuita de filmes italianos. Os quatro longas serão exibidos no casarão do IIC, na Av. Higienópolis, às 19h dos dias 17 e 31 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro. O evento, organizado em colaboração com a Pandora Filmes e com a Pagu Pictures, trará “Happy Family”, de Gabriele Salvatores, “Sicilian Ghost Stories”, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, “La vita in comune”, de Edoardo Winspeare, e “A Ciambra”, de Jonas Carpignano. A programação pode ser conferida em: (https://iicsanpaolo.esteri.it/iic_sanpaolo/it/istituto/sala_stam pa/press_kit/verao-de-cinema-ciclo-di-cinema.html).

D – Ciclo para Startups

Em comemoração ao aniversário de um ano do StartOut Brasil, o programa anunciou que sofrerá alterações em 2019. O próximo ciclo de imersão será realizado em Santiago (Chile), com missão entre os dias 24 e 29 de março. O Chile é o melhor país para se iniciar um negócio na América Latina, de acordo com a última edição da Global Entrepreneurship Index – América Latina. “Iniciativas como o StartOut preparam empreendedores para se conectarem com mindsets globais e mercados internacionais por meio de consultorias, capacitações, mentorias e interações com os ecossistemas de inovação no mercado-alvo”, comenta Célio Cabral, Gerente da Inovação do Sebrae. Empresas interessadas no ciclo Santiago podem se inscrever, até o dia 7 de janeiro, em: (http://www.startoutbrasil.com.br/ciclo/santiago/).

E – Saldão de Natal

Os clientes do Pontofrio e da Casas Bahia poderão aproveitar os últimos descontos do ano durante o Saldão de Natal, que promete ofertas para acabar com os estoques nos poucos dias que antecedem o final do ano. As ações vão até o próximo dia 31, com descontos que chegam até 60% nos sites e aplicativos das marcas. Além das ofertas, o saldão trará uma grande variedade de produtos e condições especiais de pagamento. Neste ano, os clientes também poderão contar com a modalidade ‘Retira Rápido’, que permite que as compras no site e no app sejam retiradas na loja ou nos pontos específicos espalhados por todo Brasil. São mais de 7.500 pontos de retiradas, além das lojas próprias, como agências dos Correios e Lockers 24 horas, nos postos Ipiranga.

F – Compras via Mobile

Os consumidores estão comprando cada vez mais através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Um levantamento realizado pela Rakuten Digital Commerce, ecosistema de soluções para o comércio eletrônico, revelou que houve aumento expressivo nas compras via mobile neste fim de ano. A variação do volume transacionado, na primeira quinzena de dezembro de 2018, foi de 82%, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, as compras via desktop registraram queda de 4%. No ano passado, 22% das compras de Natal e Ano Novo foram realizadas através de dispositivos móveis, contra 78% em computadores e notebooks. Em 2018, os números passaram para 35% e 65%, respectivamente. Saiba mais: (https://digitalcommerce.rakuten.com.br/).

G – Estoques Adequados

Após duas altas consecutivas, o Índice de Estoques (IE) do comércio varejista paulistano caiu em dezembro, ao passar de 114,3 pontos em novembro para 112,3 pontos neste mês, queda de 1,8%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o IE registrou alta de 9%. Os dados são levantados pela FecomercioSP e captam a percepção dos varejistas sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas, variando de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação. O IE mostra comportamento condizente com a onda de otimismo, principalmente por causa dos resultados eleitorais, que, na visão do empresariado, é uma oportunidade para a retomada da economia.

H – Acampamento Especial

O Acampamento de Ano Novo na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, começa amanhã (28) e vai até terça-feira (1º), com entrada gratuita. O ponto alto do evento é a primeira missa do ano, à 0h05, após a contagem regressiva para o início de 2019. São esperadas 15 mil pessoas para os cinco dias. Além das palestras, oração do terço, Adoração ao Santíssimo Sacramento, missas e luau com Brais Oss, todas as noites, a partir das 21h, haverá show. Os convidados para animar a festa são: Eugênio Jorge, Suely Façanha, Davidson Silva, André Florêncio, Fátima Souza e Thiago Tomé. A programação completa está disponível no link: (https://eventos.cancaonova.com/edicao/acampamento-de-ano-novo-21/).

I – Recorde de Empregos

Os pequenos negócios registraram, em novembro, o décimo primeiro mês consecutivo de saldo positivo de empregos. Segundo os dados do Caged, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 69 mil empregos formais celetistas no país, enquanto o saldo apresentado pelas Médias e Grandes Empresas foi negativo (-9,2 mil empregos), ou seja, mais demitiram do que contrataram. O resultado é o melhor registrado para os meses de novembro dos últimos quatro anos, ficando abaixo apenas do saldo registrado em novembro de 2014. As MPEs que atuam no Comércio puxaram a geração de empregos no último mês, tendo sido responsáveis pela criação de mais de 68 mil novos postos de trabalho, segundo o Sebrae.

J – Índices de Segurança

O Estado de São Paulo registrou nos últimos 12 meses os menores índices de violência da série histórica, iniciada em 1995. Na avaliação do governador Márcio França, esses resultados foram possíveis “graças à dedicação e ao espírito público dos 111 mil policiais civis e militares paulistas”. A taxa de homicídios, por exemplo, caiu para 6,83 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Isso significa que São Paulo tem menos mortes violentas que cidades como Miami (11,57), Washington (16,15) e Chicago (24,07). Na média dos demais estados brasileiros o índice de homicídios fica acima de 26 para cada grupo de 100 mil habitantes. Ou seja, em São Paulo o risco de se morrer assassinado é quase 400% menor que nos demais estados brasileiros.