Negócios em Pauta 16 a 18/03/2024

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 15 de março de 2024

A – Inteligência artificial detecta animais selvagens na pista

Da mesma forma que um motorista pode hoje ser avisado de um engarrafamento ou um carro parado no acostamento, em algum tempo notificações poderão pular na tela do smartphone ou do computador de bordo do carro avisando, em tempo real, que um tamanduá, um lobo-guará ou mesmo uma anta estão atravessando a pista. Tudo isso sem que nenhum humano precise necessariamente ver esses animais antes nem acionar comandos para fazer os alertas. Para que algo assim se tornasse realidade, um passo importante era a construção de um modelo de visão computacional que detectasse, automaticamente, animais da fauna brasileira. O sistema foi criado por pesquisadores apoiados pela FAPESP e descrito na revista Scientific Reports. “Segundo as estimativas do centro, cerca de 475 milhões de animais são atropelados por ano nas estradas do país. Criamos, então, um banco de dados de espécies brasileiras e treinamos os modelos de visão computacional para detectá-las”, explica Gabriel Souto Ferrante, que realizou o trabalho como parte do mestrado no ICMC-USP, em São Carlos (Ag.Fapesp).

B – Olimpíada de Economia

A Obecon, Olimpíada Brasileira de Economia, está com inscrições abertas. A competição é gratuita e voltada para quem está cursando o Ensino Médio ou concluiu o terceiro ano em 2023. Para se inscrever, as escolas ou os próprios alunos podem acessar o site (https://obecon.org/Olimpíada). Em julho, os vencedores da competição viajarão para Hong Kong para representar o Brasil na International Economics Olympiad, uma olimpíada que reúne mais de 40 países e onde o Brasil é tetracampeão. Assim que se inscreverem, os alunos já podem fazer a prova da primeira fase, que é online. Depois, os aprovados farão uma segunda prova, mais complexa, ao vivo em videochamadas.

C – Melhores Cachaças

Já começaram a chegar as primeiras amostras de cachaças produzidas no Estado de São Paulo, que serão avaliadas pela comissão técnica do I Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista (Cachaça.SP 2024). As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de maio e estão disponíveis em: (https://www.agricultura.sp.gov.br/web/concurso-cacha%C3%A7a) . O concurso é uma iniciativa do Governo de São Paulo, com o objetivo de valorizar um dos mais emblemáticos produtos da cultura brasileira: a cachaça. Trata-se de um verdadeiro patrimônio cultural, social e econômico do nosso país e São Paulo se destaca como um dos principais produtores e exportadores da bebida feita de cana-de-açúcar.

D – Cabo Subaquático

A Entidade Administradora de Faixa (EAF) iniciou o lançamento do cabo de fibra óptica subaquática para implantação da Infovia 3, no leito do Rio Amazonas. A infraestrutura terá cerca de 600 quilômetros de cabo subaquático e vai interligar as cidades de Belém, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre e Breves, no Pará, a Macapá, no Amapá. Esta é a primeira de seis infovias que serão construídas pela entidade na Região Amazônica. O projeto faz parte do Programa Norte Conectado, criado pelo Ministério das Comunicações com o objetivo de expandir a infraestrutura de conectividade da região amazônica para atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário. Saiba mais em: (https://sigaantenado.com.br/quem-somos).

E – Máquinas e Serviços

O BNDES aprovou a criação de um novo produto, chamado BNDES Máquinas e Serviços, que oferece financiamento direto para a compra de máquinas e equipamentos e de serviços de alto valor agregado na mesma operação. A solução amplia o escopo de itens financiáveis e de clientes atendidos, mantido o valor mínimo de R$ 20 milhões para operações diretas. Além disso, o programa também financia a aquisição de serviços intensivos em conhecimento e/ou tecnologia. As empresas e entes públicos interessados devem estar habilitados junto ao Banco e solicitar o financiamento pelo Portal do Cliente. Mais informações em: (www.bndes.gov.br/maquinaseservicos).

F – Mulheres e Negócios

Na quinta-feira (14), em cerimônia na sede da ONU em Nova York, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil recebeu o prêmio de ‘Boas Práticas do Movimento Elas Lideram 2030’, concedido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. dos negócios. O Programa é uma iniciativa que visa apoiar e promover a internacionalização de empresas lideradas por mulheres, por meio de capacitações, mentorias, espaços de networking e eventos de promoção comercial. Realizado em parceria com dezenas de instituições e entidades setoriais, oferece suporte para que empreendedoras brasileiras possam expandir seus negócios para além das fronteiras nacionais.

G – Varejo Online

O mercado de e-commerce nacional recebe um novo impulso com o lançamento de um e-book inovador pela startup Vurdere. Este recurso digital, intitulado “Redefinindo Horizontes: A jornada transformadora no Varejo Online”, fornece perspectivas essenciais para profissionais e marcas que aspiram liderar no cenário digital em constante evolução. À medida que as compras online se solidificam como um hábito cotidiano, aumentando a concorrência no setor de varejo, torna-se fundamental compreender e satisfazer as expectativas dos consumidores, entregando experiências personalizadas e significativas. O e-book está disponível gratuitamente através do link (https://www.vurdere.com/lpebook).

H – Formação de Desenvolvedores (PCD)

A Sankhya, uma das principais desenvolvedoras de software de gestão empresarial (ERP/EIP), em parceria com a SoulCode, edtech brasileira de tecnologia educacional, abre inscrições para o Bootcamp Java Full Stack, exclusivo para pessoas com deficiência (PCD). O programa intensivo de desenvolvimento, totalmente online, ao vivo e gratuito, visa proporcionar inclusão digital e oportunidades reais de empregabilidade na área de desenvolvimento Java Full Stack para os participantes. O Bootcamp oferecerá 480 horas de conteúdo, ministrados ao longo de um período de 12 semanas. Saiba mais em: (https://soulcode.com/sankhya).

I – Manutenção de Software

A Prodesp publicou edital de convocação para pré-qualificar empresas interessadas em oferecer serviços de desenvolvimento e manutenção de software. Os prestadores participarão da disputa na modalidade de Pregão Eletrônico, do tipo menor preço. A opção, inédita, investe no aperfeiçoamento dos processos e também impulsiona o setor produtivo de TI – uma vez que torna a disputa mais justa e transparente, diversifica a concorrência e aumenta as chances para empresas de diferentes portes e segmentos participarem do certame e apresentarem suas soluções inovadoras à Companhia. As licitações serão realizadas ao longo do ano, e os interessados podem consultar o edital no link: (https://www.prodesp.sp.gov.br/fornecedores/editais-de-licitacao/)

J – CCBB Salvador

O Banco do Brasil e o Governo da Bahia assinaram acordo para a criação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Salvador. O BB investe em cultura há mais de 30 anos e o novo CCBB Salvador-Bahia, localizado no Palácio da Aclamação, em região próxima ao centro histórico da capital baiana, é o quinto aparelho cultural do BB, que possui demais centros no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Desde a fundação do primeiro Centro Cultural em 1989, no Rio de Janeiro, o BB posicionou-se como empresa de vanguarda na atuação em marketing cultural. Criados com o propósito de serem referência na área, os CCBB são, atualmente, espaços de excelência e pontos de atração de público.

K – Indústria do Alumínio

Nos dias 9 e 10 de abril, acontece no Hotel Unique, em São Paulo, o 9º Congresso Internacional do Alumínio, um importante fórum de discussões sobre tendências, desafios e oportunidades para a indústria do alumínio. Representantes da cadeia produtiva e consumidora da indústria do alumínio, especialistas, acadêmicos e autoridades governamentais vão compartilhar experiências e conhecimentos, inspirados pelo tema do Congresso: “Juntos, construindo um futuro de infinitas possibilidades e transformações”. Projeções de organismos internacionais apontam para uma tendência de aumento da escala mundial de produtos de alumínio na ordem de 40% até 2030. Mais informações
(https://congressoaluminio.com.br).