Negócios em Pauta 21/03/2023

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 20 de março de 2023

A – Redução no volume de resíduos transportados para aterros

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani (https://irani.com.br/) conquistou destaque pelas práticas relacionadas à economia circular, um dos compromissos da companhia com a sustentabilidade e os indicadores ESG, dentro da meta de zerar a destinação de resíduos não perigosos para aterros até 2030. No ano passado, apenas 7,7% de todos os resíduos gerados nas unidades da companhia foram transportados para os aterros de suas regiões, ante 9,45% em 2021. Assim, 8,8 mil toneladas deixaram de ser enviadas para aterros. Os subprodutos como carbonato de cálcio, lixívia de sabão, cinza grossa da caldeira e sucatas metálicas foram comercializados com fabricantes de fertilizantes agrícolas e substratos, químicas e de reciclagem na área siderúrgicas.

B – Tendências do Futuro

Em sua 5ª edição, o G.A.T.E. – Global Access Through Education: maior evento de educação internacional do Brasil, idealizado pelo Student Travel Bureau e realizado em parceria com o JK Iguatemi e que já recebeu um público de mais de 50 mil pessoas nos anos anteriores, acontece entre os dias 31 de março, 1 e 2 de abril. O evento traz ao país novas perspectivas sobre desenvolvimento pessoal e profissional com conteúdo que apontam para tendências do futuro. A abertura desta edição contará com uma Master Class exclusiva com Timo Gorner, vice-presidente do Disney Institute, que falará sobre Liderança que inspira – a visão Disney de excelência. Mais informações: (https://www.eventogate.com.br/).

C – Comércio Eletrônico

Graças às soluções de aceitação da Visa, milhares de empresas de todos os portes da América Latina e Caribe conseguem estabelecer uma presença online, seja em um ou em dezenas de mercados. Uma dessas soluções, a Cybersource, protegeu 1,4 bilhão de transações processadas na América Latina no ano fiscal de 2022, tornando as compras online mais seguras para os consumidores e as empresas da região¹. O foco da Cybersource é acelerar negócios online seguros, unindo credenciadores e estabelecimentos comerciais de micro, pequeno, médio e grande porte de toda a região para expandir a aceitação de pagamentos digitais no espaço de comércio eletrônico. Mais informações: (https://www.visa.com.br).

D – Apaixonados por Gastronomia

O DeliRec, rede social para os que apreciam a gastronomia, atinge mais de 3 milhões de visualizações nas receitas, um crescimento de 160% se comparado com os últimos seis meses. Além disso, em fevereiro, o número de usuários saltou para 1,6 milhão, o que corresponde a um aumento de 220% no último semestre. Já são mais de 8 mil criadores de conteúdo e 60 mil receitas para os usuários da plataforma consumirem e se deliciarem no dia a dia ou em datas comemorativas. O time do DeliRec pensa em melhorias e inovações para ajudar os usuários, por isso, o aplicativo está ainda mais acessível. Agora, é possível traduzir os conteúdos para até seis idiomas: inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e português. Saiba mais em: (https://www.delirec.com/).

E -Implementos Agrícolas

A DPaschoal apresenta o que existe de mais moderno e eficiente para máquinas, equipamentos e implementos agrícolas na Femec 2023, um dos principais eventos de Minas Gerais, que começa hoje (21) e vai até sexta-feira (24), no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia. Os pneus agrícolas são fundamentais para uma boa produção rural, mas no momento de sua compra, alguns fatores precisam ser avaliados com atenção, como compactação de solo, footprint, pressão aplicada e durabilidade. A Feira traz como tema “Agro ESG – Produção Sustentável que Valoriza as Pessoas”. Outras informações: (https://www.femec.com.br/).

F – Escavadeira Hidráulica

A Sotreq, uma das mais longevas e atuantes empresas de soluções em peças e equipamentos, acaba de trazer para o mercado brasileiro a escavadeira hidráulica Cat® 350 de 48 toneladas, produzida pela Caterpillar, fabricante líder mundial de equipamentos para construção e mineração, motores a gás natural e diesel fora-da-estrada, turbinas a gás industrial e locomotivas elétricas a diesel. O equipamento alia produtividade, eficiência e menor consumo de combustível com tecnologia avançada que propicia até 45% de aumento na eficiência do operador. Além disso, oferece tecnologia de fábrica, assistente de nivelamento, balança inteligente, tela digital e sistema hidráulico, entre outras inovações. Saiba mais em (https://sotreq.sotreq.com.br/escavadeiras).

G – Novos Parceiros

A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, está lançando uma página em seu site para pré-cadastro de novos fornecedores, com a finalidade de agilizar a comunicação entre as empresas interessadas em fornecer produtos e serviços específicos à empresa. A iniciativa permitirá maior eficiência, aproximação e inovação com novos parceiros na América Latina. A empresa procura por parceiros para trabalhar nas seguintes áreas: Atividades de instalação; Atividades de engenharia (sistemas, hardware e software); Suporte de teste e comissionamento; e Análise de dados. As empresas interessadas devem acessar (https://www.alstom.com/become-supplier-alstom-latin-america) e preencher o formulário de contato.

H – Mobilidade Urbana

Pensar na mobilidade urbana como um serviço essencial. Para fomentar um novo olhar para a questão, a Artemisia e a Fundação Grupo Volkswagen anunciam a segunda edição do programa ImpactaMOB: Inovação Aberta em Mobilidade Urbana, que irá selecionar e apoiar até três negócios de impacto alinhados à temática. As inscrições estão abertas. Os finalistas receberão recursos financeiros para subsidiar a implementação dos projetos-piloto e o apoio das organizações para o crescimento e a potencialização dos negócios. Mais informações e inscrições: (https://artemisia.org.br/impactamob/).

I – Ajuda no Orçamento

Com os preços em alta, cada vez mais famílias estão buscando soluções para economizar na hora de ir às compras. A pesquisa por preços mais baixos está fazendo com que consumidores procurem opções em que possam ajudar no orçamento do final do mês e levar o alimento para a mesa. Para ajudar os consumidores a economizar, a b4waste, foodtech brasileira, conecta varejistas com alimentos e outros produtos próximos à validade ao consumidor final interessado em comprar produtos pela metade do preço. A plataforma acaba de chegar ao Rio de Janeiro, ampliando a atuação da empresa, que já está nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte. Saiba mais: (https://www.b4waste.com.br/).

J – Franquias Nordeste

Entre os próximos dias 23 e 25, a Chiquinho Sorvetes – uma das 50 maiores redes de franquias do Brasil – participa da quarta edição da Expo Franquias Nordeste (EFN). O evento será realizado no Shopping RioMar Fortaleza, e objetiva reunir empreendedores, profissionais do setor de franquias, fornecedores, franqueados, consultores, entre outros interessados no franchising para gerar oportunidades de negócios e expansão de empreendimentos. Atualmente, a Chiquinho conta com mais de 700 unidades em operação pelo país, sendo 72 delas no Nordeste – cinco operações estão no Ceará (Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral). A meta da rede é alcançar as 200 unidades na região nos próximos anos.

K – Festival St. Patrick’s

Nos próximos dias 25 e 26, a Roda Gigante do Rio será palco do Rock 80 Festival, em sua edição especial de St. Patrick ‘s Day. Na ocasião, haverá Beer Fest, cidade das crianças, festival de hambúrguer artesanal, moda e muita diversão. O público contará com serviço de carrinho elétrico, fazendo traslado da Praça Mauá até a Roda. A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis, na hora, ou antecipadamente, pelo link na bio do Instagram do evento, que será entregue a instituições do Rio. Os amantes do Rock anos 80, poderão curtir muita música, embalada por bandas da região, que levarão suas músicas autorais, e tributos a grandes nomes, como: Roqueirão Oficial, Felipe Medeiros, The Xepas, Banda Lavender Rock Experience, Banda Hertz, Danter Rock Ofc, Projeto Nex, e outros. Saiba mais: (https://rio.yupstar.com.br/).