Negócios em pauta 15/12/2021

em Negócios em Pauta
terça-feira, 14 de dezembro de 2021

A – Grupo Air France-KLM: novos voos

O Grupo Air France-KLM se aproximará do nível pré-pandemia de voos em São Paulo e Rio de Janeiro a partir de fevereiro. O marco será a introdução da segunda ligação diária da Air France na capital paulista com destino a Paris três vezes por semana – hoje a companhia oferece um voo por dia na cidade, ante dois diários pré-crise sanitária. A KLM, por sua vez, já voltou a operar a frequência diária que mantinha na capital paulista em 2019. Já no Rio de Janeiro, ambas as aéreas farão a inclusão da sexta ligação semanal para Amsterdã e Paris, sendo Air France a partir de fevereiro e KLM a partir de maio. A operação atual de cada empresa é de cinco frequências semanais para os aeroportos de Paris-Charles de Gaulle e de Amsterdã-Schiphol, seus hubs na Europa. Com estas novidades, o Grupo Air France-KLM passará dos atuais 27 voos semanais do Brasil à Europa para 32 – antes da pandemia, eram 44.

B – Bem-estar Corporativo

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, maior do gênero na América Latina, anuncia a renovação da parceria com o Gympass, plataforma completa de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades físicas, mentais e emocionais para que as pessoas se sintam bem. Mais de 250 mil associados têm acesso a um portfólio completo de bem-estar, que conta com uma ampla rede de mais de 24 mil academias e estúdios no Brasil, aulas com personal trainers, yoga e meditação, além de sessões de terapia individual e aplicativos de nutrição, hábitos saudáveis e todos os aspectos da saúde mental, emocional e física. Atendendendo, com atividades personalizadas de acordo com as necessidades de cada um, seja no formato presencial ou online. Saiba mais: (www.afpesp.org.br).

C – Bolsa para Jornalistas

O Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas, uma aliança entre a Fundação Gabo e a organização americana Open Society Foundations, está oferecendo 18 bolsas para jornalistas de sete países, incluindo o Brasil. Os escolhidos receberão até US$ 6 mil (R$ 33,7 mil) para desenvolver conteúdo analisando a intersecção entre drogas ilícitas e direitos humanos, meio ambiente, saúde pública, violência, juventude e gênero e políticas públicas. A oportunidade é aberta a freelancers ou jornalistas que trabalhem em organizações de mídia de qualquer tamanho, incluindo veículos regionais e comunitários. São aceitas inscrições individuais ou coletivas, designando-se um responsável principal pelo projeto. Inscrições: (https://postulaciones.fundaciongabo.org/app/login)

D – Saúde Mental

Desde o pico dos casos de Covid-19 no ano passado até hoje, com a vacinação em curso, a saúde mental é a preocupação que mais cresceu entre os brasileiros apesar da atenuação da pandemia: de 26% para 45% (quase o dobro). Os aspectos mais afetados na vida das pessoas no último ano são, em primeiro e segundo lugar, a saúde mental e o trabalho, seguidos pelas relações de amizade, finanças e família. Os dados estão na mais nova pesquisa “Tendências do setor de bem-estar: o impacto da flexibilização da quarentena”, conduzida pela The Bakery, empresa global de inovação corporativa. A pesquisa pode ser acessada em: (https://thebakerylondon-5228285.hs-sites.com/tendencias-setor-bem-estar).

E – Novas Competências

Pensando nos executivos interessados em aprimorar seu conhecimento e começar 2022 com novas competências, a Saint Paul Escola de Negócios (reconhecida cinco vezes como uma das melhores escolas de negócios do mundo pelo Financial Times Executive Education Ranking) oferece diversos cursos intensivos a partir de janeiro, período em que muitas vezes as pessoas estão de férias e que é uma ótima oportunidade para se dedicar ainda mais aos estudos. Os cursos são das áreas de transformação digital, negócios e finanças, incluindo os programas desenvolvidos em parceria com a B3. Interessados pode optar por intensivos de curta, média ou longa duração, apresentando uma variação na grade de 15 a 72 horas. Mais informações: (https://saintpaul.com.br/).

F – ‘Festa da Firma’

O sentimento de urgência das pessoas se reunirem para confraternizar está presente em todo lugar, no ambiente corporativo não é diferente. Com o avanço da vacinação e com o trabalho híbrido ganhando mais espaço no lugar do home office, levantamento feito pela Leo Learning – empresa de soluções digitais para treinamento e desenvolvimento corporativo – com mais de 200 empresas em todo o Brasil, aponta que 47% irão apostar no encontro presencial para realizar a tradicional ‘festa da firma’. A pesquisa também aponta que, por precaução, 38% preferem a reunião no formato online. As empresas que estão optando pela festa presencial, são as que possuem até 50 funcionários. Outras informações, acesse: (https://leolearning.com.br/).

G – Hub Moveleiro

Em um momento de crescimento da indústria moveleira nacional, as duas principais feiras do setor no Brasil – Fimma e Movelsul – integram toda cadeia de madeira e móveis, de 14 a 17 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, maior destino enoturístico do Brasil. Juntas, as feiras vão reunir num mesmo espaço toda a cadeia produtiva, desde máquinas, tecnologia, design, serviços, insumos, acessórios e ferramentas – chegando ao fabricante de móveis e varejo nacional e internacional. A nova plataforma reúne conteúdos relevantes sobre design, negócios, inovação e diversos outros temas de interesse dos públicos das feiras. O Hub dará apoio às feiras presenciais, já que possibilitará contato com os expositores até no pós feira. Saiba mais: (www.movelsul.com.br).

H – Apaixonados por Horta

O Clube Minha Horta é o clube de assinatura de sementes da ISLA que vai ajudar você a ter uma horta variada e sempre saudável. Escolha o plano que melhor se adapta ao seu espaço de cultivo e receba em sua casa uma coleção de sementes para um ano inteirinho de horta. Você receberá sua coleção selecionada e separada em 4 períodos indicados de cultivo, um para cada trimestre do ano. Além disso, você terá acesso a conteúdos exclusivos, preparados pela equipe técnica da ISLA e fará parte de uma comunidade que reúne os apaixonados por hortas. O assinante ainda recebe adubos e mimos do Clube. São sementes 100% naturais, livres de agrotóxicos e livres de transgênicos. Saiba mais no link: (https://clubeminhahorta.com.br/).

I – Consumo de Antiácido

Levantamento Consumer Insights, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, mostra que a categoria de antiácido que foi a que mais cresceu no Brasil entre os medicamentos livres de prescrição (OTC) no último ano. Foram 429 mil novos lares adquirindo esse medicamento só neste terceiro trimestre e 175% de aumento de vendas em unidades desde o começo da pandemia, chegando ao maior nível agora. Quem mais contribuiu para esse crescimento foi a classe C (+18%) e casais com filhos pré-adolescentes (+16,4%), o que pode sugerir que tal fenômeno esteja ligado a problemas causados por estresse e ansiedade, como a gastrite. Outros medicamentos OTC também registraram bom desempenho este ano, principalmente devido à maior preocupação da população brasileira com a saúde.
Mais informações: (https://www.kantar.com/brazil).

J – Fazendo o Próprio Vinho

O Winemaker Miolo já formou 134 enólogos amadores, em 10 turmas, sendo seis de Vinho Tinto e três de Espumantes. A experiência única na América Latina está com inscrições abertas para a sétima turma de Vinho Tinto. Todo processo é conduzido pelo diretor superintendente da Miolo WIne Group, enólogo da família Adriano Miolo, em quatro encontros teóricos e práticos que vão desde a Poda Seca, passando pela Poda Verde, pela Colheita até chegar ao Corte e Formatura. Ao final, cada Winemaker Miolo recebe 60 garrafas (10 caixas) do seu vinho com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV) com rótulo personalizado. Informações e inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (54) 2102.1500 e 9 8133.0032, com Thais Somensi.

K – Rochas Ornamentais

O setor de rochas ornamentais brasileiro registrou o melhor resultado parcial acumulado, entre janeiro e novembro, dos últimos seis anos. A evolução das exportações foi de 36,20% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Até novembro, o setor somou faturamento de 1,22 bilhão de dólares com a exportação de 2.213 mil toneladas. Espírito Santo, Minas Gerais e Ceará foram os três estados que mais exportaram ao longo do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Primeiro no ranking, o estado capixaba evoluiu 37,13% em valor, exportando 1,01 bilhão de dólares; Minas atingiu faturamento de 121,4 milhões de dólares e alta de 14,7%. O Ceará, terceiro no ranking nacional, acumulou um total de 36,1 milhões de dólares, registrando crescimento de 55%. Outras informações: (https://centrorochas.org.br/).