Negócios em Pauta 21/07/2021

em Negócios em Pauta
terça-feira, 20 de julho de 2021

A – Café espresso profissional em casa

A empresa italiana illycaffè lançou uma nova máquina voltada àqueles que não abrem mão de tomar um bom espresso sem sair de casa. Fabricada na Itália, a Iperespresso Y3.3 foi desenhada pelo arquiteto e designer Piero Lissoni e apresenta formas compactas e elegantes que permitem sua integração a qualquer tipo de ambiente. O sistema Iperespresso da máquina garante as características que definem um bom café espresso profissional, como uma crema densa e duradoura. Essa espécie de “espuma” é formada pela emulsão de microbolhas de ar e óleos que, além de distinguir o espresso de outros tipos de café, funciona como uma “tampa” que mantém os aromas e a temperatura da bebida até que ela seja consumida. Além disso, a máquina também pode ser usada para preparação do café coado tradicional por meio de cápsulas filtro próprias para este fim (ANSA).

B – Anti Fake News

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) acaba de lançar o “Manual Prático para Lidar com a Desinformação nas Empresas”, um guia elaborado para ajudar as organizações a enfrentarem a questão das fake news, sobretudo no ambiente corporativo. Trata-se de uma iniciativa do projeto Aliança Aberje de Combate às Fake News, o primeiro movimento empresarial criado no Brasil para tratar da questão da desinformação. No manual, será possível encontrar orientação para verificar se a organização está internamente preparada para enfrentar informações enganosas, identificar as áreas mais vulneráveis, montar um plano de contingência e definir o papel das suas lideranças contra notícias falsas. Mais informações: (www.aberje.com.br).

C – Negócios Inovadores

Empreendedores com negócios de base tecnológica, que estão em processo de validação da ideia ou em fase inicial de funcionamento, podem se inscrever para participar do processo seletivo do ciclo da Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica. O objetivo é apoiar empreendedores para que viabilizem seus projetos e negócios de inovação com as melhores práticas do mercado. A incubação no Supera visa fomentar negócios inovadores de alto valor agregado, sobretudo nas áreas de saúde, biotecnologia, tecnologia da informação e agronegócio, que são vocações científicas e empresariais de nossa região. Empresas de outros segmentos também podem participar, desde que sejam negócios de base tecnológica. Saiba mais em: (http://superaparque.com.br/selecao-de-empresas).

D – Profissional do Ano

A professora Renata Bandeira, do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi eleita a profissional ano na categoria Contabilidade do 36º Prêmio ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças), criado em 1985 para nomear executivos de maior destaque em suas áreas de trabalho. A cerimônia de premiação ocorre hoje(21), às 18h com transmissão online. Além da atuação como professora, Renata trabalha como diretora de controladoria e impostos da Azul Linhas Aéreas. A professora afirma que o reconhecimento pelo evento a fez se sentir uma profissional em um patamar diferenciado.

E – Arrecadação de Alimentos

A Consigaz -engarrafamento e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo-, criou a campanha “Todo mundo doando um pouco ajuda o outro”, ação em parceria com a Central Única das Favelas, que esá sendo realizada em todo Estado de São Paulo até o próximo dia 31, para arrecadação de alimentos. A iniciativa teve início em abril e já contabilizou mais de 10 toneladas de produtos arrecadados, somando itens avulsos e cestas básicas. Agora, o objetivo é dobrar esse volume até o fim da campanha e receber outras dez toneladas, contabilizando 20 toneladas. A estimativa é beneficiar pelo menos 5 mil pessoas nas comunidades. As doações podem ser feitas nas lojas Consigaz. Saiba mais: (www.consigaz.com.br/campanha-de-doacao-de-alimento-2021-energiadobem/).

F – Direito Digital

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie/Brasília inicia, em agosto, a primeira turma do curso de extensão sobre os fundamentos e os aspectos práticos do Direito Digital. A ideia é explorar, a partir da análise da legislação e da jurisprudência e de discussões de casos concretos, as principais questões jurídicas relacionadas ao Direito Digital, capacitando os participantes para a atuação profissional e acadêmica. As aulas serão ministradas pelos professores Rodolfo Tamanaha e Marcelo Bechara nos dias 16, 18, 23, 25 e 30 do próximo mês. A carga horária total é de 15 horas, com encontros síncronos (ao vivo e on-line). Inscrições (www.mackenzie.br/educacao-executiva).

G – Mercado Cearense

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, anuncia o início da operação da nova linha de produção de sua fábrica de cimento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. Com a ampliação, a unidade passa a ter uma capacidade de produção da ordem de 1 milhão de toneladas de cimento por ano, volume suficiente para construir 40 estádios de futebol, por exemplo. Foram investidos cerca de R$ 200 milhões no projeto, que teve duração de três anos e priorizou a estratégia de sustentabilidade da empresa. Para a execução das obras e início da operação, a unidade gerou mais de 600 empregos, entre diretos e indiretos.

H – Menos Calórica

A Athletic Beer nasce emplacando um importante marco para a indústria cervejeira: de cerveja puro malte menos calórica do Brasil. Na onda dos produtos saudáveis, a marca estreia com duas opções, a Premium Lager e a Session IPA, de baixa caloria e carboidratos e livre de conservantes. É para ser consumida com moderação e sem culpa, porque é possível ter um estilo de vida ativo e saudável sem abrir mão de uma boa cerveja. A Athletic Beer faz questão de informar a tabela nutricional completa de seus produtos. Uma iniciativa que agrega confiança ao mostrar ao consumidor o que está consumindo, mas, principalmente, que a cerveja é, comprovadamente, a menos calórica. Mais informações: (www.athleticbeer.com.br/loja).

I – Baleias no Litoral

Está começando a temporada das baleias no litoral brasileiro e os projetos Baleia Jubarte e ProFranca, patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental, intensificarão as pesquisas e os cruzeiros de observação, para monitorar e identificar estes animais. As espécies Jubarte e Franca migram para as águas quentes da costa brasileira para reprodução, de julho a novembro. Mas os pesquisadores ressaltam que, este ano, algumas chegaram mais cedo. Além do monitoramento com drone, o Projeto realiza saídas embarcadas para coletar amostras de pele das baleias-franca com o objetivo de obter informações sobre as áreas de alimentação da espécie. Mais informações (www.baleiajubarte.org.br) e (www.baleiafranca.org.br).

J – Técnicas de Negociação

A negociação está presente na vida de qualquer profissional. É importante, por exemplo, para resolver conflitos de ideias, divergências de percepções e, dessa forma, chegar a um consenso. O tema será foco da palestra de amanhã (22), no Espaço Conceito BB RJ, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Conduzida por Guilherme Miziara, a palestra ‘Direto ao ponto: técnicas de negociação’, tem por objetivo ajudar profissionais a potencializarem sua desenvoltura de negociação e argumentação. As inscrições, gratuitas, estão abertas no (bit.ly/livesespacobb) e a transmissão será pelo (youtube.com/bancodobrasil).

K – Segurança e Saúde

O Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador, uma das maiores premiações do segmento na América Latina, chega à sua 11ª edição com novas premiações, mais categorias e outras novidades. O concurso reconhece e divulga as melhores práticas de empresas que aplicam tecnologias da DuPont para proteger vidas no ambiente de trabalho. Podem participar empresas (e seus profissionais) e estudantes do Brasil e da América Latina. Foram criadas duas novas categorias: a Sustentabilidade, para premiar a solução com menos impacto ambiental; e a Grand Prix, para a melhor entre todas as soluções. Inscrições e mais informações: (www.prêmio dupont.com.br).