Negócios em Pauta 15/12/2020

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

A – Vacina Urgente para Todos

Enquanto o mundo assiste com esperança aos britânicos serem vacinados e imunizados contra o Coronavírus, o Grupo Mulheres do Brasil arregaça as mangas e lança campanha nacional pela vacinação urgente. Com chamadas e posts nas redes sociais, acompanhados da hashtag #vacinaurgenteparatodos, o Grupo alerta sobre a importância da vacinação imediata para todas e todos. O auge da mobilização acontece hoje (15), às 20h, quando o Brasil inteiro será convidado a apagar a luz de suas casas e se dirigir às suas janelas com a lanterna de seus celulares acesas, fazendo um aceno em prol dessa causa (www.grupomulheresdobrasil.org.br).

B – Efeitos da Pandemia

Uma iniciativa em conjunto de professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Ipea e da Unicamp convida estudantes, professores e pesquisadores para participarem da pesquisa “Impactos da COVID-19 na publicação e editoração científica”. Objetiva investigar os impactos da pandemia sobre a publicação e editoração científica e analisar desigualdades segundo gênero e raça dos editores e revisores de periódicos científicos. Os voluntários responderão a um questionário curto com duração aproximada de dez minutos. Não será perguntado nome, nem endereço, respeitando a confidencialidade das informações e o anonimato dos participantes, o sigilo e a confidencialidade dos dados. Para participar da pesquisa, basta acessar: (https://redcap.ufpel.edu.br/surveys/index.php?s=ANMTNPFFDR).

C – Jovem Aprendiz

Mantendo o compromisso de apoiar os jovens na construção de suas carreiras, a Serasa Experian abre 40 vagas para o seu programa de Jovem Aprendiz nos escritórios de suas principais unidades: São Paulo e São Carlos, no interior do Estado. Qualquer pessoa de 16 a 24 anos, matriculada no ensino médio regular ou técnico ou que já tenham finalizado o curso em escola pública pode se candidatar (no caso de pessoas com deficiência não há limite de idade e nem de tempo de formação). O cadastro do currículo poderá ser feito até o dia 8 de janeiro de 2021, pelo link (aprendiz.espro.org.br/cadastrocurriculo). É necessário utilizar o código Serasa2021 no campo “Campanha de Parceiros” do formulário para sinalizar que deseja participar do processo seletivo da Serasa Experian.

D – Consumidor Final

A Aviação, marca do café da manhã do brasileiro, que acaba de completar 100 anos no mercado, iniciou a operação do seu e-commerce. Assim, a tradicional manteiga Aviação, reconhecida em todo o país pela lata laranja, pode ser comprada pelos consumidores por meio da plataforma (www.compreaviacao.com.br). A pandemia acelerou o projeto da loja virtual. Além disso, é uma maneira do consumidor ter acesso rápido e facilitado a outras linhas de produtos, como o café Aviação, premiado pela Abic como o melhor do país na categoria torrado e moído entre companhias de pequeno porte. Também oferece acessórios e kits exclusivos, como bolsas térmicas e manteigueiras. Neste primeiro momento, o e-commerce está disponível para entregas nas regiões Sul e Sudeste, mas o objetivo é expandir, em um curto período, para todo o país.

E – FIES em Atraso

Até o próximo dia 31, os estudantes com contrato de FIES (Financiamento Estudantil) poderão renegociar parcelas em atraso e aderir ao Programa Especial de Regularização nas agências do Banco do Brasil. O Programa Especial de Regularização possibilita aos estudantes a renegociação das dívidas do FIES. A norma vale para os contratos firmados até o segundo semestre de 2017, com débitos vencidos e não pagos até 10 de julho de 2020. Dentre as vantagens oferecidas estão a redução dos encargos moratórios da dívida e percentual de desconto proporcional ao número de prestações – quanto menor a quantidade de parcelas, maior a porcentagem de desconto obtido. O valor mínimo das parcelas, para os casos de fracionamento dos pagamentos, é de R$200,00 (duzentos reais). Mais informações pelo WhatsApp (61-4004-0001) e Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

F – Prêmio de Arquitetura

A rede curitibana Coffee Box, focada no melhor dos cafés especiais, acaba de ser anunciada como uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio Lusófono de Arquitetura e Design de Interiores, de Portugal. O prêmio, organizado pelo Lisbon Awards Group, agraciou cerca de 40 projetos em diversas categorias divididas entre Arquitetura e Design. Apostando no conceito “to go”e inspirado na estética de cafés micro muito popular na Ásia e em centros urbanos de todo o mundo, a proposta do Coffee Box foi avaliada por um júri composto por grandes nomes da arquitetura brasileira e portuguesa, e conquistou o 1º lugar na categoria “Melhor Design de Exteriores e Interiores de Comércio de Pequena Dimensão”. Saiba mais em (www.coffeeboxcafe.com.br).

G – Ação Social de Natal

A Bauducco se uniu ao Magalu para uma ação social. As empresas promovem uma parceria para distribuir mais de 7 mil Panettones para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade no estado de São Paulo. As unidades serão distribuídas por nove organizações sociais vinculadas à Gerando Falcões, uma plataforma de desenvolvimento social que atua em rede. Todos podem colaborar: ao comprar duas unidades de Panettone ou Chocottone® Bauducco de 500g, no Magalu, dentre os itens presentes no regulamento, as duas empresas doarão um Panettone de 500g às instituições contempladas. A ação acontece até o próximo dia 20, para que as empresas consigam fazer a doação antes do Natal. Mais informações no site: (https://especiais.magazineluiza.com.br/natal-bauducco/).

H – Plataforma de Logística

A Locaweb anuncia a aquisição de 100% das cotas participação do Melhor Envio , eleita a melhor logística em e-commerce de 2020 do Brasil, segundo a ABComm. Fundado em 2015 na cidade de Pelotas, o Melhor Envio oferece uma plataforma de logística que conecta pequenos e médios vendedores às principais transportadoras e empresas de logísticas sem a necessidade de negociar contratos individuais, otimizando assim a gestão da sua logística. Pelo sistema, é possível cotar fretes simultaneamente em diversas transportadoras, contratar online o serviço de envio e rastreá-lo de forma inteligente, acompanhando a movimentação do pacote até a chegada ao destinatário. Mais ninformações: (www.melhorenvio.com.br).

I – Empreendedores e Investidores

Ser a conexão entre pessoas que têm bons projetos e as que desejam investir. Com essa ideia em mente, surgiu a Idelo, plataforma de empreendedorismo – que conta com projetos que somam R$ 270 milhões em potencial de negócios. É possível realizar três tipos de cadastro – empreendedor, investidor e classificado – e todas as informações inseridas pelos usuários, antes de serem publicadas, são moderadas pelo time de analistas da empresa e revisadas para atenderem o padrão de informações para investidores. Após isso, o projeto estará disponível aos investidores cadastrados para que possam avaliar. Boas ideias que podem se tornar grandes negócios e a conexão feita pela Idelo. Verifique em (https://www.idelo.com.br/).

J – Profissionais de Saúde

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com a Johnson & Johnson Brasil, está disponibilizando cursos gratuitos de capacitação on-line para profissionais da área de Saúde. A iniciativa objetiva capacitar 10 mil profissionais brasileiros e ajudá-los a lidar diariamente com a COVID-19. Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos e fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros, receberão informações sobre como realizar com segurança os cuidados a pacientes em unidade de internação, pronto atendimento e unidade de terapia intensiva. O programa é dividido em dois módulos de aprendizagem, um curso de 40 horas voltado ao público multidisciplinar e outro curso com 100 horas com conteúdo aprofundado e desenvolvido especialmente para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Mais informações em: (https://bit.ly/3mH9Fus).

K – Mestrado em Matemática

Estão abertas as inscrições no exame nacional de acesso para ingresso em 2021 (ENA 2021) no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). O curso objetiva proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a docentes de escolas públicas que buscam aprimoramento. É desenvolvido por meio de uma rede de instituições de Ensino Superior que, para 2021, estão oferecendo um total de 1.400 vagas. Destas, 20 são para a UFSCar, sendo 10 no Campus São Carlos e 10 no Campus Sorocaba. O curso é semipresencial, e as aulas estão previstas para acontecer às sextas-feiras. O Mestrado Profissional foi avaliado com conceito 5 pela Capes, nota máxima para programas com curso de mestrado. Inscrições e mais informações: (www.profmat-sbm.org.br).