Negócios em Pauta 28/05/2022

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 27 de maio de 2022

A – Faltam apenas cem metros para união do vão central

Apenas cem metros separam as duas frentes de trabalho no vão central da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que vai conectar Foz do Iguaçu a Presidente Franco, sobre o Rio Paraná. No lado brasileiro continuam sendo executadas as pré-montagens das últimas aduelas (peças que compõem a base da futura pista de rolamento), incluindo a chamada “aduela de fechamento”, que unirá as duas pontas da obra. Na frente de trabalho paraguaia, também estão sendo feitas as pré-montagens das aduelas e executadas as armaduras dos guarda-rodas (balizadores de tráfego) e das bases do futuro guarda-corpo. Terá 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros, o maior da América do Sul. Serão duas pistas com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. A expectativa é que a obra seja concluída até o mês de setembro.

B – Qualificação Profissional


O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abriu 20 mil vagas para cursos de qualificação profissional do programa Novotec Virtual. São oito opções de cursos nas áreas de gestão, idiomas e tecnologia da informação, todos online e gratuitos: Banco de Dados, Desenvolvedor Mobile, Desenvolvimento Web, Espanhol Básico, Finanças na Empresa, Gestão Administrativa, Lógica de Programação e Planejamento Empresarial. Jovens com idades entre 14 e 24 anos e ensino fundamental completo podem participar. As aulas têm duração de 80 horas e serão oferecidas através da plataforma da Univesp. As inscrições devem ser feitas pelo site (www.novotec.sp.gov.br).

C – Autoestima das Pessoas


O mercado de luxo cresce a passos largos, mesmo na crise causada pelo coronavírus. Houve um aumento médio de 51,74% em investimentos de produtos no País em setembro de 2021, comparado ao mesmo período do ano anterior, índice puxado pela impossibilidade das pessoas viajarem ao exterior. Aproveitando esse cenário positivo, a Clínica Prata Rocha – especializada na estética do sorriso, facial e corporal para o público de alto padrão – investiu em uma nova sede nos Jardins, em São Paulo, visando propiciar atendimento premium. Clientes vindos de outros países, ou mesmo de fora do Estado de São Paulo, recebem acompanhamento, desde o momento em que desembarca no aeroporto até o translado ao hotel e clínica. Saiba mais em: (https://clinicapratarocha.com/).

D – Ciência e Tecnologia


A Ilum Escola de Ciência, em Campinas, abre no próximo dia 1º de agosto o período de inscrições para o processo seletivo do curso superior de Ciência e Tecnologia, nível bacharelado. Com duração de três anos, em período integral, o curso é gratuito, tem a nota máxima do Inep e coloca em prática propostas e metodologias pedagógicas inovadoras para a formação de cientistas e pesquisadores conectados com a realidade da pesquisa científica atual e com os desafios do futuro. A escola conta com financiamento do MEC. Os alunos aprovados terão moradia, alimentação e transporte gratuitos. A escola oferece ainda curso de inglês e um laptop para cada estudante, com todos os softwares necessários para as atividades acadêmicas instalados. Mais informações: (https://ilum.cnpem.br/).

E – Auxiliares de Partida


Uma bateria fraca ou descarregada não só atrasa planos, como também é muito frustrante para os motoristas. A Osram está apresentando ao mercado o Auxiliar de Partida 200 e Auxiliar de Partida 300. O Auxiliar de Partida 200 (adequado para motores a gasolina até 3 litros), e o modelo 300 (para veículos até 6 litros). Com essas performances, os dispositivos atendem desde carros e motocicletas menores até veículos maiores, como SUVs e vans. O tempo de carregamento completo é de 2 horas para o modelo 200 e 3 horas para o modelo 300. Com tecnologia de lítio-cobalto, os auxiliares de partida são compactos e leves, permitindo armazenamento no porta-luvas do carro. Mais informações: (https://loja.osram.com.br/).

F – Móveis e Madeira


Entre os dias 5 e 8 de julho, no São Paulo Expo, acontece a ForMóbile – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira 2022. Considerada o grande encontro do setor moveleiro em toda a América Latina, reúne mais de 500 marcas expositoras, em mais de 50 mil m² de pavilhão. Entre elas, estão representantes da indústria, marceneiros, fornecedores e revendedores de toda a cadeia produtiva dos setores de móveis e de madeira, que trazem as últimas novidades e tendências sobre os processos de fabricação, acessórios, matérias-primas e insumos, equipamentos e produtos finais, e muito mais. O evento traz também ações específicas para aproximar os profissionais dedicados às áreas da arquitetura e do design ao setor. Saiba mais: (https://www.formobile.com.br/pt/a-feira.html).

G – Congresso de Cannabis


O congresso ‘We Need To talk about Cannabis’ será realizado dentro da FCE Pharma, maior feira da indústria farmacêutica da América Latina. Com a participação de especialistas no tema, o evento vai discutir a legislação brasileira, dados de mercado, a importância de testes clínicos e o recente entendimento regulatório da Anvisa sobre a possibilidade de produção de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) de Cannabis no país. O congresso será dia 8 de junho, das 13h às 20h, no São Paulo Expo. Ponto-chave do congresso será o debate sobre a produção de insumos de canabidiol no país. Inscrições e mais informações, acesse: (https://www.weneedtotalkaboutcannabis.com.br/#inscricao).

H – Correios Aqui


Os Correios lançaram nova licitação para os varejistas que desejam instalar uma unidade do “Correios Aqui – Modular” em seus estabelecimentos. São 63 editais para implantação deste canal de atendimento nos estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e, também, no DF. As unidades modulares, conhecidas no mercado como store in store (loja dentro de loja), são parte do processo de remodelagem da rede de atendimento da estatal, que ainda prevê a implantação de outros tipos de canais, físicos e digitais. Mais informações, acesse (https://www.correios.com.br/correios-modular/correios-modular).

I – Treinamentos Corporativos


Com a experiência de ter formado mais de 15 mil líderes de 150 startups e corporações brasileiras, a Conquer In Company, unidade de negócios da Escola Conquer focada em treinamentos corporativos, está lançando o “Jornadas de Liderança”, seu mais novo programa para desenvolvimento de líderes. A nova metodologia identifica três principais níveis de experiência profissional no ambiente corporativo e endereça habilidades específicas para a primeira, média e alta lideranças em formatos online, presencial ou híbrido. Os novos líderes aprenderão a autoliderança, o desenvolvimento de pessoas e a gestão de equipes de alta performance. Outras informações: (https://incompany.escolaconquer.com.br/).

J – Mercado Cervejeiro


Reconhecida pelo pioneirismo e como aguardada oportunidade de encontro para a cadeia produtiva do setor cervejeiro, a bienal Brasil Brau começa nesta segunda-feira (30) e vai até quarta-feira (1), no São Paulo Expo. Após um hiato em consequência da pandemia, a Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja chega a sua 16ª edição apresentando as últimas tendências em produtos, tecnologias e serviços do mercado. A programação conta ainda com o mais tradicional Congresso do segmento, que pela primeira vez terá curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, maior escola de capacitação cervejeira do país. Também acontece no período o Brewer Lounge, espaço de exposição dedicado à apresentação de conteúdo. Mais informações: (https://brasilbrau.com/programacao-2022).

K – Compromisso com a Sustentabilidade


A Minerva Foods, uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados, apresenta os avanços conquistados ao longo do primeiro ano desde o lançamento de sua estratégia de Sustentabilidade. Dentre eles, a Companhia anuncia que já monitora 90% dos seus fornecedores diretos na Argentina e 30% na Colômbia, caminhando para a antecipação de conclusão de ambas as metas. O Compromisso com a Sustentabilidade estabeleceu objetivos e metas de curto, médio e longo prazos visando a transição da Minerva Foods para uma economia de baixo carbono. A Companhia pretende reduzir a zero as emissões líquidas até 2035, 15 anos antes do previsto no Acordo de Paris, com iniciativas envolvendo operações próprias e da cadeia de valor.