Negócios em Pauta 14/03/2017

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 13 de março de 2017

A – Olimpíada de Matemática

Estão abertas as inscrições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Todos os alunos matriculados nos Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série) podem participar. Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, a cada ano a competição revela novos talentos. Neste ano, pela primeira vez, será aberta também a estudantes de escolas particulares. O cadastro das escolas vai até 31 de março. Os alunos podem se reunir em clubes de matemática para estudar juntos e aprender mais. A própria Olimpíada incentiva a organização de gincanas, fóruns de discussão e outras competições nacionais. Saiba mais em (www.obm.org.br).

B – Scrapbooking e Patchwork

Entre os dias 5 e 8 de abril, no Centro de Eventos Pro Magno (Rua Samaritá, 230 – Casa Verde), acontece a 11ª Brazil Patchwork Show e 14ª Brazil Scrapbooking Show. Além de conferir as novidades de produtos e técnicas, os visitantes ainda terão acesso a dezenas de cursos que ajudam tanto para quem quer se aperfeiçoar como quem não tem nenhuma experiência em artes manuais, mas gostaria de aprender como terapia, hobby ou fonte de renda. As feiras não são apenas para quem quer conhecer e comprar insumos e produtos acabados. O público também poderá aprender a fazer algum trabalho manual, seja assistindo a uma demonstração em um estande ou frequentando um curso rápido. Saiba mais em: (www.wrsaopaulo.com.br).

C – Conhecimento em Astronomia

Astrônomos de diferentes instituições de ensino e pesquisa de São Paulo estarão reunidos nesta quinta-feira (16), das 9h00 às 16h00, na sede da Fapesp, para o lançamento da São Paulo Astronomy Network (SPAnet) – ou Rede Paulista de Astronomia, voltada a promover o intercâmbio de informações entre diferentes pesquisadores, instituições e projetos de pesquisa. Primeira do gênero no Brasil, a SPAnet será apresentada à comunidade científica com o objetivo de discutir, entre os pesquisadores, a criação de uma estrutura de gestão para a rede que possibilite a integração da pesquisa e da infraestrutura existentes, visando ao fortalecimento da astronomia. Mais informações e inscrições no link:
(www.fapesp.br/eventos/spanet/inscricoes).

D – Jovens Empreendedores

Estão abertas, até o próximo dia 27, inscrições para o processo de formação gratuita de jovens empreendedores do ‘Programa Pense Grande’, da Fundação Telefônica Vivo. Essa etapa tem como objetivo apoiar jovens empreendedores sociais de periferia em diferentes regiões do Brasil. Para participar é necessário ter entre 18 e 29 anos, ter renda familiar de, no máximo 2 salários mínimos por pessoa, e residir em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Santarém, Vale do Jequitinhonha, Londrina, São José dos Campos ou Santa Rita do Sapucaí. Os empreendedores devem se inscreve em (www.fundacaotelefonica.org.br/pensegrandeincubacao) por meio do preenchimento de questionário online.

E – Jogos Educacionais

O sistema de jogos educativos da startup Matific, empresa israelense especializada em gamificação para o estudo da matemática desde a educação infantil até o sexto ano, foi selecionado pela Fundação Lemann para integrar o programa Escolas Plugadas em 2017, com o objetivo de conectar educadores da rede pública de ensino a empreendedores do setor de tecnologias educacionais. A ideia é que os professores avaliem e utilizem as tecnologias em suas aulas já durante o primeiro semestre letivo de 2017. Nesta edição, outras cinco startups de educação também participarão e o programa, no total, impactará mais de 30 escolas públicas. Outras informações: (https://www.matific.com/bra/pt-br).

F – Oficinas Culinárias

As inscrições para as Oficinas Culinárias, promovidas pelo HCor – Hospital do Coração de São Paulo, seguem abertas até amanhã (15). A proposta é oferecer conhecimentos básicos de uma alimentação saudável com técnicas simples e fáceis. A Oficina ‘Cozinhando com pouco sal’, com carga-horária prevista de três horas. Podem participar cozinheiros, estudantes e quem se interessar em aprender mais sobre culinária saudável. Não é necessária nenhuma experiência. Nesta edição são 16 vagas disponíveis. Inscrições pelo site (http://bit.ly/2lEpbfr) ou pelo tel. 3053-6611 ramais 3365/3366.

G – Bolsa Universidade

A Secretaria da Educação do Estado recebe, até amanhã (15), inscrições de interessados no Bolsa Universidade. São 3.771 vagas. Os aprovados têm 50% do valor da mensalidade do curso até o limite de R$ 500,00 custeados pelo governo paulista. Em contrapartida, devem atuar aos fins de semana em uma das 2,3 mil unidades da Escola da Família. O candidato deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação em instituição privada de ensino superior conveniada à Secretaria; não ser beneficiário de outra bolsa de estudos ou financiamento; e ter disponibilidade para cumprir a carga de 8 horas. O cadastro deve ser feito no site (http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/tres-mil-universitarios-serao-contemplados-
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/tres-mil-universitarios-serao-contemplados-com-bolsas-pelo-programa-escola-da-famila).

H – Cursos no Butantan

O Instituto Butantan está com inscrições abertas para os cursos de divulgação científica e extensão universitária do primeiro semestre. Dentre as novidades para 2017 estão os temas: “Introdução à fotografia e Fotografia de natureza e científica” e o acréscimo de um módulo para o curso “Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde e resíduos sólidos industriais”, passando de dois para três módulos. Ao todo, são 32 cursos, sendo 25 de extensão universitária e sete de divulgação científica. Os temas abordados variam entre saúde, biotecnologia, museologia, ecologia, biologia animal, história da ciência, fotografia, cultura e tecnologia. Veja programação completa está disponível no endereço (www.butantan.gov.br/
www.butantan.gov.br/cursos2017/Paginas/cursos.aspx) tels. 2627-9538 e 2627-9548.

I – Imposto sobre Transmissão

A Escola Fazendária – Fazesp, vinculada à Secretaria da Fazenda do Estado, recebe inscrições para ocurso ITCMD – Procedimentos – 1ª turma de 2017. O curso, gratuito, é voltado a profissionais, estudantes, advogados, oficiais de cartórios e interessados em questões relativas ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD), em especial os procedimentos necessários ao cálculo desse tributo. Com carga horária de 10 horas, o curso é dividido em três módulos: o primeiro, sobre Introdução e Procedimentos; o segundo, sobre Regras para Base de Cálculo; e o terceiro sobre Cálculo do ITCMD. Mais informações e inscrições no link: (http://www.educacaofiscal.sp.gov.br/pages/Noticias/
http://www.educacaofiscal.sp.gov.br/pages/Noticias/Registro/Manual_inscricao_ITCMD3_ATUALIZADO2.pdf).

J – Emissões de Carbono

A Hamburg Süd e seu cliente sueco Electrolux lançaram um projeto piloto para reduzir as emissões de dióxido de enxofre no Porto de Iquique, no Chile. Para operar os motores auxiliares e as caldeiras durante as escalas, o navio “Santa Clara” (7.154 TEU) utilizou, nos dias 1º e 2 de março, o gasóleo naval de alto grau (MGO) em substituição ao óleo pesado convencional (HFO). Graças ao menor teor de enxofre do MGO, cerca de 95% das emissões de dióxido de enxofre foram proporcionalmente reduzidas para a carga da Electrolux neste porto. Um território inexplorado que dá exemplo para soluções na navegação mais favoráveis ??ao meio ambiente. Saiba mais em (www.hamburgsud.com).