Negócios em Pauta 14/10/2020

em Negócios em Pauta
terça-feira, 13 de outubro de 2020

A – Brasil-Países Árabes

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira acaba de confirmar a participação de novos palestrantes do Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, que acontece entre os próximos dias 19 e 22, em edição especial online. Entre os confirmados, o presidente, Jair Bolsonaro, o vice, Hamilton Mourão, o secretário-geral da Liga de Estados Árabes, Ahmed Aboul Geith. A especialista em questões do Oriente Médio Ghadah Alharthi e a ganhadora do prêmio Nobel da Paz de 2015, Ouided Bouchamaoui, estão entre as outras personalidades que integram a programação. As apresentações serão a partir da das 8:30. Inscrições abertas e gratuitas em: (http://www.forumcamaraarabe.com.br/inscricao/).

B – Volta do Espetáculo

Com a entrada da capital paulista na fase verde do Plano São Paulo, museus, teatros, salas de espetáculo e bibliotecas geridos pela Secretaria de Cultura estão autorizados a funcionar. Um alívio para o setor artístico. Entre as que retomam o atendimento presencial a partir dos próximos dias estão: SP Escola de Teatro, Memorial da América Latina, Casa das Rosas, Casa Guilherme de Andrade, Casa Mário de Andrade, Memorial da Resistência, Museu do Futebol, Pinacoteca de São Paulo, Sala São Paulo, Biblioteca São Paulo e Biblioteca Villa-Lobos, Museu da Casa Brasileira, MIS, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Paço das Artes, EMESP Tom Jobim, Oficinas Culturais, Fábricas de Cultura, Museu Afro Brasil, Museu Catavento, Museu da Imigração e Theatro São Pedro.

C – Glossário Financeiro

O Nubank promete explicar as expressões mais usadas pelos brasileiros quando o assunto é dinheiro. O novo projeto do maior banco digital independente do mundo reúne termos que caíram no gosto popular e no bolso dos brasileiros na hora de cuidar das próprias finanças. Gírias e expressões como “rodar dinheiro” e “contadinho”, usadas regionalmente, são alguns dos exemplos que podem ser encontrados no dicionário financeiro disponível em: (https://blog.nubank.com.br/glossario-financeiro-brasileiro/). O intuito é diminuir a complexidade das informações relacionadas ao sistema financeiro e contribuir para maior entendimento da população brasileira sobre o seu dinheiro, sem asteriscos.

D – 80 Anos de Pelé

Para marcar os 80 anos do Rei do Futebol, a ser comemorado no próximo dia 23, o Museu do Futebol reabre suas portas nesta quinta-feira (15) para a exposição ‘Pelé 80 – o Rei do Futebol’. A exposição será realizada na sede do museu, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. A venda de ingressos será feita exclusivamente pela internet, pelo site (https://bileto.sympla.com.br/event/10038/d/89438/s/468577). Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é considerado um dos maiores jogadores de futebol da história, tendo sido eleito melhor atleta do século por diversas revistas e instituições especializadas. Seu último jogo oficial foi em 1977, com a camisa do Cosmos. Como jogador, Pelé eternizou a camisa 10 da seleção brasileira, conquistando três Copas do Mundo. Também foi campeão mundial pelo Santos e autor de 1.282 gols em sua carreira.

E – Conselho do Acnur

O Brasil foi eleito para exercer a presidência do Conselho do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Pela primeira vez, desde sua fundação, o Brasil ocupará a presidência do órgão de governança da agência. O mandato é de um ano. Criado em 1950, após a Segunda Guerra Mundial, o Acnur, por meio de seu trabalho humanitário, ajuda os refugiados a recomeçarem suas vidas. O Conselho do Acnur é responsável por coordenar as discussões entre os Estados membros, determinar as ações prioritárias e aprovar o orçamento do órgão. Estatísticas recentes revelam que, até o final de 2019, mais de 79,5 milhões de pessoas no mundo deixaram seus locais de origem por causa de conflitos, perseguições e graves violações de direitos humanos.

F – Espetáculo Virtual

O Bradesco anuncia um novo formato para celebrar a 30ª edição do Natal do Palácio Avenida, em Curitiba, um dos mais tradicionais espetáculos do país. Com o tema “A Grande História de Natal”, a apresentação será um show especial, que será gravado e então transmitido no dia 19 de dezembro no site do Natal do Palácio Avenida. A celebração contará com a participação de artistas brasileiros e será um tributo às três décadas do evento, com muita música e resgate de histórias de pessoas que participaram ou assistiram edições anteriores do espetáculo, como ex-coralistas, equipe de produção e público. O site do Natal, que vai ao ar em novembro, trará muitas oportunidades de interação com o público, que serão comunicadas na ocasião do lançamento.

G – Sabão para Carentes

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Glória, na Zona Central de São Paulo, se uniram para produzir sabão e doar para o Instituto Atiara, uma organização que aposta em projetos de impacto na infância e a busca pela autonomia da comunidade. Inspirados por uma receita de sabão fornecida pela professora Ana Silvia Carvalho Rodrigues e apoiados pelo Núcleo de Pastoral do Colégio, a turma envolveu as famílias para que auxiliassem na produção, inclusive para o manuseio dos produtos e das ferramentas necessárias, como o liquidificador. Com isso, para entregar os 440 pedras de sabão produzidas pelos estudantes e suas famílias foi promovido um drive thru solidário no Colégio, no qual as crianças, entregaram a produção aos membros da entidade. Saiba mais em (www.colegiosmaristas.com.br).

H – Reality Show

Com o objetivo de apoiar diversos empreendedores a aderirem a transformação digital, a KingHost, empresa de soluções digitais, lança uma campanha na qual o destaque é um reality show mostrando a digitalização de diferentes tipos de negócios, o Simplifica. A escolha pelo formato reality foi pensado para que se pudesse compartilhar um conteúdo inspiracional, que pudesse gerar identificação, além de mostrar a realidade de empreendedores e as soluções digitais simples disponíveis para digitalizar seus negócios. O programa busca candidatos para as próximas gravações, na qual os últimos três episódios terão a participação de empreendedores que podem se inscrever para fazer parte da campanha. As inscrições já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link e ter tempo para se dedicar ao projeto: (http://king.host/simplifica-kinghost).

I – BIM na Engenharia

Será realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro o seminário “Obras Públicas: BIM Experience”. O evento, on-line, discute o Building Information Modelling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção, processo integrado e multidisciplinar baseado em modelo 3D digital que fornece aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção ferramentas para planejar e projetar com mais eficiência, construir e gerenciar edifícios e infraestrutura. É dirigido a gestores e fiscais de obras; servidores encarregados de licitações, contratos, recebimento e aprovação de projetos; procuradores e advogados; gerentes de contratos de obras; projetistas e empresas de engenharia consultiva; engenheiros; arquitetos; construtores; auditores e servidores de órgãos de controle interno e externo; e gestores públicos. Inscrições e mais informações: (www.contreinamentos.com.br).

J – Programa de Trainee

A VLI, empresa que oferece soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais, sendo um dos principais players do país no setor, abre seu Programa Trainee VLI 2021. Os pré-requisitos para os candidatos que pretendem se inscrever são: inglês Intermediário; mobilidade para trabalhar em qualquer uma das unidades da VLI; e graduação, em qualquer área, mas a formação deve ocorrer entre dezembro/2018 a dezembro/2020, ou seja, o jovem deve estar no seu último ano de graduação ou ter até dois anos de formado. As entrevistas serão feitas online e as inscrições vão até o próximo dia 19, no site: (https://oportunidades.eureca.me/oportunidade/programa-trainee-vli-2021).

K – Pesquisas & Negócios

O Sebrae apresenta na próxima sexta-feira (16) o Catalisa ICT, projeto que vai estimular o ingresso de pesquisadores acadêmicos no universo do empreendedorismo. A expectativa é que sejam selecionadas pelo menos mil pesquisas brasileiras com potencial de inovação. O presidente do Sebrae, Carlos Melles e o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, participarão da live de lançamento do programa, a partir das 18h. O Catalisa ICT é uma iniciativa de alcance nacional. A jornada de aceleração dos pesquisadores para o empreendedorismo terá quatro etapas: mobilização, capacitação, desenvolvimento e teste e tração. O foco é explorar a criação de atividades de alto valor, contribuindo para a construção de um tecido empresarial com capacidade de exportação. Inscrições: (https://www.sympla.com.br/mes-da-inovacao__988171).