Negócios em Pauta 23/08/2016

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A – Práticas de Contabilidade

Hoje (23), às 18h30, a Faculdade Fipecafi realizará a palestra gratuita “Essências requeridas por meio da gestão de custos e do planejamento orçamentário: antes, durante e depois da crise”. A apresentação faz parte do ciclo de palestras promovido pela instituição, com temas e profissionais relevantes nas áreas de contabilidade e finanças. Com debate conduzido pelo professor Reinaldo Guerreiro, a palestra será apresentada pelo diretor-presidente da Fipecafi, Dr. Welington Rocha, abordando a ‘Gestão de Custos’ e o consultor da Fipecafi, Carlos Roberto Kassai, falando sobre a ‘Gestão de Orçamento’. Será realizado no auditório do campus da Faculdade Fipecafi. Inscrições no email: ([email protected]).

B – Artes Visuais

O Itaú Cultural e a 32ª Bienal de São Paulo abriram inscrições para a série de workshops gratuitos de formação artística “Entreolhares”. Serão apenas 20 vagas, voltadas para interessados em artes visuais, design e arquitetura, independentemente de sua formação e nível de conhecimento. Serão três dias de aulas, de 15 a 17 de setembro, sendo os dois primeiros no Itaú Cultural e o último, no ambiente da 32ª Bienal. A artista selecionada na Bienal, Lais Myrrha, vai ensinar os alunos a fazer um sketchbook, ou caderneta de anotação artística, e discutir com eles as relações entre o fazer artes visuais e arquitetura. É tudo tudo tudo gratuito. As inscrições devem ser feitas pelo site (www.itaucultural.org.br).

C – Estágio da TIM

A TIM está com inscrições abertas para o seu programa de estágio. Com o objetivo de valorizar ainda mais a diversidade e promover a inclusão no ambiente profissional, nesta edição, a operadora selecionará também pessoas com deficiência. São cerca de 200 oportunidades para estudantes a partir do terceiro período da graduação tradicional, ou tecnólogo em cursos de áreas variadas como Engenharia, Comunicação, Direito, Administração, dentre outras. As vagas abertas são para Rio de Janeiro, São Paulo, Santo Andre, Curitiba, Brasília, Belém, Recife, Salvador e Belo Horizonte. O programa atua com o conceito de job rotation, que oferece ao jovem a oportunidade de conhecer diferentes áreas dentro da companhia. Mais informações: (www.tim.com.br/programadeestagiotim).

E – Caminhões Blindados

A Scania comemora a terceira venda de caminhões blindados de sua história, após iniciar a atuação neste mercado em dezembro de 2015. Com matriz em Belo Horizonte, a Esquadra adquiriu três unidades do semipesado P 250 8×2, e se tornou a primeira empresa a comprar veículos blindados nesta configuração de rodas da marca sueca. Os veículos se juntam à frota de carros-fortes da Esquadra, especializados em transporte de alto valor agregado. A Casa Scania Codema foi a responsável pela negociação, e a MIB Blindados fez a blindagem, a carroceria e a cabine dos modelos. A engenharia da Scania fez um estudo completo de projeto para adequar os caminhões à demanda da Esquadra. Mais informações (www.scania.com.br).

F – Profissional da Contabilidade

A sociedade tem dado demonstrações de que exige um novo padrão de relacionamento entre os entes públicos e privados, baseado na transparência. A contabilidade é a ciência capaz de fornecer essas informações de maneira objetiva e transparente. Para discutir o papel do profissional da contabilidade nesse novo momento do País, o Conselho Federal de Contabilidade realiza, de 11 a 14 de setembro, em Fortaleza, o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Serão quatro dias de congresso em outros temas relevantes para a classe contábil e para a sociedade também serão debatidos por profissionais e palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente. Saiba mais em (www.cbc.cfc.org.br).

G – Jovens Talentosos

No dia 17 de outubro, das 7h30 às 17h30, no Hotel Maksoud Plaza, acontece a Conferência de Carreiras da Fundação Estudar. Destinada a universitários e recém-formados, é focado na área jurídica a fim de conectar os jovens com diferentes escritórios de advocacia e empresas, além de apresentá-los aos diferentes mercados e funções do setor. Serão selecionados 350 jovens, que poderão participar de sessões de speed coaching com especialistas, conferir painéis com profissionais sobre as diferentes áreas de atuação em Direito, ouvir bate-papos com líderes inspiradores e, principalmente, interagir face a face com recrutadores e executivos dos escritórios e empresas – que estarão no local para buscar jovens talentosos. As inscrições são gratuitas e vão até o próximo dia 28, pelo site (www.napratica.org.br/ene).

H – Mercado de Variedades

Cerca de 80 expositores já estão confirmados na Expo Brasil Feira, que acontece no Expo Center Norte, entre os dias 20 e 23 de setembro. O evento reúne empresas, microempresas, importadores, distribuidores, indústrias, lojistas e representantes comerciais para a fomentação de negócios. Conhecida como o maior polo de negócios para o mercado de variedades, a feira apresenta um diversificado e completo mix de produtos, lançamentos e condições especiais. Utilidade doméstica, brinquedos, presentes, decoração, papelaria, artigos para escritório, bomboniere, eletrônicos, embalagens, perfumaria e muito mais. Em paralelo, a 1ª Rodada Internacional de Negócios com o programa Think Plastic Brasil. Saiba mais em (www.expobrasilfeiras.com.br)

I – Seguro Rural

Foi divulgado o regulamento com as regras para seleção de propostas de entidades de pesquisa para estudar as políticas de gestão de risco agropecuário. A parceria se dará por meio de acordo de cooperação técnica com o Departamento de Gestão de Risco e Recursos Econômicos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. As entidades interessadas devem apresentar plano de trabalho detalhado até 20 de outubro para o endereço eletrônico ([email protected]). O projeto será avaliado pela equipe técnica do Mapa, que levará em conta a pertinência do tema para as atividades desenvolvidas pelo departamento.

J – Programa de Trainee

As inscrições para o Programa de Trainee 2017 da Duratex estão abertas. Até o dia 21 de setembro, jovens de todo o Brasil poderão se candidatar para vagas. São 18 vagas nas diferentes áreas e negócios (Deca, Madeira, Florestal e áreas Corporativas), como por exemplo: Comercial, Industrial, TI, RH e Finanças. Para concorrer, os candidatos precisam ter completado, ou completar, o curso universitário entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016. O processo seletivo contará com etapas on-line, facilitando a participação de candidatos que moram fora do Estado de São Paulo. A seleção está sendo realizada em parceria com a Cia de Talentos e os interessados devem se inscrever no site: (www.duratex.com.br/trainee).

K – Arquitetura e Design

Um dos maiores problemas enfrentados ao final de um curso superior é como entrar no mercado de trabalho e ter sucesso. O arquiteto e palestrante Gláucio Gonçalves realizará no dia 15 de setembro a primeira edição do Workshop online de empreendedorismo e mercado de trabalho para estudantes de arquitetura e design. Voltado para recém-formados e estudantes de arquitetura e design de interiores, o workshop tem duração de 2 horas. Será uma transmissão online e gratuita abordando diversos temas, como qual o melhor caminho para se abrir um escritório; dicas de como encontrar estágios e outros. As inscrições podem ser feitas no link:(http://3fcb181.leadlovers.com/primeiroworkshop).

L – Rótulos Selecionados

Na próxima sexta-feira (26), das 18h00 às 20h00, na Casa Santa Luzia a oportunidade de conhecer e experimentar rótulos selecionados da linha de vinhos Bueno Wines, que pertence ao narrador esportivo e empresário Galvão Bueno. A degustação acontece na adega da loja com a orientação conjunta dos sommeliers da Casa e da marca. Na ocasião, será possível provar rótulos como o espumante Bellavista Desirée Brut Rosé e os vinhos Bueno Paralelo31, Bueno La Valletta e Bueno-Cipresso Brunello di Montalcino. Com produção em pequena e média escala, a Bueno Wines tem vinícolas na comuna de Montalcino, região da Toscana, Itália, e na Campanha Gaúcha, perto da fronteira com o Uruguai. Mais informações: (www.santaluzia.com.br) e (www.buenowines.com.br).

M – Feirinha Sustentável

No próximo sábado (27), a Livraria da Vila da Fradique recebe uma feirinha de produtos ecológicos, sustentáveis e orgânicos, das 10h00 às 17h00. Organizada pela empresa Positiv.A, especializada em soluções ambientais integradas, a 1a Feirinha Positiva faz parte da programação da Virada Sustentável, que acontece em diversos pontos da cidade. Entre os itens expostos e à venda estarão cisternas para captação e armazenamento de água de chuva, composteiras para resíduos orgânicos, canteiros para horta, produtos de limpeza ecológicos, snacks saudáveis e mudas variadas de frutíferas e hortaliças. Quem visitar a feirinha também poderá conferir e levar para casa uma seleção especial de produtos da horta Santa Adelaide Orgânicos. Informações: (www.positiva.eco.br) e (www.livrariadavila.com.br).

N – Região da Toscana

Para aqueles que evitam viajar para a Europa durante o verão e preferem visitar o continente fora da alta temporada, a época de outono conta com diversos eventos na região da Toscana, na Itália. Um dos mais conhecidos é o dia de São Lucas, em 18 de outubro e cujas festividades englobam uma feira de mesmo nome (www.fierasanluca.it), que acontece na comuna de Impruneta, cujos registros remontam ao século XVII, e que combina agricultura, religião e celebrações folclóricas, com diversos estandes oferecendo atrações ao longo da semana. Para hospedagem, o Laticastelli Country Relais, castelo fortificado no começo do século XIII, a apenas 40 minutos de Montepulciano, 30 minutos de Siena e 2 horas de Roma. Saiba mais em (www.laticastelli.com).