Negócios em Pauta 03 a 05/02/2024

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024

A – Prefeitura proíbe uso de celulares em sala de aula

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou na sexta-feira (2) decreto que restringe o uso de celulares nas escolas da rede municipal. Os dispositivos só poderão ser usados antes da primeira aula e após a última, à exceção de casos especiais. A proibição do uso de celulares vale para dentro de sala de aula e também os intervalos entre as aulas, incluindo o recreio. O decreto orienta que os celulares e demais dispositivos eletrônicos deverão ser guardados na mochila ou bolsa do próprio aluno, desligado ou ligado em modo silencioso e sem vibração. Apesar disso, a publicação deixa margem para que a equipe da escola adote outra estratégia de preferência. Apesar da proibição, os professores podem propor a utilização dos celulares e dispositivos eletrônicos para fins pedagógicos, como pesquisas, leituras ou acesso a outros materiais educativos. Antes de a prefeitura publicar o decreto, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma consulta pública sobre a proibição, que contou com mais de 10 mil contribuições. O resultado foi de 83% de respostas a favor, 6% contrárias e 11% parcialmente favoráveis (ABr).

B – Empregabilidade Inclusiva

Na próxima segunda-feira (5), o Polo de Empregabilidade Inclusiva Boa Vista, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realiza processo seletivo para 242 vagas destinadas a pessoas com deficiência. As vagas são destinadas à pessoas com deficiência de todas as faixas etárias, com ou sem experiência, para atuar em uma rede atacadista que tem previsão de ser inaugurada ainda no primeiro semestre na zona norte da capital. Para se candidatar, é necessário comparecer no endereço no PEI Boa Vista (Rua Boa Vista 170 – 2º Subsolo), na segunda-feira (5), a partir das 9h, com documentos pessoais e currículo atualizado. A unidade está locazada próximo à estação São Bento do Metrô, no centro da cidade.

C – Fraudes no WhatsApp

Com foco em elevar a experiência dos consumidores, o Banco Bmg anuncia a implementação da biometria de voz na jornada do cliente via WhatsApp. Com a ajuda da solução da Minds Digital, Voice IDTech pioneira em biometria de voz no Brasil, a instituição passa a oferecer ainda mais praticidade e segurança aos usuários em todos os canais. Segundo o banco, 93% dos clientes cadastrados já estão se autenticando por voz e sendo atendidos de forma mais rápida, gerando praticidade para o usuário e uma experiência segura. A biometria de voz emergiu como uma ferramenta inovadora no setor bancário, proporcionando não apenas uma camada adicional de segurança, mas também transformando a experiência do cliente.

D – Estágio na Caixa

A Caixa Econômica Federal lançou edital para seleção de estágio em todas as regiões do país, para os municípios que necessitam de formação de banco de habilitados. As inscrições vão até o próximo dia 29 no site: (https://pp.ciee.org.br/vitrine/11597/detalhe). O processo seletivo é destinado à formação de cadastro de reserva para o preenchimento de vagas de estágio de nível médio, técnico e superior, para os cursos de Direito, Engenharia, Arquitetura, Pedagogia, Psicologia, Ciências Políticas e Sociais, além de Tecnologia da Informação. Serão asseguradas 10% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) e 30% para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos.

E – Crédito e Cobrança

Em uma época marcada por rápidas mudanças econômicas e tecnológicas, o Instituto GEOC (Gestãp de Excelencia Operacional em Cobrança) se destaca, buscando soluções inovadoras para enfrentar os desafios do mercado de crédito e cobrança. A 11ª edição do Fórum de Inovação, que acontecerá no Centro de Convenções Rebouças no dia 19 de junho, é a expressão mais recente desse esforço. Focado em discutir temas relevantes do mercado de recuperação de crédito, reunirá os principais nomes do ramo, incluindo empresas associadas ao IGEOC, fornecedores e convidados especiais. O Fórum deste ano visa otimizar o processo produtivo dos negócios e fortalecer as relações de network. Saiba mais: (http://www.igeoc.org.br).

F – Sorteio da NF Paulista

O 183º sorteio do programa Nota Fiscal Paulista (NFP) já tem data marcada: os ganhadores serão divulgados na sexta-feira (9). Conforme as regras, concorrem aos prêmios os mais de 9,6 milhões de participantes de todo o Estado de São Paulo inscritos no programa que solicitaram cupom fiscal com CPF (pessoas físicas) ou CNPJ (no caso dos condomínios) no decorrer de outubro de 2023. Em fevereiro estão na disputa 113.742.748 bilhetes eletrônicos. Diante disso, os consumidores e condomínios cadastrados no programa já podem verificar no portal (https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp) os números dos bilhetes eletrônicos para o sorteio e torcer pelos 600 prêmios, o maior deles é de
R$ 1 milhão.

G – Inscrições na Univesp

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), abre na próxima terça-feira (6), às 15h, as inscrições para 23.322 vagas do Vestibular anual 2024, destinadas a 425 polos, de 371 municípios (capital, interior e litoral). São oferecidos nove cursos: Letras, Matemática e Pedagogia, Ciência de Dados, Engenharia de Computação e TI, Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais. As inscrições devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 26/05, e os locais oficiais serão divulgados no dia 21/05. O início das aulas está previsto para o final de julho. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.610 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.

H – Consumo de Energia Elétrica

Em 2023, o Brasil consumiu 69.363 megawatts médios de energia elétrica, 3,7% a mais do que em 2022, segundo estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. No mercado regulado, em que os consumidores compram sua energia diretamente das distribuidoras, a alta foi de 2,5%. O uso mais intenso de eletrodomésticos alavancou a demanda, especialmente nos últimos meses do ano, quando as temperaturas bateram recorde em boa parte do país. A migração de consumidores para o ambiente livre também impactou os resultados. Por sua vez, o mercado livre, no qual é possível escolher o fornecedor de energia e negociar condições de contrato, o consumo avançou 5,9% no comparativo anual. Saiba mais: (https://www.ccee.org.br/).

I – Shopping com Carnaval

Nos próximos dias 9, 10, 11 e 12, o Grand Plaza Shopping (Av. Industrial, 600 – Centro – Santo André) promoverá o seu tradicional baile de Carnaval para que os visitantes caiam na folia em um dos feriados mais aguardados por adultos e crianças. O empreendimento também oferecerá aos seus clientes uma oficina de customização para produção de máscaras, colares havaianos e outros adereços. E encerrando o evento, o Shopping realizará desfile infantil de fantasias. Para participar basta levar um brinquedo usado em bom estado. Os itens arrecadados são destinados às entidades parceiras do shopping. Saiba mais (www.grandplaza.com.br).

J – Projeto Social

O Avião Solidário da Latam, programa que coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia, está celebrando três anos de parceria com o projeto social Amazone-se. Criado e desenvolvido na ONG Base Colaborativa desde janeiro de 2019, o projeto apoia as comunidades ribeirinhas da Amazônia em ações de voluntários com foco em saúde, geração de renda e educação. Nesse período, a empresa transportou gratuitamente para Santarém (Pará) mais de 40 voluntários e 9,7 mil toneladas de cargas, o que viabilizou mais de cinco mil atendimentos de saúde, 270 exames de ultrassom, 3,6 mil procedimentos odontológicos e a entrega de mais de 410 óculos de grau, impactando mais de 1,5 mil ribeirinhos de 20 comunidades da região.

K – Bienal de Arte

A illycaffè anuncia o seu apoio como patrocinadora principal da Bienal de Arte 2024 “Stranieri Ovunque – Estrangeiros por todo o lado”, que abrirá as suas portas ao público no dia 20 de abril em Veneza. Nesta edição, a parceria será enriquecida através da introdução de uma nova illy Art Collection, com obras de artistas latino-americanos emergentes. Estes artistas, escolhidos a dedo pelo curador da Bienal Arte 2024, Adriano Pedrosa, foram selecionados entre o grupo de expositores, proporcionando-lhes uma oportunidade tangível de maior visibilidade e crescimento artístico. As icônicas xícaras illy foram mais uma vez transformadas em telas em branco, permitindo aos artistas escolhidos mostrar a sua criatividade reforçando a fusão de beleza e excelência que caracteriza a marca illy. Saiba mais: (https://illy.com.br).