Negócios em Pauta 12/04/2016

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 11 de abril de 2016

A – Green Talents

O Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha realiza mais uma edição da competição “Green Talents – Fórum internacional de projetos com alto potencial para a inovação e sustentabilidade”. Objetiva promover o intercâmbio internacional de ideias sustentáveis e ecologicamente inovadoras. O prêmio contempla 25 jovens pesquisadores a cada ano. Os vencedores vêm de vários países e disciplinas científicas e são reconhecidos pela capacidade inovadora de suas iniciativas, que objetivam tornar a sociedade mais sustentável. Selecionados por um júri de especialistas alemães de alto prestígio, os vencedores também ganham acesso exclusivo à elite da área da pesquisa na Alemanha. O prazo para envio de candidaturas é 24 de maio. Mais informações (www.greentalents.de). Vídeo explicativo em (http://greentalents.de/videos-2016.php).

B – Construção no Estado

No último ano, o setor de construção civil sofreu baixas, impactado, em grande parte, pelas quedas do PIB e da produção de insumos do setor. Diante desses fatores, o SindusCon-SP e a Deloitte lançam o “Estudo de Atratividade das Sub-Regiões do Estado de São Paulo”, que aponta o potencial de desenvolvimento para a construção em algumas cidades, mostrando que ainda há oportunidades para crescimento. São avaliadas 10 cidades-chave: Bauru, Campinas, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, S. José do Rio Preto, S. José dos Campos, Santo André, Santos e Sorocaba. O trabalho será divulgado na sexta-feira (15), no ConstruBR 2016 – evento do SindusCon-SP que visa a inteligência, tecnologia e gestão para o desenvolvimento de negócios da construção. Para mais informações: (http://eventos.sindusconsp.com.br/construbr2016/login).

C – Arena Multiuso

Nos próximos anos, a cidade de São Paulo poderá ter um novo espaço que permitirá a realização de eventos esportivos internacionais, como as lutas de MMA ou ainda jogos de basquete da principal liga norte-americana. Desde 2015, a São Paulo Turismo (SPTuris) realiza as etapas para construção de uma arena multiuso no complexo Anhembi. O novo equipamento ficará num espaço de 21 mil m² ao lado da área da Concentração do Sambódromo e poderá receber diversos tipos de eventos, como competições esportivas, além de ser possível a realização de shows musicais, congressos e convenções. Deverá ter capacidade mínima para 20 mil pessoas (em sua configuração máxima, como shows e eventos com mais espaço para o público).

D – Pós em Controladoria e Contabilidade

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de concessão de bolsa de estudo do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). A bolsa de estudos está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-RP/USP. As inscrições devem ser feitas até 2 de maio pelo e-mail ([email protected]) com o seguinte assunto: Inscrição para a seleção de bolsa de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES do PPGCC. O processo seletivo será realizado entre os dias 3 e 13 maio. A bolsa, no valor de R$ 4.100,00 mensais, será concedida pelo prazo de 12 meses, com início a partir de 1 de junho. Outras informações podem ser obtidas no edital ou com a Comissão de Pesquisa da FEA-RP/USP pelo tel. (16) 3315-4961.

E – Drogas na PUC

O CIEE realiza amanhã (13), às 9h00, a 108ª edição do seminário gratuito da Campanha Nacional sobre Drogas nas Escolas Superiores, no auditório Consolação da PUC-SP (Rua Marquês de Paranaguá, 11. Realizada há mais de 15 anos, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, a campanha, coordenada pelo CIEE, objetiva levar informações qualificadas sobre o assunto, por meio de seminários realizados a convite de instituições de ensino para conscientizar os jovens, pais e educadores sobre os malefícios causados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas. Além dessa iniciativa, o CIEE produz e distribui folders informativos sobre o tema e promove, anualmente, um concurso de monografias. Outras informações nos tels. 3040-6541/6542.

F – Aporte de Capital

A Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo recebeu 308 solicitações de empresas francesas interessadas em investir no País ao longo de 2015. O volume é ligeiramente menor que o resgistrado no mesmo período de 2014, que totalizou 312 pedidos. De acordo com a sondagem, não houve variação de 2014 para 2015 nos principais entraves identificados pelos investidores franceses no Brasil. A dificuldade para abertura de conta bancária aparece em primeiro lugar. O alto valor de impostos e taxas ocupam o segundo lugar. O estudo mostra, ainda, que questões que envolvem regulamentação ocupam o terceiro lugar entre os principais entraves. Na quarta colocação, os investidores apontam procedimentos burocráticos que dificultam o aporte de capital no País. A Câmara ressalta que o interesse em investir no Brasil em diferentes áreas como da saúde e da TI existe, mas ainda existem muitas barreiras.

G – Simpósio de Ideias

Com inscrições abertas até o próximo dia 24, o Prêmio Alltech de Jornalismo 2016 dará a oportunidade para três jornalistas brasileiros participarem de um dos maiores eventos globais de líderes e empresários, o ONE: Simpósio de Ideias Alltech, que acontece em maio nos Estados Unidos. A premiação irá eleger os melhores trabalhos jornalísticos publicados entre 24 de maio de 2015 e 24 de abril de 2016 em três categorias: Nutrição Animal, Negócios – animais de produção e/ou de companhia e Soluções para a Agricultura. Cada jornalista pode inscrever até cinco trabalhos. O prêmio contempla a inscrição para o evento, passagem aérea e estadia de três noites em hotel cinco estrelas. Regulamento e inscrição no site (http://pt.alltech.com/premio-alltech-de-jornalismo-2016).

H – Criança e Consumo

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, comemora 10 anos com a realização de um debate aberto ao público para discutir consumismo e publicidade infantil, no Tucarena, teatro da PUC-SP, nesta quinta-feira (14), às 18h30. O evento faz parte das celebrações de uma década de atuação no âmbito do consumismo infantil e lançará o livro ‘Criança e Consumo – 10 anos de transformação’, que traz uma retrospectiva das conquistas do projeto nesses anos, um olhar para o futuro e 15 artigos de autoria de especialistas em consumo e infância, que será lançado e distribuído aos presentes. O evento é gratuito com vagas limitadas. outras informações em (www.alana.org.br).

I – Buscando Talentos

Estão abertas as inscrições do processo seletivo do Ismart, que escolhe alunos da rede pública de ensino para bolsas de estudos em escolas particulares de excelência em São Paulo e no Rio de Janeiro. Podem se candidatar às vagas alunos matriculados no 7º ano e no 9º ano do ensino fundamental, com perfil de alto rendimento escolar. Para participar, o aluno deve vir de família com renda de no máximo R$ 1.760,00 por pessoa; ter idade adequada à série (no máximo 13 anos completos, se matriculado no 7º ano, e no máximo 15 anos completos, se matriculado no 9º ano). O último critério é o de não haver repetência no histórico escolar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, até 15 de julho, no site (www.ismart.org.br). Serão oferecidas até 225 bolsas integrais.

J – Atualização Profissional

A 31ª edição da Feira da Mecânica acontece de 17 a 21 de maio, no Anhembi e deve reunir cerca de 90 mil visitantes,que entrarão em contato com 2.100 marcas que acreditam na tradição e expertise de uma feira com quase seis décadas de existência. Com presença de público altamente qualificado, focado em geração de negócios, a organização do evento oferece uma intensa agenda de conteúdo, com mais de 45 horas, entre seminários, apresentações técnicas e painéis que apontarão o norte da indústria brasileira para os próximos anos. Um dos exemplos é a Ilha do Conhecimento, espaço exclusivo para a realização de debates técnicos e apresentações de expositores e parceiros. Saiba mais em (www.mecanica.com.br).

K – Corrente do Bem

Imagine 10 milhões de pessoas em 78 países praticando atos de gentileza em um único dia. Imaginou?! Pois essa é a proposta do movimento colaborativo A Corrente do Bem, que está convidando os brasileiros a celebrarem o Dia Mundial da Boa Ação, no próximo dia 28 (quinta-feira). Para disseminar uma cultura baseada em práticas cotidianas de generosidade, cidadãos dos quatro cantos do mundo estarão conectados à causa nesta data, no décimo ano da ação. Os voluntários do movimento colaborativo no Brasil, que participa pelo sexto ano consecutivo da ação, querem inspirar mais de 1 milhão de brasileiros – marca conquistada já na edição do ano passado. A ideia central é mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade. Saiba mais em (www.printeccomunicacao.com.br).

L – Setor da Construção

A SIL Fios e Cabos Elétricos apresent importantes novidades na edição de 2016 da maior feira do setor de construção da América Latina, a Feicon Batimat – 22º Salão Internacional da Construção (www.feicon.com.br), que começa hoje (12) e vai até sábado (16), no Anhembi. Os visitantes do estande da empresa, localizado na Rua L, nº 298, poderão conhecer o novo Pocket Pack SIL, mini rolos com 10, 15 e 25 metros, e também verão de perto fios e cabos da marca que, a partir de agora, contam com gravação metro a metro. A partir de agora, e por meio do portal mais moderno e interativo (www.sil.com.br), entra no ar para levar conhecimento e capacitação profissional a um número ainda maior de pessoas, uma vez que a SIL já oferece, há alguns anos, treinamento presencial.

M – Boat Misto

Presente nas praças de alimentação dos principais shoppings centers das cidades, a rede Gendai retomou a operação de delivery. E é exclusivamente por meio deste serviço que as lojas estão oferecendo aos clientes 50% de desconto no Boat Misto até o próximo dia 30. O prato, que não consta no cardápio, foi relançado especialmente para esta ação promocional. A promoção é válida para todas as lojas Gendai que possuem o serviço de delivery. O Boat Misto é para duas pessoas e traz sushis e sashimis mistos + califórnia uramaki + skin uramaki + enrolados empanados (36 unidades). O pedido pode ser feito somente pelo site do Gendai (www.gendai.com.br) ou via iFood.

N – Textura aos Alimentos

Já parou para pensar de que forma os comprimidos se desintegram dentro do nosso organismo quando são ingeridos? Ou por que o chocolate não fica no fundo da caixinha de um achocolatado, como quando preparamos em casa? Bom, as respostas para essas perguntas estão em produtos chamados de excipientes ou ingredientes que são usados pelas indústrias farmacêuticas e de alimentos. A brasileira Blanver, com fábricas em Itapevi, Indaiatuba e Taboão da Serra, produz diferentes produtos que são aplicados nestas indústrias. Um deles é a Tabulose SC®, que é indicado para manter a uniformidade, a cremosidade e a textura do sorvete, por exemplo, sem deixar que sejam formados grandes cristais de gelo durante a fabricação e que o percurso entre a fábrica e o consumidor final, não afete as características desejadas do produto. Outras informações em (www.blanver.com.br).