Negócios em Pauta 21/03/2024

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quarta-feira, 20 de março de 2024

Rede de cidades medievais para atrair turistas

A Agência Nacional de Turismo da Itália (Enit) e os municípios do país criaram uma rede de cidades medievais para atrair visitantes ao “Belpaese” e às suas ilhas e organizar percursos que transportam os turistas para outra época. A rede de cidades medievais italianas inclui 28 municípios divididos em 10 regiões, caracterizados por um importante patrimônio material e imaterial da Idade Média. O projeto visa desenvolver e digitalizar o turismo focado na autenticidade medieval dos locais, bem como promover um calendário de eventos e recriações históricas de absoluta excelência. “Esta é uma associação importante que quer tornar a Idade Média acessível e popular através de eventos históricos e recreações, de abril a outubro”, explicou Renato Chiti, diretor de destinos da “Itália Medieval”. Tendo Viterbo, com o seu bairro medieval e o antigo palácio papal que remonta ao século XIII, como líder da rede, a Enit dará o seu apoio no planejamento das pesquisas, organizando workshops na área temática do “turismo tradicional” e comunicação (ANSA).

B – Vagas para Mulheres

Com o propósito de promover a equidade de gênero, a Cielo, empresa referência no setor de meios de pagamento, está oferecendo vagas afirmativas para mulheres na área de Dados e para a posição de desenvolvedora Back End. Essas oportunidades visam ampliar ainda mais o compromisso da marca com a representatividade e contribuir para um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. A Cielo busca pessoas que tenham perfil em sintonia com as competências da empresa, como senso de urgência, colaboração, senso de dono, ambição transformadora e empatia assertiva. Mais informações sobre as regiões, áreas de atuação e cargos estão disponíveis em: (https://cielo.gupy.io/).

C – Meninas Programadoras

Quem já concluiu ou está cursando o ensino médio e se identifica com o genêro feminino ou não-binário pode participar de uma iniciativa totalmente online e gratuita da USP que ensina programação. É o curso Meninas Programadoras: introdução à programação com Python para alunas do ensino médio ou concluintes, que está com inscrições abertas até domimngo (24). As aulas acontecem sempre aos sábados, das 14 às 17 horas, começando em 30 de março e terminando em 27 de abril. Para participar, basta ter um computador com acesso à internet. Para acessar o link de inscrição e obter mais informações sobre o curso, basta acessar o site (https://meninasprogramadoras.icmc.usp.br).

D – Negociação de Dívidas

A partir de hoje (21), uma operação especial de negociação de dívidas vai marcar a maior ação de combate à inadimplência já realizada no país. Os Correios e a Serasa promovem o Dia D do MegaFeirão Serasa e Desenrola. Técnicos e especialistas em educação financeira estarão em 27 agências centrais dos Correios, em todas as capitais brasileiras, treinados para atender a população e dialogar com a imprensa. A movimentação objetiva levar orientação a milhões de endividados dispostos a aproveitar a última semana do mutirão contra as dívidas, que envolve 700 empresas de todos os segmentos, concessionárias de energia e água, além da possibilidade de negociar as dívidas do programa Desenrola Brasil. Mais informações: (https://mais.correios.com.br/) e (www.serasalimpanome.com.br).

E – Paisagem e Poder

O Centro Maria Antonia da USP acaba de inaugurar a mostra documental “Paisagem e Poder: construções do Brasil em tempos de ditadura”, que utiliza diversos suportes e tem o objetivo de discutir o ambiente construído no período da ditadura brasileira, que durou 21 anos. A exposição procura refletir sobre as complexas e intensas transformações do território nacional em suas diversas escalas entre 1964 e 1985, a partir de documentação da época e material audiovisual. A mostra traz documentação desses espaços com cadernos técnicos, revistas, correspondências, atas, boletins e jornais. A exposição estará aberta até 30 de junho. Mais informações: tel. (11) 3123-5202.

F – Novos Leitos

Com o apoio da Volkswagen do Brasil, que destinou R$ 4,8 milhões por meio do Programa Paraná Competitivo, foram instalados oito novos leitos de UTI no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, além da reforma do espaço e aquisição de equipamentos. As novas instalações foram inauguradas na segunda-feira (18), em evento com representantes da empresa, do hospital, autoridades e convidados. Os oito novos leitos representam uma ampliação de 68 para 76 leitos de UTIs. Dessa forma, 500 novos atendimentos poderão ser feitos por ano pelo Pequeno Príncipe, um dos maiores e mais completos hospitais exclusivamente pediátricos do País (https://pequenoprincipe.org.br).

G – Ciência de Dados

Em busca de profissionais da área tech que querem trabalhar com Python para Dados, transformando dados em informações na prática, a DIO – startup open education – e a Squadio, uma empresa global de recrutamento e seleção de talentos de tecnologia do oriente médio, lançaram um bootcamp completo e gratuito. O curso conta com mais de 65 horas de conteúdo teórico e prático de que capacita os participantes a apresentar dados como um especialista com anos de experiência em apenas 12 semanas, dominando os principais comandos de Python, SQL e noSQL e ferramentas como o PowerBI. Mais informações e inscrições: (https://www.dio.me/bootcamp/bootcamp-squadio?ref=CG&
utm_content=pr
).

H – Microcrédito Produtivo

O volume de recursos liberados pelas instituições que formam a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças alcançou R$ 1 bilhão em 2023. O valor é 13.8% maior do que os R$ 890,3 milhões registrados em 2022. Com atuação em todo o País, de forma presencial ou remota, as instituições de microfinanças tinham mais de 146 mil clientes ativos em dezembro de 2023. Em 2022 eram 138 mil e em 2021, 136 mil. A maior fatia dos recursos liberados, equivalente a 86% do total, foi destinada ao microcrédito produtivo, capaz de gerar empregos e renda. Do total de operações, 59% foram feitas por pessoas que atuam na informalidade – e 56% por mulheres. Saiba mais: (https://abcred.org.br).

I – Setor Calçadista

A Abicalçados anuncia que a segunda edição da BFSHOW, feira realizada em parceria com a NürnbergMesse Brasil no Transamerica Expo Center, em São Paulo, tem as quatro principais produtoras do País confirmadas no evento: Alpargatas (Havaianas), Calçados Beira Rio, Grendene e Vulcabras. Conforme a entidade, com mais de 92% dos espaços comercializados para a feira que acontece nos dias 21 a 23 de maio, cerca de 80% da produção nacional (de mais de 900 milhões de pares por ano) terá suas coleções de Primavera-Verão apresentadas. São mais de 200 marcas confirmadas, que devem receber a visitação de mais de 10 mil compradores nacionais e internacionais. Saiba mais em: (https://bfshow.com.br/).

J – Negócios na África

Vêm aí uma excelente oportunidade para empresas brasileiras interessadas em iniciar ou expandir negócios no continente africano. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com embaixadas locais e seus Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOM), anuncia inscrições para três grandes eventos comerciais na África entre os meses de junho a setembro de 2024: o Brasil-Africa Solutions (BAS), a 39ª Feira Internacional de Luanda (FILDA) e a 59ª Feira Internacional de Moçambique (FACIM). As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até o dia 5 de abril. Mais informações: (https://apexbrasil.com.br).

K – Venda de Motos

A Tiger é a motocicleta topo de linha mais comercializada de 2023, com 17% das vendas, por meio da OLX, maior plataforma de compra e venda online de automóveis do Brasil. A BMW F vem na segunda posição, que representa 16% das comercializações. Em terceiro vem outro modelo da fabricante, a G com 15%. O levantamento traçou o desempenho de motocicletas de quatro marcas consideradas premium no país: BMW, Ducati, Harley-Davidson e Triumph. Após as três primeiras colocadas, outros dois modelos da BMW vêm na sequência. A BMW R vem na quarta posição, com 12% de share, e S na quinta, com 6%. A representante mais bem posicionada da Harley-Davidson é a XL, em sexto lugar, com 5% de participação. Já a motocicleta Ducati Multistrada ocupa a 13ª colocação, com 1%. Saiba mais: (https://www.olx.com.br).