Negócios em Pauta 12/03/2024

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 11 de março de 2024

A – Obra póstuma de García Marquez chega às livrarias

Quase dez anos após a morte de Gabriel García Marquez, em 17 de abril de 2014, foi publicado globalmente na quarta-feira (6) seu romance inédito “Em agosto nos vemos”. No prefácio, os filhos do vencedor do Nobel de Literatura de 1982, Rodrigo e Gonzalo García Barcha, contam que o pai queria que a obra, que acabou publicada em seu aniversário (6 de março), fosse destruída. “Na época, sabíamos só a sentença final de Gabo: ‘Este livro não presta. Precisa ser destruído’. Não o destruímos, o deixamos de lado, na esperança de que o tempo decidisse o que fazer”, dizem os herdeiros, classificando a publicação como um “ato de traição” em benefício do leitor. Eles também reconhecem as imperfeições da obra, escrita entre 2004 e 2005, quando o autor já sofria de demência senil. Em seu derradeiro texto, o colombiano autor de “Crônica de uma morte anunciada”, “O amor nos tempos do cólera” e “Cem anos de solidão”, se coloca ao lado das mulheres com uma nova voz. Na Itália, a obra é publicada pela editora Mondadori; no Brasil, sai pela Record (ANSA).

B – Crédito Rápido

O boleto bancário ganhará mais agilidade em seu processamento. A partir da próxima sexta-feira (15), parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamento, prazo conhecido como D+0. É mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória. Com a mudança, se o cliente pagar o boleto até às 16h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após às 16h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte – Fonte: (www.febraban.org.br).

C – Negócios de Cafeicultores

Mais de 30 mil cafeicultores do sul e cerrado mineiro, da média mogiana do estado de São Paulo e das Matas de Minas, se encontrarão em busca de soluções e ações sustentáveis para as lavouras de café, durante a Femagri 2024 – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, organizada pela cooperativa cafeeira Cooxupé, em Guaxupé (MG), entre os próximos dias 20 e 22. A expectativa de público, segundo a organização, deve ser confirmada pelo fato das famílias cooperadas procurarem por alternativas sólidas para elevar ainda mais a sustentabilidade dentro das propriedades, assim como alavancar a produtividade (https://www.cooxupe.com.br/femagri/).

D – Alimentação Fora do Lar

De acordo com os dados do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil, em parceria com a Mosaiclab, as 17 empresas associadas que abrangem a alimentação fora do lar registraram em janeiro crescimento nominal de 8,2% nas vendas e real de 3,2%, em relação ao mesmo período de 2023. A participação do canal delivery permanece estável para os estabelecimentos, representando 19,1% do total das vendas. Os estabelecimentos localizados nos centros comerciais, como shoppings, supermercados, aeroportos e strip malls, registraram variação de faturamento de 6,9% na comparação com janeiro do ano anterior, enquanto as lojas de rua tiveram variação de 9,4%.

E – Estratégia Global

A Castrol, líder mundial em lubrificantes premium e parte do grupo bp, está comemorando 125 anos de sua fundação. Esse marco na história da empresa acompanha uma nova estratégia global, que se intitula como: Onward, Upward, Forward (Avante, para cima, para frente, em tradução livre), que será adotada pela Castrol no mundo todo. A empresa apresenta também um logo comemorativo especial de 125 anos que será utilizado ao longo de todo 2024 em eventos e patrocínios esportivos globalmente. A nova estratégia está alinhada com a recente atualização de posicionamento da empresa, complementando sua oferta de produtos com alta tecnologia embarcada. Saiba mais: (https://www.castrol.com/pt_br/brazil/home.html).

F – Alimentação Regional

Salvador, terra da diversidade, influências e saberes culinários sedia, entre os próximos dias 14 e 17, a terceira edição do Origem Week Bahia, no Centro de Convenções. O evento retorna à capital baiana com a proposta de imersão nas tradições e riquezas da alimentação regional, com a valorização dos produtos e produtores do estado, apresentações culturais, artesanato, palestras, oportunidades de negócio e showcooking com chefs nacionais e internacionais, como o belga Laurent Rezette e a argentina Mariana Corbetta. O festival, que se firmou como uma das maiores feiras gastronômicas da Bahia, traz nesta edição mais de 300 marcas de produtos – do gourmet ao artesanal. Saiba mais: (https://www.instagram.com/origemweek?igsh=MXRscDZvYTk1anlodA==).

G – Cultura e Esporte

O Grupo Equatorial Energia lançou seu primeiro edital de seleção pública para o patrocínio de projetos culturais e esportivos aprovados em leis federais de incentivo. A companhia vai destinar R$ 10 milhões para iniciativas do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás. O objetivo é o de promover o desenvolvimento social, cultural e esportivo por meio de projetos que contribuam para um ambiente mais inclusivo e socialmente responsável. Uma oportunidade a produtores culturais e esportivos de desenvolver ou impulsionar iniciativas que promovam a diversidade cultural, o acesso à arte, ao esporte e à educação. Inscrições até o próximo domingo (17), por pessoas jurídicas, conforme os critérios descritos no edital, disponível em: (https://projetosequatorial.com.br/).

H – Excelência Jornalística

A Sociedade Interamericana de Imprensa abriu inscrições para o seu prêmio anual ‘Excelência em Jornalismo’, que recoconhecerá profissionais da América do Norte, América Latina, Caribe e Espanha. Podem concorrer trabalhos veiculados entre 1º de junho de 2023 e 31 de maio de 2024 em jornais diários ou semanais, revistas, agências noticiosas, sites de notícias, rádios e TVs. A cerimônia de premiação será realizada em outubro de 2024 durante a 80ª Assembleia Geral da SIP em Córdoba, na Argentina. As inscrições são gratuitas e vão até 31 de maio. Saiba mais: (https://pt.sipiapa.org/contenidos/chamada.html).

I – Carros mais Buscados

A Webmotors, principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta os rankings dos carros novos e usados mais buscados pelos usuários da plataforma em fevereiro. Pela primeira vez, o Ford Ranger aparece na liderança entre os veículos zero quilômetro mais pesquisados no período – em janeiro, o modelo despontou na terceira colocação, subindo, portanto, duas posições de um mês para o outro. Na sequência, a Ram Rampage surge em segundo, enquanto o terceiro lugar é ocupado pelo Honda HR-V. Outra novidade ficou por conta da estreia do Dolphin no levantamento de carros novos. O elétrico da BYD aparece na décima posição. Já entre os seminovos, a Honda ocupa o topo do ranking com o Civic, seguido por Toyota Corolla e Chevrolet Onix.

J – Pizzas por Delivery

As pizzarias têm ganhado espaço dentro do foodservice. Prova disso é que sua importância para os brasileiros saltou de 12% em 2022, para 17% no ano seguinte. É o que aponta o Consumer Insights 2023, estudo produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. Os pedidos de forma eletrônica são realizados, principalmente, pela Geração Z (alta de 31% na comparação entre 2022 e 2023 para os jovens de 18 a 29 anos) e via WhatsApp (crescimento de 5% no período). Por outro lado, as redondas ainda têm custo maior nessa modalidade (11% mais caro via delivery, se comparado com todas as formas de pedido de Pizzas). Também é válido ressaltar que as pizzas se destacam na modalidade de fast food. Saiba mais: (www.kantar.com/brazil).

K – Carregadeira Elétrica

A AngloGold Ashanti iniciou a operação da carregadeira 100% elétrica na Mina Cuiabá, em Sabará/MG. O veículo é zero carbono, funciona a baterias, e tem sistemas com taxas mínimas de emissão de calor e ruídos, aumentando a segurança. O equipamento possui ainda o aumento potencial de 8% em sua produtividade de carregamento, em razão do ganho em velocidade e deslocamento gerado pelo torque instantâneo. A aquisição coloca a produtora de ouro na vanguarda no setor minerário, uma vez que esta é a primeira carregadeira 100% elétrica do Brasil a operar em uma mina subterrânea. A mina Cuiabá é uma das operações mais profundas do Brasil, com mais de 1.600 metros de profundidade (https://www.anglogoldashanti.com.br).