Negócios em Pauta 11/10/2017

em Negócios em Pauta
terça-feira, 10 de outubro de 2017

A – Índices de Desemprego

Com o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira quanto ao drama do desemprego, bem como promover ações para sua redução, acaba de ser lançado o site ‘Contrate 1 Desempregado’ (www.c1d.com.br). Nele, estão disponíveis duas novas ferramentas: o Desempregômetro e o Empregômetro. O site tem como propósito reduzir os altos índices de desemprego, que hoje atingem mais de 13 milhões de pessoas. “Buscamos empresas parceiras e solidárias que disponibilizem oportunidades de recolocação profissional no mercado de trabalho”, afirma um dos idealizadores do projeto Gilberto Luiz do Amaral, presidente do conselho superior e coordenador de estudos do IBPT. A ação é social, gratuita, voluntária, apartidária e sem fins lucrativos

B – Nozes e Castanhas

Representantes da cadeia de nozes e castanhas do mercado nacional e internacional participarão na segunda feira (16), a partir das 8h30, do Encontro Latino Americano de Nozes e Castanhas promovido pela Fiesp e pelo Ciesp. Entre os assuntos, a contextualização sobre o panorama Latino Americano e Global dessa cultura; a contribuições das nozes para a sustentabilidade e o meio ambiente; inovação; contribuições para saúde, nutrição e cases de mercado. Diretor da Divisão de Nozes e Castanhas, do Departamento do Agronegócio (Deagro) da Fiesp, José Eduardo Camargo lembra que as condições naturais do país favorecem a produção de nozes e castanhas em diversas regiões do território nacional.

C – ITA Contrata Professores

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos, está com inscrições abertas para o Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo efetivo de Professor em diversas áreas. As inscrições seguem abertas até o próximo dia 31. São 60 vagas disponíveis. O concurso é realizado em três etapas: prova escrita associada à formação geral e específica; prova de títulos; e uma prova didática que consiste em uma aula teórica ministrada em nível de graduação. O ITA é uma unidade da FAB e referência em excelência no ensino de engenharia no Brasil, desenvolvendo atividades com diversas empresas do setor e instituições de pesquisa de ponta. Para mais informações, acesse (http://www.ita.br/concurso).

D – Temas Nacionais da ADVB

O Presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, é o palestrante convidado do próximo Fórum de Temas Nacionais 2017, promovido pela ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – no próximo dia 18 (quarta-feira), a partir das 8h, no Círculo Militar de São Paulo (Rua Abílio Soares, 1.589). A palestra terá como tema “O Sistema Elétrico Brasileiro e os Impactos da Privatização da Eletrobras”, e contará com a presença de associados da ADVB, diversos empresários e autoridades. O Fórum objetiva discutir assuntos que afetam a economia do país e que impactam diretamente o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, o desempenho das vendas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: ([email protected]).

E – Controles Internos

As questões regulatórias e a suspeita ou ocorrência de fraudes externas estiveram entre os riscos mais frequentes com os quais as empresas tiveram de lidar nos últimos anos. Com isso, a gestão de controles internos se tornou um dos elementos fundamentais na governança corporativa. De olho nesse cenário, a Trevisan Escola de Negócios, em parceria com a Fiesp, promove no próximo dia 19 (quinta-feira), das 10h às 12h, uma palestra sobre “Controles Internos: Fortalecendo a gestão”. Será na nova sede da Trevisan, na Av. Pe. Antônio José dos Santos 1.530, Brooklin Novo. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fiesp: (http://www.fiesp.com.br/). Outras informações, tels. (11) 3549-4232 e 3549-4446 ou ([email protected]).

F – Semana Criativa

Entre os próximos dias 26 e 29, acontece na histórica cidade mineira de Tiradentes a ‘Semana Criativa de Tiradentes’. O evento reune talentos de todo o país, com objetivo de trocar conhecimento, discutir, produzir, fomentar a economia criativa e estimular o empreendedorismo. Cinco renomados designers foram convidados a cocriar ao lado de cinco artesãos locais uma linha de produtos feitos com pedra-sabão, madeira, metal e bordado que serão vendidos e apresentados no evento. Palestras e papos sobre criatividade, empreendedorismo, design e artesanato de tradição; workshops de ‘Do it Yourself’; e até um ‘agulhaço’ acontece dentro de uma igreja histórica e ganha a praça principal, unindo tricoteiros, crocheteiros e bordadeiros. Informações em:(http://semanacriativadetiradentes.com.br/).

G – Reforma Trabalhista

No próximo dia 19 (quinta-feira), das 9h às 11,30h, na Vila Mariana, acontece Palestra “Reforma Trabalhista e algumas de suas principais mudanças”. As principais mudanças serão debatidas no evento pela advogada Michely Xavier, especialista em Direito do Trabalho e coordenadora da área do escritório, que irá abordar: as responsabilidades trabalhistas; a jornada de trabalho; o negociado em oposição ao legislado; as modalidades específicas de contrato de trabalho; além das mudanças nas férias. A regulamentação do home office e o trabalho da gestante e sua interpretação também estão na programação da palestra. O evento será realizado no Auditório Roncato Advogados. Inscrição gratuita em ([email protected]) ou pelo tel. 11 3171-0588. As vagas são limitadas.

H – Fashion Meeting

Entre os próximos dias 17 e 19, Rua José Antônio Coelho, 879, Vila Mariana, acontece a 6ª edição do Fashion Meeting, consolidado no calendário da moda nacional, que apresenta painéis e workshops, com a participação de influentes nomes do setor, além de desfiles e homenagens a grandes nomes do segmento. O evento é destinado aos profissionais do mercado, empresários e estudantes, com o objetivo de apresentar as discussões sobre as diversas faces do mundo da moda, tais como o processo criativo, a questão empresarial, a comunicação, as interfaces com a tecnologia e as principais tendências mundiais da área. Entre os temas: a tecnologia e a moda; a internacionalização de marcas brasileiras; as tendências para o próximo ano; o empoderamento feminino; o jornalismo de moda; e o processo criativo dos estilistas. Mais informações: (www.fashionmeeting.com.br).

I – Vendas pela Internet

A Cosmetic Green, empresa especializada em cosméticos, beleza e estética, lançou um e-book com cinco passos para vender produtos pela internet. A rede se baseou em sua experiência no ramo de e-commerce. Objetiva ajudar pessoas que pretendem empreender no mercado de e-commerce, através do segmento de cosméticos, mas não sabem por onde começar. Com o conteúdo digital, o empreendedor terá acesso a informações sobre abertura de empresa, escolha de fornecedores, plataforma para vendas (loja virtual), entre outros. Para elaborar o material, a rede teve como base a sua experiência bem-sucedida no e-commerce. Para baixar o e-book grauitamente, basta acessar: (http://7f0ba33.contato.site/5passosparavendercosmeticosonline?src+=imprensa).

J – Ciências Sociais

Democracia – palavra, princípio, sistema político –, um tema que se tornou presença contínua nos debates públicos e privados no último período. Nas universidades brasileiras têm sido questão essencial em pesquisas realizadas no âmbito das Ciências Sociais, e ocupará uma diversidade de espaços no 41º Encontro Anual da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), que acontece entre os próximos dias 23 e 27, Caxambu/MG. O evento promove o Simpósio de Conjuntura, abordando: conjuntura jurídico-institucional; conjuntura política; e conjuntura social. O Encontro se notabiliza por discutir resultados de pesquisa que prenunciam fenômenos emergentes e apontam características e implicações para a vida política e social do país. Saiba mais em (www.anpocs.org.br).