Negócios em Pauta 11/05/2016

em Negócios em Pauta
terça-feira, 10 de maio de 2016

A – Conciliação Trabalhista

Sua empresa tem ação tramitando na Justiça do Trabalho e quer conciliar? O prazo para apresentar os processos que serão alvo de acordos ao longo da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista vai até sexta-feira (13). As empresas que desejarem participar do evento, que acontece de 13 a 17 de junho, devem entrar em contato com o Tribunal Regional do Trabalho de sua respectiva região, por meio da Presidência ou do Núcleo de Conciliação, ou com a vice-presidência do Tribunal Superior do Trabalho, dependendo do estágio em que o processo se encontra. Promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho o evento tem o lema ‘?Conciliação: você participa da solução’?, e visa promover o diálogo entre patrões e empregados para proporcionar acordos conciliatórios nos processos ? uma forma de solucionar os litígios de forma rápida e mais barata, além de ?desafogar? a Justiça do Trabalho.

B – Estágio na Bayer

A Bayer, multinacional alemã com atuação nos segmentos de Saúde, Ciências Agrícolas e Materiais Inovadores, oferece 100 vagas no Programa de Estágio Institucional Bayer. A partir de agosto, jovens de todo o Brasil terão a chance de iniciar sua trajetória profissional em uma empresa inovadora. As oportunidades são para estudantes a partir do 2º ano do Ensino Superior das áreas de Exatas, Biológicas e Humanas. É necessário ter disponibilidade para estagiar de 30 a 40 horas semanais, conforme o curso. Também são desejáveis bons conhecimentos em inglês e informática (pacote Office). As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (13), por meio do portal (www.carreiras.bayer.com.br).

C – Nova Fábrica

Na mesma semana em que completa 60 anos de atuação no Brasil, a BD – empresa de tecnologia médica sediada nos Estados Unidos e com operação em mais de 190 países – anunciou um forte investimento em uma nova fábrica no país. Serão destinados 30 milhões de dólares para uma nova linha de produção, a de tubos de coleta de sangue. A nova fábrica será construída ao lado da planta já existente em Curitiba, e deverá abastecer os mercados nacional, da América Latina e até mesmo mundial. Além do aporte na nova fábrica, a BD concluiu em 2015 a aquisição da CareFusion, empresa norte americana que transformou a BD em uma companhia líder na administração de medicamentos. Saiba mais em (www.bd.com.br).

D – Intercâmbio Profissional

Entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, o Brasil recebeu mais de 100 intercambistas em diversas regiões . Os dados são da Aiesec, organização sem fins lucrativos, reconhecida pela Unesco como a maior organização gerida por jovens. O objetivo da organização é de oferecer experiências de liderança, trabalho em equipe e vivência internacional a jovens universitários de 18 a 30 anos, a oportunidade de um intercâmbio profissional, com duração de três meses nas áreas de educação, marketing e gestão. Um dos projetos da ONG é o ‘Venture Brazil’ que visa oferecer aos intercambistas uma atividade de empreendedorismo internacional em Startups. Os principais países participantes são Alemanha, Argentina, Peru, Colômbia e EUA. Mais informações em (www.aiesec.org.br).

E – Tesouro Direto

Em março a Easynvest, uma corretora que oferece serviços financeiros via internet, foi a instituição que mais intermediou investimentos em títulos públicos, por meio do Tesouro Direto. Nos últimos 12 meses o volume financeiro transacionado pela Easynvest cresceu aproximadamente 400%. Hoje a instituição tem mais de R$ 4,6 bilhões de ativos sob custódia. Dados do Tesouro Nacional mostram que, atualmente, há mais de 708 mil investidores cadastrados no Tesouro Direto, o que representa um aumento de 46% nos últimos 12 meses. No mês de março, 33 mil novos investidores foram cadastrados, o maior número desde o início do programa. O estoque alcançou R$ 29,3 bilhões, um aumento de 4,7% em relação ao mês anterior e foi 75,5% maior quando comparado a março de 2015.

F – Voos para Lisboa

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anuncia que irá antecipar o aumento do número de voos semanais entre o Brasil e Portugal, rota que será realizada pela empresa a partir de 22 de junho. Inicialmente, serão operados três voos semanais, com origem em São Paulo/Campinas e destino Lisboa, passando a cinco voos semanais a partir de 7 de julho – apenas duas semanas após sua estreia. A companhia já vende bilhetes em seus canais de vendas e aguarda autorização dos órgãos brasileiros e portugueses para comercializar também as duas novas frequências. Na capital portuguesa, os Clientes da Azul contarão com ligações da TAP Portugal e TAP Express para mais de 80 destinos em 35 países, por meio do acordo de codeshare firmado em outubro. Saiba mais em (www.voeazul.com.br).

G – Cervejeiras Comerciais

A Metalfrio, líder mundial na fabricação de cervejeiras, acaba de renovar sua linha de cervejeiras comerciais para o varejo, com o lançamento de modelos inovadores que oferecem melhor desempenho e menor consumo de energia. O maior diferencial dos novos modelos é a tecnologia Next Control, que identifica os horários em que o ponto de venda está fechado, colocando neste período o sistema de refrigeração em modo stand-by e apagando as luzes internas do refrigerador. A economia de energia pode chegar a 30%. Os equipamentos também saem com o gás refrigerante R290, amigável ao meio ambiente, e que reduz em até 99% as emissões diretas de gases de efeito estufa. Com modelos com capacidade de 300L a 500L, as cervejeiras acomodam de quatro a oito caixas de cerveja e são ideais para estabelecimentos comerciais que desejam servir a cerveja “estupidamente gelada” para seus clientes. Outras informações em (www.metalfrio.com.br).

H – Saúde do País

No próximo dia 17, entre 16h30 e 18h00, na Feira Hospitalar, que acontece no Expo Center Norte, a ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde apresenta o economista e ex-Ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, no painel ‘A conjuntura nacional e a saúde no país: a regulação econômica é uma solução para reduzir custos e coibir fraudes?’. Também, no mesmo local, a associação lançará a segunda edição do Prêmio ABIMED de Inovação Transformacional, que reconhecerá empresas que tenham desenvolvido produtos, processos ou serviços que configurem uma inovação transformadora para a ampliação do acesso da população à saúde e a melhoria do padrão de cuidados médicos. As inscrições e entrega dos projetos vão de 30 de junho a 30 de setembro.

I – Conservação da Fauna

Está aberto, até o próximo dia 27, o período de inscrições no processo seletivo especial para o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna, oferecido pela UFSCar em parceria com a Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Trata-se de uma seleção destinada exclusivamente para profissionais que exerçam atividades comprovadamente relacionadas a Conservação Biológica. Os interessados devem entregar o formulário de inscrição e os documentos exigidos no edital na Secretaria no Campus São Carlos da UFSCar. São oferecidas 8 vagas para ingresso no 2º semestre. O processo seletivo será composto por três etapas, sendo análise do currículo, prova escrita de língua inglesa e avaliação e arguição do projeto de pesquisa, todas de cunho classificatório. Mais informações em (www.ppgcfau.ufscar.br).

J – O Novo CPC

Com o objetivo de esclarecer a aplicabilidade das mudanças provindas do novo Código de Processo Civil no que diz respeito ao agravo de instrumento, a Associação dos Advogados de São Paulo promove, nesta sexta-feira (13), a palestra “Agravo de Instrumento no novo CPC”, aula será ministrada às 10h00, na sede da Entidade (Rua Álvares Penteado, 151 – Centro), pelos especialistas em Processo Civil: Antonio de Pádua Notariano Junior e Gilberto Gomes Bruschi. Serão abordadas as principais mudanças nas regras de agravo que geram dúvidas no dia a dia de trabalho dos profissionais do Direito, dentre elas o rol das peças consideradas obrigatórias, as possibilidades de correção e as situações que podem gerar graves prejuízos para algumas das partes envolvidas. Informações e inscrições pelo tel. 3291-9200 e no site (www.aasp.org.br)

K – Empreendedor Social

No próximo domingo (15), encerram-se as inscrições para o principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina e um dos mais concorridos do mundo. Os empreendedores têm até a data para participar da 12ª edição do Prêmio Empreendedor Social. Criado em 2005 pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, a premiação é destinada a gestores de projetos inovadores – com mais de três anos de atuação – em áreas como saúde, educação e meio ambiente. Os empreendedores de negócios e líderes sociais que estão em fase inicial da iniciativa (de um a três anos), por sua vez, podem se inscrever para a 8ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro. Para mais informações (folha.com.br/empreendedorsocial).

L – Propriedade Industrial

Enquanto um pedido de patente leva em média quatro anos para ser analisado em países desenvolvidos, como Estados Unidos e parte da Europa, o Brasil chega a levar 14 anos para executar a mesma tarefa – o triplo do tempo. Essa morosidade é extremamente prejudicial para a criação de um ambiente favorável à inovação. Para a inovação ser verdadeiramente promovida no Brasil, em todos os segmentos de atividade econômica, é preciso resgatar a representatividade nacional do INPI. Esse objetivo será debatido no evento “O papel do INPI nos 20 anos da Lei de Propriedade Industrial”, a ser realizado na próxima segunda-feira (16), no Hotel Tivoli São Paulo, das 8h00 às 13h30. Inscrições gratuitas: ([email protected]).

M – Quebrando Paradigmas

Mulheres de todo Brasil terão a oportunidade de participar, a partir do próximo dia 16, de um curso de negociação criado exclusivamente para elas. A iniciativa é da ImpulsoBeta, empresa de treinamento e formação de lideranças femininas. As aulas do NegociaBeta serão on-line e vão ensinar princípios e técnicas de como negociar melhor no ambiente de trabalho. Além de contribuir para que mulheres atinjam seus objetivos profissionais, o curso pretende encorajá-las a buscar seu espaço na vida em sociedade, incluindo as relações familiares. O conteúdo deve ajudar as mulheres a entender a importância da negociação para suas carreiras, além de identificar desafios específicos que elas enfrentam ao negociar. Para mais informações, basta acessar: (http://academia.impulsobeta.com.br/negociabeta/).

N – Programa de Trainee

O Carrefour está à procura de novos talentos. A companhia abriu inscrições para mais uma edição do seu Programa de Trainee, que terá início em agosto. O processo seletivo é voltado para formação de novos gerentes de supermercado e abrange unidades da rede na Grande São Paulo e em Campinas e visa o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio de uma formação estruturada com módulos técnico e comportamental. Após o período de inscrição, a seleção será realizada entre os meses de junho e julho. As etapas incluem testes online e presenciais, dinâmicas de grupo e entrevistas. É desejável que o candidato tenha formação superior completa, experiência anterior no varejo, gestão de pessoas, atendimento a clientes e gestão processos. Inscrições até 20 de maio, pelo portal do Grupo DMRH (http://www.grupodmrh.vagas.com.br/default.asp&;wiw=undefined).