Negócios em Pauta 10/06/2020

em Negócios em Pauta
terça-feira, 09 de junho de 2020

A – Auxílio Emergencial nos Correios

O Ministério da Cidadania e os Correios firmaram uma parceria para atender à população mais vulnerável, sem acesso a meios digitais, que ainda não conseguiu solicitar o Auxílio Emergencial. As mais de seis mil agências da empresa, presente em todos os municípios do país, já estão habilitadas a fazer o cadastramento de quem precisa do benefício. A expectativa é realizar até 27 milhões de atendimentos. A população sem acesso aos meios digitais terá o cadastro feito gratuitamente por funcionários dos Correios.

B – Cursos Virtuais

Estudantes que não se inscreveram para Novotec Virtual, têm uma nova oportunidade para participar da modalidade do curso 100% online. Além dos cursos de Lógica de Programação, Banco de Dados, Gestão Administrativa e Planejamento Empresarial, que já faziam parte da modalidade, quatro novas opções estão disponíveis, Desenvolvimento Web, Finança na Empresa, Desenvolvedor Mobile e Espanhol Básico. Para participar, é preciso ser aluno de qualquer uma das séries do ensino médio e se inscrever pelo site (http://www.novotec.sp.gov.br). Estudantes da modalidade EJA das escolas estaduais também poderão se inscrever.

C – Máscaras de Proteção

Um grupo de entidades privadas acaba de lançar o “Tudo de Máscara”, um hub com soluções de acesso ao principal item de proteção nesta pandemia: a máscara. A iniciativa facilita a conexão entre quem deseja comprar e quem quer vender máscaras de uma maneira organizada e prática, além de reunir informações sobre o uso correto do item, como quais os tipos indicados, como utilizar adequadamente, os cuidados, etc. Os consumidores interessados terão à disposição os contatos dos fornecedores e outras informações, como o tipo e a quantidade da máscara disponível, e poderão fazer o contato diretamente com as empresas de interesse para concluir a aquisição dos produtos. Mais informações: (www.tudodemascara.org.br).

D – Rede de Lavanderias

Com a chegada da pandemia, a 5àsec intensificou projetos com foco no digital, com vendas pelo e-commerce, aplicativo e WhatsApp, e iniciou um planejamento para a retomada dos negócios com foco na expansão daqui alguns meses. Como lavanderia é considerado um serviço essencial, as expectativas são boas com a chegada de um “novo normal”. E para quem desejar investir neste segmento, a maior rede de lavanderias do Brasil desenvolveu um novo modelo de negócio, chamado Express. Com metragem e investimento menor, de R$ 190 mil, esta será uma das opções para quem deseja abrir seu próprio negócio em 2021, principalmente em cidades menores, com população a partir de 100 mil habitantes. Saiba mais: (www.5asec.com.br).

E – Venda e Suporte

A startup vhsys, que fornece sistema de gestão na nuvem para pequenos e médios empreendedores, está contratando cerca de 50 profissionais em setores de venda e suporte. De acordo com o CEO da vhsys, Reginaldo Stocco, o foco nessas áreas é estratégico. Em decorrência da quarentena, algumas mudança no protocolo de contratações acontaceram. As entrevistas estão sendo feitas online. Para consultar as vagas e cadastrar o currículo, os candidatos precisam acessar o site (https://vhsys.gupy.io/). No momento há 10 vagas disponíveis.

F – Torneios de Free Fire

Além de uma ampla programação de palestras e rodadas de negócios, o BIG Digital, edição online do BIG Festival, o mais importante hub do mercado de games independentes da América Latina, lança uma grande novidade em 2020: pela primeira vez o evento vai oferecer torneios de eSports, sendo um para Free Fire e o outro para Brawl Stars. Assim como todo o conteúdo do BIG, os torneios de eSports serão completamente gratuitos e abertos à participação de quem se interessar. As vagas, porém, são limitadas, então é bom se apressar inscrevendo-se no site oficial do evento (https://www.bigfestival.com.br/index.html).

G – Fornecedores de Alimentos

Governos de países árabes estão buscando novos fornecedores de alimentos num esforço de reforçar seus estoques na pandemia. Países como Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Marrocos e desejam encontrar fornecedores de carne bovina, frango, pescado, açúcar, arroz, derivados de leite, milho e frutas e outros produtos que antes vinham da Europa e que deixaram de ser fornecidos regularmente com o agravamento da pandemia no continente. O presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Rubens Hannun, explica que os árabes estão comprando por meio de seus próprios ministérios de abastecimento ou importadores, sem experiência anterior no mercado brasileiro. Outras informações: (www.ccab.org.br).

H – Gerenciamento Móvel

Depois de anunciar o Motorola Empresas, programa de venda direta para pequenas e médias empresas, lança mais uma novidade: 30 dias de gratuidade do seu serviço de gerenciamento empresarial móvel, o Mototalk, que permite chamadas push-to-talk individuais ou em grupos de até 100 usuários. Oferece um conjunto de funcionalidades para melhorar a produtividade empresarial, como gestão de times, folha de ponto eletrônico, rastreamento em tempo real e gerenciamento de tarefas. Também permite comunicação por meio de funcionalidade de mensageria e chamadas de voz, alertas. Pode ser solicitado pelo site (https://empresas.motorola.com.br/mototalk).

I – Contra a Fome

O Grupo Paquetá The Shoe Company lança mais uma etapa do seu movimento Moda Necessária. A cada compra realizada no e-commerce das marcas do Grupo (Lojas Paquetá, Paquetá Esportes, Gaston e Esposende, e as marcas Capodarte, Dumond e Ortopé), será feita a doação de 1kg de alimento para a instituição Mesa Brasil Sesc, rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício. Com a ação, o grupo espera atingir um total de 20 toneladas doadas. O movimento objetiva transformar a entrega da indústria da moda em itens de extrema necessidade. Acompanhe o movimento pelo site (www.modanecessaria.com).

J – Ovo em Pó

O ovo é considerado um dos alimentos mais completos e funcionais que integram o cardápio de uma alimentação saudável e nutritiva. O ovo também é um ingrediente fundamental na receita de diversos pratos, como massas, pães, bolos e doces. Mas, será possível fazer tudo isso sem quebrar os ovos? Pensando em facilitar ainda mais o trabalho daqueles que utilizam o ovo em sua base de produção, a Katayama Alimentos lança a linha de ovos desidratados, também conhecido como ovo em pó. O ovo pasteurizado ou processado vem conquistando cada vez mais espaço no meio gastronômico, facilitando o preparo de refeições, e também de produtos industrializados. Saiba mais: (www.katayamaalimentos.com.br).

K – Retomada da Produção

A Nissan anunciou o retorno das operações em suas plantas da América Latina localizadas em Resende, no Rio de Janeiro, e em Córdoba, na Argentina, assegurando a implementação dos protocolos de segurança para prevenir a propagação da COVID-19. O Complexo Industrial de Resende, onde a marca produz os modelos March, Versa e o premiado Nissan Kicks, retomará a produção para atender o mercado interno e os 8 países para os quais exporta. Já a fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, irá reiniciar a produção da picape Nissan Frontier. Como parte da estratégia traçada para o retorno das atividades, as instalações industriais voltam ao trabalho em 16 de junho (Córdoba) e 22 de junho (Resende).