Negócios em Pauta 09/03/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 08 de março de 2021

A – Mulher Mais Admirada

Quem é a mulher brasileira, conhecida publicamente, que você mais admira? O Instituto QualiBest fez essa pergunta a 2396 pessoas de todo o Brasil no mês de fevereiro. A resposta: Fernanda Montenegro. Há 3 anos, em homenagem ao mês da mulher, o Instituto faz essa pesquisa e desde então, a atriz de 91 anos permanece invicta. Ana Maria Braga subiu no ranking e galgou o segundo lugar – no ano passado, Regina Duarte, atriz e ex-secretária de cultura ocupava essa posição. Em terceiro lugar está a cantora Ivete Sangalo, seguida pela atriz Tais Araújo e pela cantora Anitta. A novidade entre as top 10 foi a citação da empresária Luiza Trajano. O ranking incluiu nomes diversos como a modelo Gisele Bunchen e mulheres ligadas à política, aos esportes, artes, religião (www.institutoqualibest.com).

B – Mulheres na Liderança

As mulheres estão conseguindo ocupar mais espaço em cargos de liderança. É o que mostra a Page Executive, unidade de negócio do PageGroup especializada em recrutamento e seleção de executivos para alta direção (o chamado “C-Level”). De acordo com a consultoria, a presença feminina nesses postos cresceu 20% em 2020, saltando de 30% em 2019 para 37% no ano passado. A maior participação das mulheres em assentos de posições estratégicas é reflexo de um crescente aumento da participação feminina em processos seletivos. Ainda de acordo com a Page Executive, a presença das mulheres em seus processos seletivos passou de 50% em 2019 para 70%, em 2020. Quanto às áreas, há maior presença de mulheres em RH, Marketing e Comercial. Com participação feminina menos intensa, aparecem Operações e Financeira (www.pageexecutive.com).

C – Idosos e Tablets

Letramento digital é o processo que ajuda as pessoas a desenvolverem habilidades para interagir por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação. A partir dessa ideia, uma iniciativa da USP em São Carlos busca voluntários para ensinar remotamente idosos a usarem smartphones e tablets. O curso Práticas com Tablets e Celulares é oferecido desde 2015 presencialmente no campus da USP, em São Carlos, mas agora acontece semanalmente por viodeoconferência na plataforma Google Meet. Podem participar estudantes de graduação e de pós de qualquer área de conhecimento, basta enviar um e-mail para a professora Kamila Rios Rodrigues ([email protected]). É preciso informar o interesse em ser voluntário na iniciativa, fornecer nome completo e número de celular (com WhatsApp).

D – Negócios para Jovens

Jovens empreendedores da capital podem receber aceleração e aporte financeiro para suas empresas. A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para o Vai Tec, programa que apoia negócios de jovens das periferias da cidade com mentorias, assessorias, oficinas, acesso a rede de contatos e aporte financeiro. Em sua sexta edição, o programa irá premiar 24 empreendimentos inovadores no valor de R? 35.700,00 cada. O programa é uma iniciativa da Ade Sampa, da Secretaria de Trabalho, que objetiva apoiar os negócios tecnológicos das regiões mais vulneráveis da cidade. A inscrição deve ser feita no link (https://www.adesampa.com.br/vaitec6) por dois proponentes, que serão responsáveis pela proposta e por todo o processo de seleção. O início da aceleração está programado para agosto de 2021.

E – Mentoria no Cicloturismo

A Bike-a-thon Cicloturismo é uma maratona de inovação social que oferecerá apoio técnico e financeiro para ideias, negócios e projetos de turismo de bicicleta que queiram estruturar seu plano de negócio e sua operação diante dos desafios da pandemia. O projeto é uma iniciativa do Aro com patrocínio do Instituto PHI. Valem ideias que pretendam melhorar as condições de vida, fortalecer economias locais, promover a mobilidade segura e a reativação dos espaços públicos nos territórios em que estão inseridas. As 6 ideias pré-selecionadas receberão mentorias em Cicloturismo e Impacto Socioambiental, Protocolos de Segurança Sanitária contra a COVID-19, Plano de Negócio e Gestão Financeira. as inscrições vão até o próximo dia 21 e podem ser feitas em (https://www.aromeiazero.org.br/bike-a-thon).

F – Estágio em Consultoria

A Kearney, uma das maiores consultorias globais de gestão de negócios, com mais de 95 anos de trajetória, acaba de abrir inscrições para seu Programa de Estágio 2021. O processo será realizado online e selecionará estudantes de todo o Brasil para vagas em consultoria. Para as vagas de Business Analyst, especificamente, os candidatos precisam se formar ainda em 2021 ou já serem recém-formados em suas instituições de ensino. O processo seletivo contará com três etapas principais: Prova de business case e questões inspiradas no GMAT, Cracking the Case (dinâmica em grupo virtual) e Entrevistas de estudo de caso e fit (compatibilidade com a cultura da empresa e autoconhecimento); e domínio em temas de Data Analytics. Interessados em participar devem fazer a inscrição em (https://www.br.kearney.com/apply).

G – Marketing de Influência

A Squid, empresa líder em marketing de influência e comunidades, anuncia uma novidade na comunidade colaborativa Clube da Influência. O espaço permite que influenciadores e entusiastas troquem experiências, publiquem artigos e participem de cursos sobre a área e o mercado de creators. A produção de conteúdo acontece de maneira colaborativa e conta com dicas sobre métricas, engajamento e novos formatos de publicação. Pode ser acessada gratuitamente e utilizada por qualquer pessoa que tem interesse em consumir artigos e conteúdos para fortalecer os conhecimentos sobre marketing digital. É uma oportunidade não apenas para quem quer se especializar no mercado, mas para quem já tem conhecimento sobre o que outros creators estão fazendo (www.clubedainfluencia.com.br).

H – Sedãs Compactos

A Nissan foi a marca que mais vendeu sedãs compactos na região da cidade de São Paulo, maior mercado de automóveis do país, em fevereiro. O Novo Nissan Versa e o Versa V-Drive, os dois modelos da marca japonesa que disputam esse segmento, somaram 8,4% de participação de mercado na capital paulista. Também lideraram as vendas em várias cidades, como Governador Valadares, Pouso Alegre e Cabo Frio. As versões mais vendidas são a Advance e a Exclusive que, juntas, respondem por 64% do mix total da linha. No Versa V-Drive, as versões Special Edition e Premium totalizam 66% do total. O sedã da marca japonesa foi totalmente pensado e desenhado tendo três pilares fundamentais: tecnologia, design e conforto.

I – Self Storage

O Secovi-SP e a Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass) promovem o Brasil Self Storage Expo, que chega à sua sétima edição com novidade. Em função da pandemia, o evento será realizado no formato on-line, no próximo dia 23 (terça-feira), das 14h às 18h. A atividade de self storage consiste na locação de boxes para autoguarda de diversos tipos de bens (móveis, documentos, mercadorias etc.), em espaços individualizados monitorados 24 horas por dia, por períodos bem mais flexíveis do que a locação tradicional. Existem boxes de self storage em 80 cidades. As maiores operações estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Os boxes compactos, de até 3 m², são os mais procurados: 37,8% dos locados. A área bruta locável em oferta no País é de 500 mil m² e o faturamento anual gira em torno de R$ 315 milhões/ano. Outras informações: (http://brasilexposelfstorage.com.br/)

J – Design de Produto de Moda

O Senai Cetiq (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil) lança processo seletivo para ingresso no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Produtos de Moda, à distância. O curso objetiva capacitar o aluno para o desenvolvimento de projetos de design com foco em produtos de vestuário, considerando os aspectos técnicos envolvidos no desenvolvimento de produtos. O curso tem duração de treze meses e as aulas têm previsão de início no dia 5 de abril. As possibilidades de absorção de profissionais com esta expertise são inúmeras, como por exemplo, nas áreas de criação, projeto, desenvolvimento de produto e gestão, dentro de uma visão empresarial. Inscrições e mais informações no link:
(https://cursos.cetiqt.senai.br/pos-graduacao.html).

K – Estudar em Harvard

Nos últimos 30 anos, a Fundação Estudar financiou a graduação e a pós-graduação de 81 brasileiros em uma das universidades mais prestigiadas e reconhecidas do mundo, a Harvard University. Localizada em Cambridge, nos Estados Unidos, a faculdade está constantemente no ranking das melhores universidades do mundo. Jovens que desejam concorrer às bolsas de estudo de até 95% e fazer parte da rede da organização sem fins lucrativos têm até o dia 5 de abril para se inscreverem. Mais bolsistas da organização já receberam apoio para cursar em outras faculdades de renome dos Estados Unidos, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Stanford e o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Inscrições: (https://bit.ly/2MvfeyR).