Negócios em Pauta 13/12/2019

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A – Mercado de Tecnologia

Para suprir o mercado de tecnologia no Brasil, a escola norte-americana de programação Kenzie Academy chega com uma proposta diferente e bastante atrativa: o aluno estuda, forma-se e só paga o curso após conseguir um emprego e ganhar seu primeiro salário. Com sede em Indianápolis/EUA, a Kenzie, instituição de ensino que será inaugurada em Curitiba, o aluno paga pela sua formação somente após conseguir um rendimento de no mínimo R$ 3.000,00. A primeira turma começa no dia 28 de janeiro, com apenas 15 vagas. Outras informações no site: (www.kenzie.com.br).

B – Direto para Lima

A GOL Linhas Aéreas atinge a marca de 15 destinos operados no exterior com a inauguração, ontem (12), da rota que liga a capital paulista a Lima, no Peru. Este voo diário e direto entre os países parte do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) rumo ao Aeroporto Internacional Jorge Chávez (LIM), reconhecido como um dos melhores da América Latina, e faz parte da expansão internacional da Companhia. O novo trajeto tem duração de aproximadamente 5h20. A ida (voo G3 7620) sai de São Paulo às 20h55 e chega em Lima à 0h10 (horário local). A volta (voo G3 7619) tem início à 1h10 e pousa às 8h30 em GRU.

C – Banco BV

O Banco Votorantim, quinto maior banco privado brasileiro, agora é banco BV. A abreviação assume o apelido que já era utilizado por muitos de seus clientes e parceiros. Com isso, o banco BV, que tem como acionistas o Banco do Brasil e a Votorantim S.A., unifica suas logomarcas em uma arquitetura única BV. Junto com o nome, o BV traz um novo posicionamento. Com a assinatura “leve para a sua vida”, o banco BV reforçará ainda mais sua ambição de trazer o cliente para o centro de seus negócios e se desafia a melhorar a relação das pessoas com o dinheiro, tanto no varejo quanto nos demais negócios – corporate, private e asset management.

D – Carbono Neutro

A Natura recebeu o ‘UN Global Climate Action Award’ em cerimônia realizada na terça-feira (10), durante a 25ª Conferência do Clima da ONU, em Madri. A iniciativa analisou todo o trabalho realizado pela companhia e a reconheceu como uma empresa protagonista mundial no combate às mudanças climáticas por seu ‘Programa Carbono Neutro’. Os vencedores já haviam sido anunciados durante a Climate Week, realizada em Nova York, em setembro. As 15 iniciativas vencedoras dentre 670 projetos inscritos representam mais de 20 países. O programa monitora as emissões desde a extração das matérias-primas até a produção, distribuição e descarte dos produtos.

E – Assistência Social

O trabalho dos Doutores da Alegria é gratuito para os públicos beneficiados, mas não é voluntário. A associação, que acabou de completar 28 anos, conta com doações de empresas e de pessoas para manter seus projetos nas áreas de saúde, cultura e assistência social, em curso nas cidades de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. A Lei de Incentivo à Cultura permite que pessoas físicas declarantes por meio de formulário completo destinem até 6% de seu imposto para organizações sociais com plano anual aprovado e autorizado a receber doações. Já as empresas (pessoas jurídicas) que apuram pelo lucro real podem doar 4% do valor total recolhido. Informações: (www.doutoresdaalegria.org.br).

F – Licenciamento e Colaboração

A Biolab Farmacêutica, líder de mercado em Cardiologia e Hipertensão Arterial, assinou acordo com a Quantum Genomics, empresa biofarmacêutica global, para desenvolver e comercializar Firibastat, medicamento de uma nova classe para tratamento da hipertensão resistente e insuficiência cardíaca. A Biolab assume os direitos de comercialização exclusivos de Firibastat na América Latina e financiará parte dos estudos da Fase III do produto, como parte do projeto liderado pela Quantum Genomics. A Biolab está investindo US$ 22 milhões e reverterá royalties sobre as vendas para a Quantum.

G – Práticas em Ouvidoria

Ouvidorias de todo o país terão até o dia 12 de janeiro para inscrever projetos no 3º Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias. O concurso tem como objetivo estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país. Os destaques são a inovação e a efetividade no aprimoramento da participação social, na melhoria da gestão e dos serviços públicos. As três melhores práticas de cada categoria serão premiadas no próximo Seminário Regional de Ouvidoria, marcado para maio, em Manaus. As inscrições podem ser feitas em (http://ouvidorias.gov.br/ouvidorias/concurso-de-boas-praticas/iii-concurso-de-boas-praticas/iii-concurso-de-boas-praticas).

H – Imersão em Nova York

O StartOut Brasil está com as inscrições abertas para a primeira missão de 2020. Entre os dias 19 e 24 de abril, até 20 startups serão levadas para uma imersão no ecossistema de Nova York. Apoiadas pelo governo brasileiro, receberão treinamento de pitch internacional, acesso a workshops com prestadores de serviços e terão a oportunidade de se reunir e se conectar com potenciais parceiros de negócios, possíveis clientes e até investidores de um dos maiores hubs de inovação do mundo. É destinado a startups brasileiras que já tenham tração no mercado doméstico e condições concretas de se internacionalizar. Inscrições: (https://www.startoutbrasil.com.br/ciclo/novayork/).

I – Roupas de Aventura

A marca norte-americana Columbia Sportswear acaba de inaugurar sua primeira loja em São Paul, no Morumbi Shopping. Chega com objetivo de consolidar sua operação no Brasil e de aproveitar o crescente mercado de artigos para atividades esportivas e ao ar livre. O novo espaço abre com coleção de verão 2020 da marca. Além dos produtos impermeáveis, a linha traz roupas e bonés com proteção solar e camisetas com a tecnologia de resfriamento desenvolvida pela própria marca, chamada Omni-Freeze ZERO™. As jaquetas, acessórios e calças são produzidas com tecnologias como o isolamento térmico Omni-HEAT 3D™. Saiba mais em: (www.columbiasportswear.com.br).

J – Pós em Engenharia Mecânica

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFSCar está com inscrições abertas no processo seletivo para ingresso em 2020 no curso de mestrado. Tem por finalidade habilitar profissionais, no nível de mestrado acadêmico, para desenvolverem atividades associadas à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à docência superior nesse campo. O programa tem área de concentração em Materiais e Processos de Fabricação, com duas linhas de pesquisa: Conformação Mecânica e Engenharia de Superfícies. Inscrições ([email protected]). Mais informações em: (www.mecanica.ufscar.br/pos-graduacao/edital-de-selecao).