Negócios em Pauta 30/11/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 29 de novembro de 2021

A – Relíquias da história da TAM

A TAM Aviação Executiva traz duas relíquias para o seu hangar em Congonhas. Trata-se do Cessna 195, fabricado em 1950, clássico da aviação geral no pós-Segunda Guerra Mundial, que trouxe para os modelos em pistão conforto e luxo de uma aeronave executiva. Foi adquirido por João Amaro em um leilão em Cuiabá, após 11 anos abandonado no aeroporto da cidade. O avião foi restaurado pelo comandante Rolim e, anos depois, inspirou a criação do museu Asas de um Sonho. Já o Cessna 180-F, ano 1963, foi muito utilizado em fazendas e em garimpos, onde as pistas não eram pavimentadas. Esse modelo foi doado pelo comandante Peri Igel e é igual à aeronave utilizada pelo comandante Rolim e por João Amaro no início de suas carreiras. Esses modelos estarão disponíveis para visitação dos clientes no Hangar 1, da TAM AE.

B – Admirável Atitude


Papai Noel dos Correios 2021, uma das campanhas de solidariedade mais admiradas do Brasil está a todo vapor. Desde que a ação foi lançada no último dia 11, já foram recebidas 239 mil cartas, disponibilizadas no país para adoção, desta vez, no modelo híbrido: nas agências ou pela internet em: (https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php). São cartinhas escritas por alunos matriculados em escolas públicas, até o 5º ano, e por crianças em situação de vulnerabilidade social, com até 10 anos de idade. Os pedidos dos pequeninos são dos mais variados: bolas, bonecas, calçados e até materiais escolares. A estatal coloca toda a sua expertise em logística e a força de seus empregados para atender às expectativas desses meninos e meninas.

C -Mountain Bike


Apaixonados pelo pedal têm encontro marcado entre os próximos dias 10 e 12, em Ouro Fino, no Sul de Minas Gerais. Em cenário paradisíaco de montanhas e vales, acontece a “Ultramaratona Ouro Biker – Pelas Montanhas do Brasil”. A 3ª edição da Ouro Biker reúne 1200 atletas profissionais e amadores, mais de 20 mil pessoas e já é considerada a maior ultramaratona de mountain bike do país. Turistas e visitantes devem passar pelos 3 dias do festival para conferir as provas e as atrações culturais ao ar livre, em palcos e tendas. Uma oportunidade de retorno aos eventos e reencontros com amigos após a vacinação e o controle da pandemia. Inscrições e mais informações: (www.ourobiker.com.br).

D – Cursos de Especialização


A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) está com inscrições abertas para as turmas de Pós-Graduação do primeiro semestre de 2022. Os interessados em um dos cursos de especialização nas áreas de Negócios, Economia e Contabilidade poderão escolher entre as modalidades presencial, semipresencial, EAD e Live Learning, com aulas ao vivo à distância. As inscrições devem ser feitas pelo site (https://www.fecap.br/pos-graduacao/), com o preenchimento de um formulário e o envio dos documentos necessários para a matrícula. Com isso, profissionais de diversas áreas ampliam os conhecimentos adquiridos em sua formação acadêmica e enriquecem seu currículo, aumentando as chances de conquistar boas posições no mercado de trabalho.

E – Jovens Empreendedores


Nos próximos dias 3 e 4, no Costão do Santinho, em Florianópolis, acontece o 27° Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários. O evento faz parte das comemorações da Semana Global do Empreendedorismo, que acontece simultaneamente em mais de 170 países e visa fomentar troca de experiências ligadas ao tema. É uma oportunidade de ressaltar a importância da atuação dos jovens empresários no desenvolvimento econômico do país. Discutindo novas perspectivas para os negócios e abordando o que de mais atual acontece no empreendedorismo. Inscrições e mais informações: (https://bit.ly/27CongressoSC).

F – Recuperação de Crédito


Buscando ser uma ferramenta completa para a gestão financeira, a fintech B2C Para Todos quer participar das diversas fases da vida de cada cliente, cujo objetivo é mostrar que o indivíduo negativado pode, por exemplo, se tornar um investidor. Por isso, após a abertura da conta digital gratuita, a B2C realiza um diagnóstico da saúde financeira do cliente e inicia o processo de educação financeira, no qual cada um, pessoa física ou jurídica (MEI), terá uma experiência personalizada. O objetivo é acompanhar cada fase da vida financeira do usuário e, principalmente, impedir que este retorne a situação de inadimplência. Saiba mais em: (www.sevenpr.com.br).

G – Bolsa Fácil


Que tal comprar e vender ações com a mesma facilidade, segurança e clareza que se pede uma refeição ou um carro por aplicativo? Essa foi a missão que a Genial Investimentos se impôs para desenvolver um novo formato de home broker para o celular, o Bolsa Fácil, que chega para proporcionar uma experiência do usuário mais simples e intuitiva para atender a demanda de novos entrantes na bolsa. O lançamento dá sequência a um movimento que se propõe a aproximar mais a linguagem do mercado financeiro do cotidiano das pessoas, inaugurado com a plataforma Genial Analisa , que traz análise em português, gratuita, multimídia e simplificada de mais de 60 empresas listadas para dar suporte a tomada de decisão de um universo de mais de 3,3 milhões de investidores na B3. Saiba mais em: (https://lp.genialinvestimentos.com.br/bolsafacil).

H – Estudos Tributários


Entre os dias 7 e 10 de dezembro, acontece o XVIII Congresso Nacional de Estudos Tributários, em formato online, com a participação de grandes nomes da área. O evento é uma realização da IBET com patrocínio do escritório Sacha Calmon Advogados. O congresso abordará temas como “O STF e a Legalidade”; “Coisa julgada tributária com eficácia prospectiva e as questões constitucionais discutidas nos temas 881 e 885 do STF”; “Instrumentos para alcance da segurança jurídica: da criação à aplicação das normas jurídicas”; e “Gastos tributários indiretos e o princípio da transparência orçamentária”. Dentre as participações especiais, estão a Professora Dra. Misabel Derzi, Professor Dr. Sacha Calmon, Dr. Valter Lobato e Dr. André Mendes. Para se inscrever, basta acessar o link: (https://bit.ly/3raaVLR).

I – Assinatura para Absorventes


A Libresse, marca que propõe criar vínculo com a consumidora brasileira no segmento de proteção feminina, lança o V-Clube, um clube de assinatura que permite acesso a promoções exclusivas de absorventes e toda linha de produtos da empresa. A ideia é promover mais comodidade para as consumidoras, tornando mais prática a compra de produtos fundamentais para o dia a dia das pessoas que menstruam. Para fazer parte do clube, acesse: (https://www.libresse.com.br/clube-de-assinatura) e realizar o cadastro. A assinatura garante até 15% de desconto em produtos e receber brindes e surpresas especiais na primeira compra. Os produtos são escolhidos e enviados na frequência escolhida e para endereço e data definidos pela pessoa que adere ao clube.

J – ESG nas empresas


Amanhã (1º), às 19h30, a Fundação Getulio Vargas promove o debate “ESG – governança: presente e futuro: o que é possível, desejável e urgente?”. Tendência mundial, o termo ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança corporativa) passou a receber maior atenção durante a pandemia, em meio a discussões sobre mudanças climáticas e seus impactos futuros. No ambiente corporativo, a prática tem ganhado força, tornando-se prioridade na avaliação de negócios de alta performance. No Brasil, a abordagem ESG chama a atenção do Governo e das empresas que buscam estar alinhadas a esses três pilares. Saiba mais em: (https://evento.fgv.br/conecta2021_01/).

K – Incentivo Fiscal


O Paraná Banco finaliza, na próxima sexta-feira (3), as inscrições para a captação de projetos de leis de incentivo fiscal, que devem ser feitas no site da instituição. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 17 de dezembro. O banco apoia projetos nos seguintes setores: Cultura, Social, Esporte, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia; e Diversidade. Para inscrever o projeto social, basta consultar o edital disponível em: (https://www.paranabanco.com.br/edital) e enviá-lo com os documentos solicitados. A escolha e a divulgação dos projetos aprovados serão realizadas por uma comissão interna do Paraná Banco. O processo seletivo será composto por 3 fases de avaliação